quinta-feira, 14 de março de 2013

MARCA DE NASCENÇA




Há duas categorias principais: pigmentadas e vermelhas.Muitos bebês possuem marcas de nascença. Algumas surgem nas primeiras semanas de vida e podem aparecer nas cores vermelha, rosa, marrom, bronze ou azul. Não há como prevenir as marcas de nascença. Elas não são herdadas e muito pouco se sabe sobre como elas acontecem. A maioria é benigna e desaparece nos estágios iniciais da infância. Algumas, no entanto, podem causar problemas estéticos ou até mesmo ser precursoras do câncer.
  • Marcas de nascença vermelhas podem variar de minúsculos pontos rosados a marcas de um vermelho profundo.
    São causadas por vasos sangüíneos muito próximos à superfície da pele, sendo também chamadas de marcas de nascença vasculares. Apresentam dois tipos: maculares e hemangiomas.
    • Maculares -  conhecidas como mordidas da cegonha ou beijos de anjos. São extremamente comuns em recém-nascidos, sendo causadas por capilares (pequenos vasos sangüíneos) visíveis através da pele. Essas marcas minúsculas e rosadas são encontradas, na maioria das vezes, na testa, pálpebras e na parte posterior do pescoço. Não requerem tratamento e costumam desaparecer à medida que o bebê cresce.
    • Hemangiomas - conhecidos como marcas de nascença de morango, também são muito comuns. A maioria é pequena e inofensiva. A cor vermelha e a aparência levemente elevada são causadas por um grande número de vasos sangüíneos amontoados na superfície da pele. Eles costumam aparecer ao redor do rosto, pescoço, couro cabeludo ou peito e são mais comuns em mulheres. Quase todos os hemangionas somem até os 9 anos de idade.
      Hemangiomas maiores são conhecidos como hemangiomas cavernosos. Eles parecem com uma massa vermelha ou azul de tecido preenchido com sangue. Algumas dessas lesões desaparecem durante o desenvolvimento da criança.
      As manchas mongólicas ou nevus azuis são marcas de nascença comuns, especialmente em bebês com pigmentação de pele mais escura, como os afro-americanos, asiáticos e hispânicos. São menos comuns nos bebês caucasianos. As manchas mongólicas aparecem como manchas de cor azul ou cinzenta e, geralmente, aparecem na zona lombar e nas nádegas e, por vezes, em outras áreas, incluindo a parte superior das costas, os ombros, os braços e as pernas. São causadas por células da pele produtoras de pigmento que não se localizam na posição normal durante o desenvolvimento. O pigmento nas células reflete a luz que brilha sobre a pele, dando às manchas a cor azul acinzentada. As manchas mongólicas são inofensivas e desvanecem por si próprias com o tempo. Normalmente desaparecem por completo ao fim de alguns anos, pelo que não precisam de tratamento.
      A marca de nascença normalmente conhecida como mancha do porto é um hemangioma sem elevação ou nevus flammeus. Ele ocorre na proporção de 3 para cada mil crianças. Esse tipo de hemangioma se apresenta como uma mancha púrpura, causada por capilares sangüíneos dilatados. Costumam ocorrer no rosto e ser permanentes. Marcas de nascença não costumam receber tratamento médico, mas algumas vezes são abertas exceções para os casos de nevus flammeus grandes. Além de cosméticos para ocultar a mancha, as opções de tratamento incluem crioterapia, remoção cirúrgica ou cirurgia a laser.
  • Marcas de nascença pigmentadas são áreas em que a cor é diferente da cor do restante da pele.
    Popularmente chamadas de "cafe-au-lait" (já que costumam ser manchas de cor marrom claro, parecendo café com leite), são manchas consideradas normais e não indicam nenhum tipo de problema. No entanto, se houver várias manchas maiores do que uma moeda de 1 real, pode ser uma indicação de neurofibromatose, doença genética que causa o crescimento anormal de células do tecido nervoso e devem ser examinadas por um médico.
    Algumas vezes, verrugas chamadas de nevus aparecem após o nascimento, mas não trazem problema nenhum. Mas nevipresentes no nascimento podem indicar um risco maior de câncer de pele (melanoma), especialmente se as verrugas forem muito grandes. Esse é um tipo de marca de nascença que deve ser observado cuidadosamente por um médico ao longo do tempo.
    Crianças com coloração de pele mais escura podem ter uma marca de nascença chamada de mancha mongol. São azuladas, normalmente na parte inferior das costas ou nas nádegas, parecidas (e algumas vezes confundidas) com ferimentos. Elas costumam desaparecer com o tempo.

Nenhum comentário: