segunda-feira, 23 de setembro de 2013

OHHH EU NÃO SABIA DISSO...



Cabeça quente não funciona direito, estar com raiva nos leva a fazer julgamentos tendenciosos... É o que a gente está acostumado a pensar. Mas isso está, ao menos em parte, errado. 
Especialistas da Universidade da Califórnia (EUA) constataram, em três estudos, que a raiva (no caso, induzida) não dificulta, e sim melhora o pensamento analítico. 

Nos testes, os participantes raivosos se saíram melhor do que os colegas de humor neutro, por exemplo, na hora de discriminar argumentos fortes de fracos.
Segundo os pesquisadores, os nervosinhos mostraram raciocínios mais "acessíveis, válidos e relevantes". Então, sangue no zóio!

Equipes mal humoradas trabalham melhor

Olha aqui como eu gostei da sua ideia.

No trabalho, um rabugento sozinho é só um rabugento sozinho - daqueles que a gente escolhe evitar. Mas vários rabugentos juntos formam uma equipe especialmente criativa e dedicada.
No teste, voluntários tiveram que pensar em slogans para uma empresa fictícia após passarem por induções de bom ou mau humor (eles não dizem o que fizeram para mudar o humor do povo, mas é até divertido imaginar: "ei, você é feio!", "nossa, como você está bonita hoje...").

E no que deu? Os grupos mal humorados entregaram slogans mais criativos (segundo avaliação dos pesquisadores) do que os ranzinzas que trabalharam sozinhos. (Não houve o mesmo efeito em indivíduos e grupos bem humorados.) A explicação é que, quando os humores estavam em baixa, "o efeito do nível de análise na criatividade foi mediado pela persistência na tarefa de gerar o slogan".
Ou seja: por algum motivo, o mau humor compartilhado pode nos fazer trabalhar com mais afinco, o que leva a resultados melhores.
Ou seja (2): aquele mala na sua equipe, no fim das contas, te deixa mais produtivo (mas só se você for um mala também, claro).

Chuva faz a gente trabalhar mais:

Profissional exemplar?
descobrir se um dia chuvoso afeta o número de horas diárias em que um profissional comum trabalha. 

E afeta sim - quase nada entre as mulheres, mas bastante entre os homens (e de um jeito não tão óbvio). 

O estudo mostra que o homem passa, em média, 30 minutos a mais no trabalho em dias de chuva. O expediente estica ainda mais quando se fala em cidades de clima tradicionalmente seco: aí são quase 50 minutos extras de labuta quando chove. 

(No caso das mulheres, os resultados foram bem menos significativos, provavelmente porque a maioria dos dados analisados era de "cobaias" masculinas: até onde se sabe, o tempo ruim faz elas trabalharem só três minutos a mais.) 

E a explicação para esse "profissionalismo" todo é que a chuva diminui o nosso pique de sair por aí e investir em atividades externas, o que remaneja parte do tempo, que seria reservada ao lazer, para o trabalho. 

Opa, o que você perguntou aí? Por que essa gente não aproveita a chuva e fica na cama até mais tarde, em vez de trabalhar mais? Pois é, também não entendi essa parte.

Nenhum comentário: