domingo, 20 de outubro de 2013

A importância do amor




O amor é estímulo poderoso que funciona tal alavanca na vida dos seres; motivando as pessoas a superar sofrimentos e manterem-se firmes diante de dificuldades. Todo ser humano se enobrece e fortalece diante do amor; nenhum sentimento pode ser tão capaz de livrá-lo das próprias mazelas. A importância do amor é, pois, inquestionável em nossas vidas.

Tristeza e amor 
A tristeza, desde que não se prolongue muito, é normal e até saudável, pois, equivale à aceitação de um sentimento. Não é o caso da depressão que corresponde a uma tristeza prolongada e doentia que necessita de tratamento imediato. É natural sentir tristeza diante de perdas e quaisquer reveses da vida, viver o luto e depois buscar forças para superar. Todavia, esse não é um caminho fácil de ser percorrido sozinho, muito embora apenas a própria pessoa possa ajudar-se efetivamente, a presença firme do amor é capaz de inspirar a segurança necessária para avançar os passos.

Doença e amor
Muitos estudos comprovam que pacientes que podem contar com o apoio de familiares são mais facilmente tratados. O amor promove a calma e a resignação ativa, isto é, o espírito de luta que reconhece e aceita as limitações que lhe são impostas pela doença. A família tem um papel extremamente importante no tratamento do doente; ela não só pode, mas deve ajudar seu ente querido na busca do ânimo necessário para o enfrentamento da doença. Saber-se amado faz toda a diferença no momento de dedicar-se a própria cura ou mesmo amenizar os efeitos da doença.

Esperança e amor
Amor em seu sentido mais amplo é vida; é a força que luta contra tudo o que seja negativo em relação à vida do ser amado. Amor é o que traz luz ao mundo de alguém e inspira a sobrevivência a qualquer tristeza ou doença. Por isso, quem se sente amado tem esperança e revigora as próprias forças com coragem e fé. Saber-se importante na vida de outra pessoa propicia o desejo de sobrepujar o sofrimento e buscar harmonia física e espiritual. Esperar é próprio do amor e evita o desespero, pois mesmo diante da maior das dores, o amor consola, espera e acredita.

Vida e amor
O fato é que a importância do amor na vida das pessoas vai muito além do que se pode imaginar. O amor não tem limites; quanto mais é vivenciado, mais é alimentado, mais cresce e se fortalece. Por isso caso você esteja presenciando a tristeza ou a doença em um ser amado é interessante refletir na importância de demonstrar o seu afeto como forma de ajudá-lo nesse momento.

Nenhum comentário: