quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como identificar uma mentira



Quem é que nunca inventou uma mentirinha?Ou ouviu um amigo contar aquela mentirinha básica, se vanglorizar de alguma coisa que ele supostamente inventa que tem?
Há muitas pessoas assim que começam com uma mentirinha e quando percebe, ele mesmo já caiu na mentira e ela se transforma em uma grande bola de neve.
O mais curioso é que isso vira uma doença e a pessoa nem percebe quanto mais ela possa mentir, mais parece estar feliz, a Mitomania, nome dado à pessoa que mente compulsivamente. O que leva uma pessoa mentir tanto?Por prazer?Doença?Ou divertimento?
Isso que vamos estudar juntos agora.
As pessoas começam a mentir do nada, der repente naquela mesa de bar sai um;
--- Ah comprei um carro; e ai vai aumentando o que tem no carro, seu valor, tipo de banco, seguro... E infinitas coisas que com o passar do tempo, vai se tornando tão duvidoso que você fica com a mente embaralhada. E se pergunta será verdade ou uma mentira?
Pessoas que mentem podem enganar verbalmente, mas se você notar a expressão facial de uma pessoa mentirosa e souber identificar o que ela significa logo em seguida já saberá se é ou não uma verdade.
Sem que elas percebam em seu rosto passa ,uma serie de expressão não verbal muito rápida, e então usamos o sexto sentido para também identificar tal fato,por exemplo; a pessoa da um sorriso forçado,que geralmente envolve somente os músculos da boca e não os outros dos rosto.Um sinal típico e falar sim com a boca,e negar com o rosto.A pessoa que mente fica visivelmente irritada e inquieta quando uma conversa é interrompida ou pausada.
Então para aquelas que pensam que piscar coçar os olhos, colocar a mão na boca, coçar o rosto ou nariz, é apenas sinais indicadores, mas não muito certos.
Talvez a pessoa que esteja piscando muito tenha algum cílio no olho, e a garota que está cobrindo a boca é apenas tímida; no entanto, se a pessoa não pisca com frequência durante os três primeiros relatos, mas pisca muito ou coça o pescoço enquanto fala sobre um 4º assunto, esse último merece uma análise melhor.
Ela contando uma mentira deixa escapar sinais que apontam sua desonestidade, já que precisam estar com a resposta na ponta da língua, ficam mais tempo caladas procurando as palavras certas a serem ditas.
O básico sobre a mentira
Algumas pessoas necessitam conviver com a mentira, seja pra se beneficiar ou se safar de alguns problemas veja as descrições abaixo:
Esconder algo e evitar problemas, admitir a culpa não é tão fácil como parece, então a pessoa inventa uma mentira para tirar o corpo fora,isto é pra se ver livre de um futuro problema,então a curto prazo isso funciona.
Preservar a reputação, por exemplo, um ex- alcoólatra não irá assumir que ficou um tempo em uma clinica para sua recuperação, tanto no sentido amoroso, quanto no setor de profissional, para que isso não o envergonhe e se sinta embaraçado.
Evitar magoar os sentimentos de alguém, desde cedo as crianças são educadas a aceitarem os presentes, mesmo que não sejam de seu agrado, um “obrigado”, mesmo sem mostrar qualquer interesse sobre o que foi lhe dito ou feito e não apontar os defeitos. São mentiras inofensivas que não existe maldade alguma.
Aumentar status ou reputação são mentiras contadas para seu próprio ego, com a finalidade em se dar bem na turma, ser conhecido como o sabe tudo e o que possui tudo, para aumentar a sua popularidade entre os demais, sejam amigos ou numa roda de desconhecidos
Manipular. São aquelas que manipulam as pessoas, que usam malicia para atrair o semelhante para seu lado, mentiras para ganhar o amor, a confiança, riqueza e assim danificar a imagem da outra pessoa e danificar a reputação da outra pessoa envolvida.
Controlar informações, a mentira indireta é aquela que as pessoas ocultam a verdade das outras, e sim inventa outra verdade para a situação, fingindo não sabe de tal acontecimento ou informação dada.
As pessoas estão sempre mentindo, seja uma mentira grande ou pequena, as pessoas sempre inventam algo para se livrar de algumas coisas, mas existem vários tipos de mentirosos por aí espalhados. Vamos classifica-los cada um para que melhor você possa entender:
Mentirosos patológicos
São geralmente sociopatas, não têm um senso claro de certo e errado e mostram ausência de remorso quando prejudicam outros. Sociopatas contam algumas das melhores mentiras, já que não se sentem mal por agir assim e não mostram sinais de culpa ou preocupação. Sociopatas mentem para ganho próprio, e suas mentiras desviam fortemente para a manipulação.
Mentirosos compulsivos
Mentem como primeira opção, mesmo quando não há razão ou vantagem para agir assim. Experiências na infância, como viver em um ambiente abusivo onde mentir pode ser necessário para a sobrevivência ou bem-estar emocional, são frequentemente responsáveis pela mentira compulsiva.
Pessoas com transtorno de personalidade limítrofe (borderline):
Sofrem mudanças de humor e têm comportamento fora de controle, como abuso de drogas, jogos de azar e sexo promíscuo. Esse tipo pode contar mentiras como um esforço para lidar com as consequências desses comportamentos.
Pessoas com transtorno de personalidade histriônica:
Desejam desesperadamente amor e atenção e contarão mentiras que, apesar de não serem precisas, podem refletir a verdade emocional da situação. “Estou tão doente que eu poderia morrer” e “se você me deixar, eu me mato” são dois exemplos de mentiras contadas por esse tipo.
Narcisistas
Mentem para ganhar glória e estima desmerecida aos olhos dos outros, Narcisismo descreve a característica de personalidade de paixão por si mesmo.
A palavra é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um jovem e belo rapaz que rejeitou aninfa Eco, que desesperadamente o desejava. Como punição, foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água. Incapaz de levar a termos sua paixão, Narciso suicidou-se por afogamento.
Separando os bonzinhos dos maldosos
· Estabeleça um padrão de comportamento. Mentirosos podem olhar diretamente nos seus olhos, e quem conta a verdade pode ficar inquieto e parecer evasivo, então não procure uma característica específica. Primeiro, estabeleça comportamento, humor e maneirismos da pessoa naquele ponto particular do tempo, antes que você comece o questionamento. A pessoa está relaxada ou nervosa? Brava? Distraída? Repare no quanto ela pisca ou mantém contato visual. A pessoa toca na própria mão ou rosto enquanto fala?
· Procure desvios no padrão de comportamento. A chave para detectar mentiras é procurar por desvios de um padrão de comportamento. Se a pessoa normalmente não mantém contato visual e pisca muito, mas encara você quando responde alguma pergunta em particular, esse é seu sinal de perigo. Procure por pausas pequenas antes de respostas – esse é o tempo que o cérebro deles precisa para fabricar dados. O mentiroso pode agir como se estivesse ofendido por estar sendo questionado, mas subitamente afável quando a mentira está sendo contada, ou vice versa.
· Ouça. Às vezes, pode não haver pistas visuais ou na linguagem corporal que acompanhem a mentira. Você tem que contar com a informação verbal que recebe. Os fatos somam algo à informação? A pessoa está contando muitas informações que não são relacionadas à pergunta? Se alguém conta muitos detalhes, pergunte mais coisas. Esses detalhes podem ser a ruína dessas pessoas. Após inteirar-se de todos os pequenos detalhes, reveja o questionamento em toda a linha do tempo ou curso da história. Agora, foque novamente em algum detalhe pequeno. A história ainda bate? A pessoa está criando novos detalhes para explicar porque os outros detalhes não estão batendo com a história?
· Pause. Para a maioria das pessoas, mentir – e a circunstância que requer contar uma mentira – é estressante. Se você está interrogando alguém, pause entre uma das respostas dele ou dela e sua próxima pergunta. Intervalos são um pouco desconfortáveis para a maioria das pessoas em uma interação social, e muito mais para uma pessoa que está tentando contar uma mentira. Essa pausa pode parecer uma eternidade torturante para um mentiroso. Veja se ele está inquieto, se tem microexpressões ou está com uma postura defensiva.
· Mude de assunto. A melhor notícia que um mentiroso pode receber é saber que a mentira acabou. Quando a pessoa acredita que o tópico da conversa mudou, ela pode parecer visivelmente relaxada. Uma pessoa nervosa pode ficar aliviada, uma pessoa agitada pode sorrir. Essa tática também permite que você continue procurando desvios no padrão de comportamento ou até um retorno a ele.
Como funciona um detector de mentiras (polígrafo)?
1. Um instrumento polígrafo é basicamente a combinação de aparelhos médicos usados para monitorar as mudanças que acontecem no corpo. Quando uma pessoa é questionada sobre certo acontecimento ou incidente, o examinador procura ver como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a frequência respiratória e a atividade eletrodérmica (suor dos dedos, nesse caso) de uma pessoa mudam em comparação aos níveis normais. As variações podem indicar que a pessoa está mentindo, mas os resultados do exame estão abertos à interpretação do examinador. Os exames do polígrafo são, na maioria das vezes, associados a investigações criminais.

Os exames não são capazes de detectar especificamente se uma pessoa está mentindo, de acordo com o operador de polígrafo Bob Lee, ex-diretor executivo de operações no Axciton Systems (em inglês), um fabricante de polígrafos. Mas há certas respostas psico-fisiológicas que podem indicar, a um examinador de polígrafo, um comportamento considerado mentiroso.

O polígrafo foi submetido a grandes mudanças na última década. Por muitos anos, os polígrafos analógicos foram muito utilizados (eram aqueles instrumentos que você vê nos filmes com algumas agulhas riscando linhas em uma fita de papel). Atualmente, a maioria dos testes é administrada com equipamento digital. A fita de papel foi substituída por algoritmos sofisticados e monitores de computador.
Quando você se senta em uma cadeira para um exame de polígrafo, vários tubos e cabos são conectados a seu corpo em lugares específicos a fim de monitorarem suas atividades fisiológicas. Supõe-se que o comportamento mentiroso engatilhe certas mudanças que podem ser detectadas por um polígrafo e um examinador treinado, chamado de psicofisiologista forense(FP). Esse examinador procura pela variação em certas atividades fisiológicas. Veja uma lista das atividades monitoradas pelo polígrafo e como isso acontece.
· Frequência respiratória - dois pneumógrafos, tubos de borracha cheios de ar, são colocados ao redor do peito e do abdômen da pessoa que vai se submeter ao teste. Quando os músculos peitorais e abdominais expandem, o ar dentro dos tubos é deslocado. No polígrafo analógico, o ar deslocado atua sobre um fole que contrai quando os tubos se expandem. Esse fole é anexado a um braço mecânico, que, por sua vez, é conectado a uma caneta que faz as marcas sobre uma fita de papel quando o examinado respira. O polígrafo digital também usa o pneumógrafo, mas usa transdutores para converter a energia do ar deslocado em sinais eletrônicos.
· Pressão arterial/ frequência cardíaca - um manguito para medida de pressão arterial é colocado ao redor da parte superior do braço do examinado, com tubos de comunicação com o polígrafo. À medida que o sangue bombeia pelo braço ele faz um som, as mudanças na pressão causadas pelo som deslocam o ar nos tubos, que são conectados ao fole, que move a caneta. Mais uma vez, nos polígrafos digitais, esses sinais são convertidos em sinais elétricos pelos transdutores.
· Resposta galvânica da pele (GSR) - também chamada de atividade eletrodérmica, é basicamente uma medida do suor nas pontas dos dedos. As pontas dos dedos são uma das áreas mais porosas no corpo e é um bom lugar para procurar pelo suor. A ideia é que nós suamos mais quando estamos sob estresse. As placas digitais, chamadas de galvanômetros, são anexadas em dois dedos do examinado. Essas placas medem a capacidade da pele de conduzir a eletricidade. Quando a pele está hidratada (suada), ela conduz a eletricidade muito mais fácil do que quando está seca.
Técnicas para identificar se uma pessoa está mentindo
1. O mentiroso fará pouco, ou nenhum, contato direto nos olhos;

2. Limitação nas expressões físicas – poucos movimentos dos braços e mãos. Movimentos rígidos e mecânicos. Mãos, braços e pernas tendem a ficar encolhidos contra o corpo;
3. Mãos levadas ao rosto com o intuito de cobrir a boca;
4. A pessoa poderá se encolher um pouco;
5. Sem sincronismo entre gestos e palavras;
6. A cabeça se move de modo mecânico;
7. Distanciamento da pessoa para longe de seu acusador (em direção à saída);
8. Reluta em se defrontar com seu acusador. O mentiroso pode virar sua cabeça ou posicionar seu corpo para o lado oposto;
9. O mentiroso não apontará seu dedo para quem está tentando convencer;
10. Movimento dos olhos. Ao ser questionado, se o mentiroso olhar para cima e à direita, e for destra, tem grandes chances de estar mentindo;
11. Tempo de demora na resposta de sua pergunta. Demora na resposta indica que o mentiroso está criando uma desculpa e em seguida verificando se esta é coerente ou não;
12. A pessoa que mente adquire uma expressão corporal mais relaxada quando você muda de assunto.
13. Alerta para sinais de tranquilidade em momento de acusação. Dificilmente as pessoas ficam tranquilas enquanto são acusadas por algo que sabem que são inocentes. A pessoa que mente fica quieta, evitando a todo custo falar de mais detalhes sobre a acusação;
14. Quem mente utilizará as palavras de quem o ouve para afirmar seu ponto de vista;
15. A pessoa que mente continuará acrescentando informações até se certificar de que o acusador se convenceu com o que ela disse;
16. Frases que são usadas pelo mentiroso, para ganhar tempo: “Por que eu mentiria para você?”, “Para dizer a verdade…”, “Para ser franco…”, “De onde você tirou essa ideia?”, “Por que está me perguntando uma coisa dessas?”, “Poderia repetir a pergunta?”, “Eu acho que este não é um bom lugar para se discutir isso”, “Podemos falar mais tarde a respeito disso?”, “Como se atreve a me perguntar uma coisa dessas?”;
17. Responder com outra pergunta também é sinal de mentira;
18. O mentiroso utiliza humor e sarcasmo para aliviar as preocupações do interlocutor;
19. A pessoa que está mentindo pode corar, transpirar e respirar com dificuldade;
20. O corpo da pessoa mentirosa pode ficar trêmulo. Se a pessoa estiver escondendo as mãos, isso pode ser uma tentativa de ocultar um tremor incontrolável;
21. Observe a voz. Ela pode falhar e a pessoa pode parecer incoerente;
22. Voz fora do tom. Isso produzirá um som mais alto;
23. Engolir em seco: a pessoa pode começar a engolir em seco; e
24. Pigarrear: Se ela estiver mentindo têm grandes chances de pigarrear enquanto fala com você. Devido à ansiedade, o muco se forma na garganta, e uma pessoa que fala em público, se estiver nervosa, pode pigarrear para limpar a garganta antes de começar a falar.

Dicas de filmes que falam sobre a mentira
O MENTIROSO
PINOQUIO
A MENTIRA
O dia da mentira
Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.


Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam. Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.

Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. Na França seu nome é “Poisson d’avril” e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido.


Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.



Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.

Um comentário:

Anônimo disse...

ola ! muito boa as informacoes que lêê
parabens pelo blog