sábado, 6 de outubro de 2012

Vermelhos como tomate

  A ruborização, ou ficar vermelho, andam de mãos dadas com o constrangimento. É uma resposta muito natural do organismo que se não fosse experiência emocional, poderia até passar despercebida. O sistema nervoso simpático é o grande responsável pelo rubor de vergonha (ou constrangimento) é o mesmo sistema que ativa a reação de lutar ou fugir. É um sistema é involuntário, ou seja, não é preciso pensar para executar os processos.
Quando ficamos envergonhados, nosso corpo libera o hormônio adrenalina que age como um estimulante natural e vários efeitos no nosso corpo. É ela que acelera a respiração e o batimento cardíaco para que nos preparemos para fugir de um perigo, por exemplo. Isso dilata nossas pupilas para que possamos usar o máximo da informação visual. Além disso, a adrenalina diminui o processo digestivo e a energia é direcionada para os músculos. Quando ficamos constrangidos, “tooooooodos” esses efeitos são sentidos!As veias do rosto então dilatam fazendo com que o sangue flua em maior quantidade e isso cria uma aparência avermelhada. Mas em outras partes do corpo, as veias não reagem muito quando a adrenalina é liberada! Fica vermelho por constrangimento é um fenômeno único desencadeado pela adrenalina. O rubor por ingestão de bebida alcoólica, por excitação sexual são outros processos e não são desencadeados por este hormônio.
Cair na frente dos outros, falar em público, ser repreendido na presença dos colegas: quem já não passou por uma situação dessas e ficou vermelho de vergonha? Isso acontece porque o sistema nervoso (responsável pelo controle dos movimentos do corpo) é dividido em duas partes: uma que comandamos (e fazemos o que queremos, como levantar o braço) e outra que não temos comando sobre ela, chamada sistema nervoso autônomo, do qual as emoções fazem parte.
Na hora em que ficamos envergonhados, o corpo reage com uma descarga de adrenalina(substância que eleva o batimento do coração e a pressão arterial), como se estivéssemos em uma montanha-russa. Como consequência, os vasinhos por onde o sangue passa aumentam de tamanho. O corpo entende que algo estranho está acontecendo e manda mais sangue para o cérebro. Daí ficamos vermelhos.
Entenda como o cérebro trabalha diante de uma situação como essa.   
O processo ocorre por uma falha de interpretação do nosso cérebro. Ao recebemos um elogio, o que geralmente é uma situação inesperada, nosso corpo reage. Segundo o psicólogo João Oliveira, do Rio de Janeiro, o cérebro, por não saber de imediato se devemos correr por causa da vergonha ou nos defender, produz de imediato adrenalina e direciona o sangue para os músculos das pernas e das mãos.
“Quando  percebemos que a situação não é tão grave, relaxamos os vasos sanguíneos que estavam comprimidos, e o rosto, onde os vasos são mais periféricos, fica vermelho por alguns instantes, antes de a circulação voltar totalmente ao normal.” Depois dessa movimentação toda, sentimos também uma imensa onda de calor.
Segundo o psicólogo, se tocarmos as mãos da pessoa quando o processo se inicia podemos perceber que tipo de emoção ela está sentindo. “Se as mãos estiverem frias é porque o sangue foi direcionado para as pernas,  para ela poder correr, então o momento é de vergonha”, conta ele. Ao contrário, se estiverem quentes é porque as mãos estão preparadas para o ataque. Ou seja, a pessoa pode estar com raiva.
Se recebemos um elogio de uma pessoa pela qual estamos apaixonadas, podemos ficar ruborizadas, porque o cérebro entende que deve se proteger de vergonha. No final, acaba não protegendo ninguém. Quem não percebe que depois do elogio você ficou vermelha? Tudo bem, o cérebro errou, mas lá no fundo ele deu um jeitinho de mostrar que você está gostando muito do seu novo amor.
O médico clínico geral e terapeuta Gilberto Katayama, de São Paulo, dá um importante recado: “comece a perceber como você se sente ao receber um elogio, mesmo que num primeiro momento se sinta constrangida. Procure lembrar de que você merece esse reconhecimento. Sinta que é um mérito seu e que ele foi conquistado por você.” A explosão de adrenalina pelo seu corpo acontece por causa da vergonha.Depois desse momento, sinta-se feliz e gratificada. Você tem todo o direito de ser prestigiada, não é mesmo?
O fato de ficarmos vermelhas com um elogio é bem interessante, pois deveríamos ficar alegres, sem constrangimento. A vida já nos cobra tanto, que tal você ficar mais tranquila e relaxada com você mesma? Da próxima vez, agradeça e dê um sorriso bem grande. Entenda que você merece tudo isso; e nunca se esqueça de elogiar os outros também. Valorizar um trabalho bem feito, ou a beleza de alguma pessoa, é muito gostoso
Se você é daqueles que ficam vermelhos por qualquer menção ao seu nome, isso não é só sinal de que é um envergonhado por natureza.
Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology (publicação Associação Americana de Psicologia) mostrou que pessoas assim são mais generosas e realmente merecem a confiança dos outros.
“Níveis moderados de constrangimento são sinais de virtude“, disse Matthew Feinberg, um estudante de doutorado em psicologia na Universidade da Califórnia em Berkeley e principal autor do estudo. “Nossos dados sugerem que isso é uma coisa boa, e não algo contra o qual você deve lutar.” Segundo ele, o constrangimento moderado que surge sem ter motivo é uma assinatura emocional das pessoas em quem se pode confiar.
Além de serem mais cooperativas no trabalho, na vida amorosa tem níveis elevados de monogamia.
Só não dá pra confundir isso com vergonha exagerada que caracteriza fobia social.
O estudo tem a ver com pessoas que sem motivo, ficam sem graça com certas coisas. Os gestos demonstrados são diferentes: segundo os pesquisadores, enquanto o gesto de embaraço é olhar para baixo, uma pessoa que sente vergonha por algum ato ruim normalmente cobre todo o rosto.



Nenhum comentário: