quarta-feira, 1 de maio de 2013

Tipos de chocolates.


Chocolate amargo – é o chocolate com maior concentração de cacau (geralmente acima de 70%) e com pouco açúcar. É o chocolate que mais oferece as propriedades benéficas do cacau.
Chocolate meio amargo é um chocolate com uma menor concentração de cacau (geralmente por volta de 50%). Também tem pouco açúcar e seu sabor é um pouco menos acentuado.
Chocolate ao leite – para fazer o chocolate ao leite, parte da massa de cacau é substituída por leite em pó (geralmente o chocolate ao leite tem um teor de cacau entre 30 e 40%). O resultado é um chocolate com textura mais cremosa e sabor mais adocicado.
Chocolate branco - esse tipo de chocolate não contém massa de cacau, ele é feito com manteiga de cacau, açúcar e leite. É o mais doce e de textura bem cremosa.
Chocolate em pó – é feito com a amêndoa de cacau moída, sem a manteiga de cacau. É muito utilizado em receitas, inclusive de brigadeiro (Mas eu gosto do chocolate de verdade!)  e também pode apresentar diferentes concentrações de cacau.
Achocolatado - como o próprio nome já diz, achocolatado não é chocolate (então não vale usar no brigadeiro, heim?!). É uma mistura de chocolate em pó, leite e muito açúcar, geralmente utilizada para saborizar o leite.
Chocolate para cobertura - é um chocolate com alta concentração de manteiga de cacau, que pode ser meio amargo, ao leite ou branco. Como derrete com facilidade e tem mais brilho, é muito usado no acabamento de bolos e doces.
Chocolate diet – no chocolate diet estão presentes a massa e a manteiga de cacau, porém o açúcar é substituído por outras substâncias como sorbitol, sacarina e vanilina

Nenhum comentário: