quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A memoria humana

                                                           


A memória
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Tudo sobre memória: causas, doenças, esquecimentos normais e como melhorar seu desempenho.
·         Como melhorar a memória
·         Quando procurar um médico
As pessoas dizem que a perda de memória é a segunda coisa que acontece quando você envelhece. Então qual é a primeira? Hum, esqueci! Na verdade quando você terminar a leitura desta matéria, somente se recordará de uma fração dela. Mas não se preocupe você não está sozinho.
Especialistas afirmam que uma leve perda de memória é perfeitamente normal, especialmente com o envelhecimento. É isto mesmo! Se você esquece algumas coisas às vezes, você não necessariamente está desenvolvendo doença de Alzheimer.
Muitas pessoas esquecem onde deixaram as chaves, perdem algum compromisso ou não se lembram do nome de uma pessoa que acabou de conhecer. Estes esquecimentos são na maioria das vezes benignos.
Memória é a habilidade de recordar fatos ou eventos de nossas vidas, e acontece em 03 estágios:
·         Estágio 1: Codificação. Acontece quando a informação é recebida.
·         Estágio 2: Consolidação. Quando a informação é recebida, em seguida é processada e armazenada em certas áreas do cérebro.
·         Estágio 3: Recuperação. Quando a informação armazenada é acessada e recuperada.
Esquecimentos normais
A perda de memória é um processo natural do envelhecimento. Mas problemas de memória podem ocorrer mesmo antes dos 50 anos. Muitas pessoas na casa dos 20 e 30 anos têm esquecimentos de nomes, objetos e compromissos.
O maior inimigo da memória é o tempo. De fato, assim que uma informação é recebida, a memória começa a deteriorar-se. Algumas coisas começam a desaparecer de imediato, outras desaparecem com menor rapidez, sendo que existem diversas velocidades de esquecimento, dependendo da natureza da informação, da importância para você, do seu nível de estresse e de vários outros fatores combinados.
É comum que algumas memórias sejam mais vívidas e detalhadas do que outras, mas estudos mostram que uma pessoa não se lembra dos eventos exatamente como aconteceram. Isto é devido a um fenômeno conhecido como distorção de memória: com o passar do tempo a habilidade de recuperar detalhes sobre um evento tende a diminuir. No entanto dependendo da importância pessoal do evento, pode existir uma interferência imaginária na memória, ou seja, o cérebro pode criar ou complementar algumas partes, mantendo o registro vivo, porém distorcido e cada vez mais pessoal dentro de nós.
Esquecimentos considerados normais:
·         Esquecer partes de um evento ou experiência;
·         Esquecer onde estacionou o carro;
·         Esquecer eventos de um passado distante;
·         Esquecer o nome de uma pessoal, mas lembrar depois.
·         Esquecer compromissos ou objetos, mas lembrar  depois.

Como melhorar a memória
Se você tem problemas de concentração ou dificuldades de fixação, realmente sua memória não será das melhores. Alguns problemas, tais como a depressão e o déficit de atenção precisam ser tratados corretamente para que a memória melhore.
O estresse também afeta a maneira como o cérebro processa a informação, então não é surpreendente que pessoas estressadas tenham problemas de memória. Portanto gerenciar o estresse contribui para uma memória mais eficiente.
A falta de uso é um dos maiores fatores de memória ruim. Todos os especialistas concordam que a melhora maneira de manter o cérebro em forma é usando.
Permanecer intelectual e socialmente ativo é provavelmente a coisa mais importante que você pode fazer para aumentar suas habilidades cognitivas e de memória. Desafiar-se a aprender novas coisas, ler novos livros, descobrir novos hobbies e esportes é essencial para manter o cérebro forte e saudável.
Alguns truques para melhorar a memória, incluem:
·         Foque sua atenção. Se você está interessado em um assunto ou evento, concentre-se nele, evite fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo ou ficar pensando em outras coisas a serem resolvidas. Dedique aquele momento somente ao seu foco.
·         Reduza o estresse. Aprenda técnicas de relaxamento, organize melhor seu tempo e assim passe a gerenciar melhor o seu estresse.
·         Durma bem. Cuide do seu sono, dormindo as horas necessárias para repousar corpo e mente. Evite atividades exaustivas e estimulantes; café e ambientes barulhentos ou muito iluminados quando estiver próximo do horário de dormir.
·         Organize-se. Use calendários, agendas, anotações e celulares para organizar atividades, compromissos e ideias. Esta é uma maneira de esvaziar a mente de detalhes que não são importantes, liberando espaço para criatividade e aprendizado.
·         Experimente técnicas de memorização. Para lembrar o nome de alguém, repita-o várias vezes após ter sido apresentado a pessoa. Estes e muitos outros truques podem ajudar.
Quando procurar um médico
Se você acha que seus lapsos e esquecimentos não estão normais ou estão afetando o funcionamento normal de sua vida é importante fazer uma avaliação médica.
Algumas causas têm tratamento efetivo, tornando a perda de memória reversível, aqui estão algumas das causas mais comuns:
·         Ansiedade ou estresse;
·         Transtorno de déficit de atenção (TDAH);
·         Depressão;
·         Doenças endócrinas, como o hipotireoidismo e o diabetes;
·         Alcoolismo;
·         Deficiência de vitamina B12;
·         Infecções;
·         Medicamentos;
·         Drogas;
No entanto algumas doenças provocam perdas progressivas de memória e não são reversíveis com o tratamento atual. Dentre estas, a mais comum é doença de Alzheimer, uma condição progressiva que atinge as áreas do cérebro responsáveis pela memória, julgamento, inteligência, linguagem e comportamento.
Alguns tipos esquecimentos têm maior chance de serem devido à doença de Alzheimer e por isto merecem avaliação médica:
·         Esquecer uma experiência ou evento por inteiro;
·         Esquecer como dirigir um carro ou como ler as horas em um relógio de ponteiros;
·         Esquecer eventos recentes;
·         Não se recordar de pessoas da família;
·         Apresentar confusão mental ou diminuição do estado de alerta;
·         Os sintomas tornam-se mais frequentes e mais severos.
Geralmente um problema de memória é grave, quando amigos e familiares notam o problema, mas não a pessoa afetada.


AMNÉSIA
O que é?
Amnésia é a perda de memória, parcial ou completa.
É, geralmente, temporária e pode ser devida a:
Sintomas de diversas doenças neurodegenerativas (aquelas em que o sistema nervoso se deteriora progressiva e irreversivelmente),
Resultado de danos a partes do cérebro vitais para o armazenamento da memória.
Existem causas orgânicas e psicológicas para a amnésia.
Algumas causas orgânicas incluem:
Infecções que atingem o tecido cerebral, como encefalites por herpes simples.

Traumas físicos, tais como ferimentos ou pancadas na cabeça.
Derrame cerebral, insuficiência vascular.
Alcoolismo e drogadição.
Esse tipo de perda de memória acontece de repente e apresenta uma desorientação maior para tempo, menor para local e pessoas. A pessoa pode ser capaz de se recordar de eventos do passado distante, mas não do que aconteceu ontem ou hoje.

Blackout Alcoólico
Algo semelhante à síndrome amnésica pode ser observado em casos de blackout alcoólico, no qual a pessoa manifesta amnésia sem perda da consciência. O indivíduo intoxicado pode manter uma conversação ou executar outros atos normalmente, mas, após ficar sóbrio, não terá memória do episódio. Blackouts são observados em alcoolistas crônicos, embora possam ocorrer em não alcoolistas que tenham se intoxicado intensamente. De qualquer modo, essa situação tem maior probabilidade de ocorrer quando a pessoa ingere grandes quantidades de álcool rapidamente, especialmente se estiver muito cansada ou com fome.
Embora exista a ideia de que a memória retorna quando a pessoa para de beber, pesquisas de laboratório indicam claramente que as lembranças perdidas em um episódio de blackout são irrecuperáveis e que, portanto, a amnésia representa um déficit em codificação.

Síndrome de Korsakoff
A síndrome de Korsakoff - encefalopatia induzida por álcool - é um estado grave de amnésia, onde pode aparecer confabulação e incapacidade de registrar novos traços de memória, levando o paciente a uma situação paradoxal, em que ele pode executar atos complexos aprendidos antes da doença, mas não consegue aprender outros mais simples e novas habilidades.
Quando a amnésia é causada por alcoolismo, torna-se uma doença progressiva e haverá problemas neurológicos, tais como movimentos descoordenados e perda de sensação nos dedos das mãos e dos pés. Quando esses problemas ocorrem, em geral, é muito tarde para começar a parar de beber.
Amnésia psicogênica

Amnésia anterógrada.
Esta forma de amnésia segue-se a um trauma cerebral e é caracterizada pela incapacidade de lembrar novas informações. Lembranças de experiências recentes desaparecem, mas a pessoa consegue recordar com clareza os eventos anteriores ao trauma.

Amnésia retrógrada.
Em certo sentido essa forma de amnésia é o oposto da amnésia anterógrada, pois a pessoa consegue recordar-se dos eventos que ocorreram após o trauma, mas não consegue lembrar-se de fatos e informações que lhe eram familiares antes do trauma ocorrer.
Amnésia global transitória.
Esse tipo de amnésia não apresenta causas consistentes que possam ser identificadas, mas existem pesquisas sugerindo que ela pode ser desencadeada por enxaquecas (migraines) ou por um ataque isquêmico transitório. Esse tipo de ataque (ataque menor) ocorre quando um bloqueio em uma artéria corta temporariamente o suprimento de sangue a partes do cérebro. A pessoa vivencia esquecimento e confusão súbita. Pode ser um ataque breve, que dure 30-60 minutos, ou mais longo, de até 24 horas. Em casos mais graves, a pessoa sente completa desorientação, podendo vivenciar uma amnésia retrógrada com abrangência de vários anos passados. Embora seja uma experiência assustadora para o paciente, a amnésia global transitória tem, geralmente, um excelente prognóstico para recuperação.

A amnésia de origem psicológica é denominada psicogênica e pode prejudicar tanto a memória remota quanto a recente, sendo quase sempre temporária.
Este tipo de perda de memória tende a ser máxima para crises emocionais e, algumas vezes, inclui mesmo uma perda confessa do auto-reconhecimento, podendo ser desencadeada por um acontecimento traumático com o qual a mente não pode lidar. Nesse caso, quase sempre a memória volta de modo vagaroso ou repentinamente, alguns dias depois, embora a totalidade do trauma não possa ser recordada. Raramente, a pessoa perde a memória total de partes da sua vida.
Classificação/Tipos de amnésia
Podemos classificar as amnésias, de um modo geral, em três tipos:
Quais são as causas mais frequentes para a ocorrência de amnésia?
As causas mais freqüentes são:
Tóxicas,
Entre as quais, ocupando cada vez mais espaço, estão o alcoolismo e o uso de drogas psicoativas.
Viróticas,
Sendo de chamar atenção às encefalites, as hepatites e as cirroses.
Traumáticas,
Fazendo parte da síndrome pós-comocional.
Epilépticas. Epilepsia paciente que experimentam as apreensões que começam em uma área do cérebro, muitas vezes têm problemas com a memória. As apreensões afetam a parte do cérebro de uma determinada função, como a memória. O lobo temporal do cérebro é onde a memória é armazenada. Se uma apreensão ocorre repetidamente em que Lobo, memória é reduzida ou afetada. Se a lesão de tecidos ocorre no lado esquerdo do cérebro, a pessoa pode sofrer perda de memória verbal. Se a lesão de tecidos ocorre no lado direito, a pessoa teria problemas com a sua memória visual.
Psicogênicas,
Aqui existindo o quadro de pantomima, no qual o examinado refere não se lembrar de certos acontecimentos para no fundo não se prejudicar.

Diagnóstico

Para realizar o diagnóstico e a sua causa, faz-se necessário investigar doenças ou traumas recentes, o histórico de medicações recentes e a saúde geral da pessoa. Muito provavelmente, será necessário o uso de exames laboratoriais, de função e de imagem, assim como testes psicológicos e exames psiquiátricos que determinem a extensão da amnésia e qual o sistema da memória afetado.

Tratamento

O tratamento depende da causa de base da amnésia, sendo individualizado. Independente da causa, tratamentos que incluam reabilitação cognitiva são úteis para a pessoa aprender estratégias que auxiliem a lidar com os distúrbios de memória.

Prognóstico

Alguns tipos de amnésia tais como a amnésia global transitória, podem ficar completamente solucionados, não havendo perda permanente de memória. Outra, como a Síndrome de Korsakoff, associada com prolongado usa de álcool ou amnésias causadas por graves traumas cerebrais, podem ser permanentes.
Dependendo do grau de amnésia e de suas causas, os portadores podem levar vidas relativamente normais, aprendendo, através de terapias, a se apoiarem em outros sistemas de memória que compensem o que foi perdido.

Prevenção
A prevenção da amnésia está diretamente relacionada a quanto os traumas cerebrais podem ser prevenidos ou minimizados.
Usar capacete ao andar de bicicleta e moto ou ao praticar esportes potencialmente perigosos, usar cinto de segurança ao dirigir automóveis e evitar uso de álcool e drogas caracterizam-se em medidas preventivas de fácil compreensão e fácil acesso.
Infecções cerebrais devem ser tratadas rápida e agressivamente para minimizar danos.
Pessoas vitimadas por derrames, aneurismas cerebrais e ataques isquêmicos transitórios devem ser levadas a imediato atendimento médico.


Nenhum comentário: