quarta-feira, 13 de março de 2013

FASES DA VIDA HUMANA E ALIMENTAÇÃO



  • O ser humano nasce, cresce, se reproduz e morre. As fases da vida são; infância, puberdade , adolescência e maturidade ( fase adulta) Em todas as fases da vida os seres humanos precisam de uma boa alimentação e de vários cuidados para manter a saúde. Desde que nascemos nosso corpo passa por uma série de mudanças. Essas mudanças que ocorrem com meninos e meninas são chamadas de desenvolvimento.
  •  INFÂNCIA É a fase que vai desde o nascimento até os onze anos. Ela é um período de muita aprendizagem e descobertas de tudo o que está a sua volta. Aprendem a andar, falar e as relações entre as pessoas. É principalmente na infância, que a criança precisa alimentar-sabem, para que seu desenvolvimento psicológico e motor ocorram de forma adequada .
  •  AQUI SOMOS BEM DEPENDENTES DE NOSSOS PAIS!
  •  ADOLESCÊNCIA Costuma ir dos doze aos vinte anos de idade. Nessa fase ocorrem muitas transformações em nosso corpo e mente.
  • Puberdade e Juventude
  •  ADULTA Considera-se que a fase adulta inicia-se aos vinte um anos de idade. Aqui as mudanças que o ocorrem na adolescência já estabilizaram, e a responsabilidade aumenta bastante. Em muitos casos, a pessoa já apresenta independência financeira de forma completa ou parcial, por meio do trabalho.
  • 8. IDOSA / VELHICE Costuma-se dizer que a idade determinada da velhice é 65 anos e que se encerra a fase economicamente ativa da pessoa e começa aposentadoria. Em muitas culturas, principalmente as orientais os velhos, o adulto é visto com respeito e veneração,representando uma fonte de experiências do valioso saber acumulado ao longo dos anos. A velhice é um processo pessoal, natural para qualquer ser humano, na evolução da vida.
  •  
    Alimentação dos bebês 
     
    Até os seis meses, o leite materno é fundamental para um bom crescimento e desenvolvimento do bebê e possui elementos essenciais. Caso não seja possível a amamentação, recomenda-se o leite fortificado.

    Dos quatro aos seis meses, os bebês começam a comer coisas sólidas. Um dos melhores alimentos para iniciar essa fase é o cereal para bebês e o arroz, pois é fácil de ser ingerido e, normalmente, não produz reações alérgicas. Após o bebê aceitar esse novo alimento, comece a acrescentar vegetais e frutas amassadas, aumentando gradualmente a quantidade.
     
     4 a 6 meses: Cereais fortificados em ferro, frutas e vegetais amassadas;
     
     6 a 9 meses: Mistura de legumes e frutas, papinhas, iogurte, carne e aves em papa, gemas de ovos;

     9 a 12 meses: Alimentos variados picados (pedaços finos e pequenos), legumes, espaguete, queijos suaves;
     
     12 meses a 1 ano e meio: Alimentos para criança, alimentos ricos em fibras, leite de vaca.

      A amamentação normalmente vai até os 12 meses e a quantidade vai diminuindo aos poucos, mas cabe à mãe e à criança, continuar após esse período.
     

    Alimentação na infância
      
    A necessidade de energia e de nutrientes na infância é muito alta, pois é a fase de crescimento, de desenvolvimento dos ossos, músculos e tecidos. Muitas crianças possuem problemas de apetite reduzido, mas é importante manter uma alimentação saudável nessa fase da vida. Desde pequeno já precisam se acostumar a comer legumes, vegetais e frutas. As refeições precisam ser frequentes e pequenas, quanto mais for colocado no prato, mais a criança vai recusar a comida, portanto, o ideal é aumentar aos poucos e fazer refeições coloridas que chamem a atenção. 

    O que não pode faltar na alimentação das crianças:

    •  Hidrato de Carbono: Fibras, Energia, Minerais e Vitaminas (Pães, cereais, massas, arroz, batata, bolo, biscoito)

     Frutas e Legumes: Vitaminas A e C, Minerais, Fibras (Todos os tipos, em diversas formas: crus, cozidos, purés, sumos)
     Leite e derivados: Proteínas, Carboidratos, Cálcio, Minerais e Vitaminas (Leite, queijo, iogurtes, amanteigados)

     Carne bovina, Aves e Peixes, ovos, feijão: Proteínas, Vitaminas, Ferro e Minerais
     

    Alimentação na adolescência

    É durante a adolescência que ocorrem as mudanças fisiológicas e hormonais e é a fase da vida que o consumo de gorduras e doces é ainda maior. Apesar de ser maior a preocupação com o corpo, é na adolescência que ocorrem os maiores distúrbios alimentares e os apetites incontroláveis. Portanto, é preciso ter bastante cuidado com a alimentação. O ideal é consumir nutrientes que são importantes para o crescimento, ter uma alimentação balanceada, evitar regimes, praticar muitos exercícios físicos, reduzir as quantidades das refeições e comer 5 vezes ao dia: as 3 refeições principais e um “lanchinho” em cada intervalo.

    Aconselha-se o consumo de cálcio, pois é importante para a formação dos ossos, o ferro, para o desenvolvimento muscular, endócrino e esquelético, e o zinco, que ajuda no crescimento e na maturação sexual.
     
     
    Alimentação na fase adulta

    , evitar a queda de cabelo para que eles possam crescer saudáveis, um bom sistema imunológico e uma grande quantidade de energia para aguentar a correria do dia-a-dia. 

    Dicas

    •  Mantenha o peso ideal para evitar as complicações e doenças;

    •  Reduza a quantidade de sal;

    •  Se possível, evite o consumo de álcool e cigarro, ou diminua a quantidade;

     Evite o sedentarismo e faça exercícios! Não precisa fazer uma malhação pesada, mas uma simples caminhada diariamente pode te ajudar a manter o peso, evitar  problemas nas articulações, nos ossos e no coração.
     
     
    Alimentação para os idosos

      Os idosos precisam de uma quantidade de energia um pouco menor, ainda mais quando as atividades físicas vão diminuindo com o tempo, porém, a quantidade de vitamina, proteína e minerais são as mesmas, pois por ser uma idade onde o risco de doenças é muito maior, é fundamental uma alimentação específica, balanceada e preventiva.

     
     Nessa fase da vida, a ingestão de gorduras precisa ser ainda menor, por causa das doenças cardiovasculares, porém, para os que precisam ganhar peso, pode haver o consumo, mas completamente moderado.

     Para o bom funcionamento do intestino, que nessa fase é um pouco delicado, tem que haver grande ingestão de fibras, mas moderadamente para que não haja resultado negativo em outra área do organismo.

     É importante também, beber muita água para regularizar a atividade do intestino. 

     O ferro é importante, pois ajuda a prevenir da anemia, que é comum nessa faixa etária. E a vitamina C pode ajudar a obter mais Ferro, além das carnes vermelhas (consumo moderado), e das fontes vegetais.

     O cálcio é importantíssimo, para fortalecimento dos ossos, pois a taxa de descalcificação óssea aumenta junto com a idade. Os alimentos ricos em cálcio devem fazer parte da alimentação diária.

     O açúcar quando ingerido em doses adequadas, e com o resto da alimentação adequada, não há problemas,  só se o idoso possuir alguma doença em que a ingestão piore o quadro. Mas caso contrário, é até bom para quem quer ganhar peso.

Nenhum comentário: