Água e Energia Cerebral
O cérebro é composto de aproximadamente 85% de água e depende de acesso abundante à água.
A água fornece energia elétrica para todas as funções cerebrais, inclusive para os processos de memória e pensamento.
De acordo com o Dr. Corinne Allen, as células do cérebro precisam de duas vezes mais energia do que outras células do corpo. A água fornece essa energia mais eficientemente que qualquer outra substância. Ela também é necessária para a produção de hormônios e neurotransmissores no cérebro. Quando o cérebro está funcionando com um suprimento pleno de água, você será capaz de pensar mais rápido, estar mais focado, e experienciar maior clareza e criatividade.
O motivo de precisarmos beber água durante o dia é que o cérebro não tem maneira de manter uma reserva de água. Alguns dos sintomas da desidratação mental são: mais lentidão mental, fatiga, depressão, raiva, instabilidade emocional, dor de cabeça, insônia, stress e falta de acuidade mental. Estudos mostram que se você está apenas 1% desidratado, você provavelmente terá 5% de diminuição das funções cognitivas. Se seu cérebro fica 2% com menos água corporal, você pode sofrer de uma lentidão de memória recente e menos foco. A desidratação prolongada, por anos, estudos mostram, encolhem as células em tamanho e massa, e pode resultar em demência, ao passo que hidratação apropriada reduz o risco de Alzheimer, Parkinson, e doença de Lou Gehrig’s.
Para começar o dia energizado é recomendado tomar até 2 copos de água em jejum 20 minutos antes do café da manhã. A água da torneira contém metais pesados que se acumulam nas células, lesando-as e aumentando o risco para doenças. A água mineral ou filtrada é a mais recomendada. Beber sodas, café, leite ou suco não substitui a água. O homem precisa de 12 copos de água por dia e a mulher de 9 copos. A quantos copos de distância você está do bem estar? Hidrate-se!
Tomar a quantidade necessária de água é vital para nossa saúde e pode substituir o remédio para dor de cabeça, a qual pode ser um sinal de desidratação. Vejamos o papel da água: o remédio da natureza
Funções da Água no Corpo
A água regula a temperatura corporal, a pressão sanguínea, (o sangue consiste de 83% de água), desintoxica, protege e lubrifica as juntas, (os ossos consistem de 22% de água), transporta nutrientes e oxigênio para as células, umidifica o ar dos pulmões, ajuda no metabolismo e melhor absorção celular dos nutrientes, (os músculos consistem de 75% de água), facilita a comunicação neural, memória, concentração e atenção (o cérebro consiste de 90% de água).
Efeitos Danosos e Sintomas de Desidratação
Os efeitos da privação de água podem ser: sede, (precisamos tomar água antes da sede), fatiga, fome, (muitas pessoas confundem sede com fome), cansaço, migra na intestino irregular, cãibras, pressão sanguínea irregular, problemas de rins, pele seca, urina cor amarelo escuro ou laranja, esta deve ser clara e sem cheiro, impulsos nervosos mais lentos.
Os Benefícios Mais Importantes de se Tomar Água
- Perda de Peso: Tomar água ajuda o corpo a eliminar os sub-produtos da gordura, reduz a fome, suprime o apetite, e tem 0 calorias.
- Remédio Natural para Dor de Cabeça: Alivia a dor de cabeça e das costas resultantes da desidratação, que é a causa mais comum de dor de cabeça.
- Deixa a Pele mais Jovem: Tomar água rejuvenesce, pois hidrata a pele, repõe os tecidos da pele, umidifica a pele e aumenta sua elasticidade.
- Melhor Produtividade no Trabalho: Nosso cérebro em sua maior parte é formado de água, portanto, tomar água nos permite estar mais alertas e concentrados.
- Melhora o Exercício: Tomar água regula a temperatura do corpo, permitindo que tenhamos mais energia ao fazer exercícios, e também melhora a atividade muscular.
- Ajuda o Intestino Funcionar Melhor: Tomar água 20 minutos antes das refeições e 2 horas após as refeições regula o intestino. Não deve ser tomada com as refeições, pois prolonga o tempo de digestão. Se a dieta contém fibras e grãos, a pessoa terá mais sede.
- Menos Cãibras: A hidratação lubrifica as juntas e músculos, e reduz os sintomas da artrose, artrite e reumatismo, além de diminuir as cãibras.
- Menos Chances de Adoecer, de ter Resfriados e Gripes: Tomar água melhora o sistema imunológico e previne contra gripes e resfriados.
- Alivia a Fatiga: A água elimina as toxinas e sub produtos do corpo, sem água suficiente o coração trabalha mais para bombear o sangue oxigenado para todas as células e órgãos vitais, e os órgãos ficam exaustos. A água traz alívio instantâneo da fatiga e irritabilidade.
- Bom Humor: Nosso corpo se sente mais disposto e nos sentimos mais felizes.
- Reduz o Risco de Câncer: Muitos estudos mostram que tomar água pode reduzir os riscos de câncer de colon, pois a água dilui a concentração de agentes causadores de câncer na urina, e reduz o tempo de contato desses agentes tóxicos com a bexiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário