segunda-feira, 6 de maio de 2013

O eu machucado


Raiva e irritação

O Eu Machucado se manifesta quando sentimos raiva e irritação ao lidar com o companheiro em alguma situação ou conosco mesmo porque não aceitamos e resistimos em aceitar a verdade. Ficamos esperando que as coisas sejam do jeito que desejamos.
Impor opiniões e visões
Temos o orgulho e a necessidade de estar sempre certos ao considerar apenas o nosso ponto de vista como o correto. A necessidade de controle e de se sentir seguro, assim como o medo da dor fazem o Eu Machucado impor suas opiniões e visões.
Punir o outro
Como consequência da raiva e da não aceitação da verdade, tentamos punir o outro e descontar as frustrações que nós mesmos criamos.
Preguiça de aprofundar sentimentos
Cuidado com aquela preguiça que não deixa você resolver questões, nem se aprofundar em seus sentimentos. O Eu Machucado nos faz acreditar que basta deixar as coisas acontecerem que elas se resolverão por si só.
Pressão, intimidação e chantagem
Atenção ao querer manipular e controlar o outro por pressão, intimidação e chantagem emocional. A necessidade de segurança faz com que usemos de coação e violência nos níveis sutis.
'Movidos por impulsos, embarcamos nas energias do Eu Machucado e construímos nossa vida buscando reconhecimento e valorização dos outros pela necessidade de segurança e controle. Vamos sedimentando tijolinhos de ilusão nessa realidade artificial criando um mundinho ilusório que se molda e se mescla à realidade como uma máscara que disfarça e esconde aquilo que lhe parece desagradável.
Culpar o outro ou a si mesma
A negação de nossas responsabilidades pode levar à culpa que nos mantêm na fuga do confronto e da aceitação da situação.
Lembre-se: o Eu Machucado é aquela parte de você que, por se sentir ferida, teme a dor e procura se proteger dela, mas, ao fugir, apenas agrava o sofrimento.
Brigas e desentendimentos
Desentendimentos são naturais desde que sejam conduzidos com verdade e não com julgamento, competição, controle ou manipulação.
Esperar que o outro faça o que você quer
Achamos que o outro tem a obrigação de suprir os vícios de nosso Eu Machucado e esquecemos que ele tem suas próprias verdades. Questioná se: 'Por que a razão está do meu lado? Será que não existem outras formas de enxergar essa questão? E, se existirem, será que eu não posso me adaptar a elas?'.
Não se colocar no lugar do outro
Julgar o parceiro e não saber realmente se colocar no lugar dele, nem considerar que a personalidade, as atitudes e os valores dele são diferentes dos seus é agir tendo como guia seu Eu Machucado.
Agir por impulso
Falar ou agir durante crises de raiva, manipulação, carência e baixa autoestima sem esperar até que os sentimentos se estabilizem é um impulso do Eu Machucado. Procure respirar fundo e dar tempo ao tempo. Dormir e deixar para retomar a questão no dia seguinte é uma boa opção, pois ajuda a organizar os pensamentos e tomar decisões com maior clareza.
Viver em função do outro
Fazer de tudo pelo parceiro demonstra o vício de se sentir validado pelo outro e o medo de desagradar e de perder este parceiro.
 Eu Machucado sempre ressalta os piores aspectos em todas as situações e nos faz acreditar que não somos capazes de ter um relacionamento, que não vamos conseguir ser felizes no amor e que a dor é sempre maior do que podemos aguentar.
Perder quem alimenta o Eu Machucado
O ciúme e desconfiança demonstram baixa autoestima, insegurança e possíveis memórias negativas guardadas. Estes sentimentos ocorrem porque ficamos com medo de perder quem alimenta nosso Eu Machucado.
Buscar a aceitação dos outros
A baixa autoestima e a falta de autoaceitação fazem com que busquemos a aceitação dos outros. O Eu Machucado cria zonas de conforto em que o mais importante é o bem-estar ainda que superficial e ilusório.
Achar que precisa “salvar” o outro
Nós nos sentimos valiosos ao ajudar o outro a melhorar, mas esperamos que ele corresponda com reconhecimento e valorização. Será que a sua dedicação excessiva não é, no fundo, um pedido de colo?
MOSTRAR MINIATURAS

Cuidado com a carência
A carência nos faz idealizar pessoas e relacionamentos e acreditamos que precisamos daquele parceiro ou parceira para sermos felizes. Olhe para dentro de si. Relembre o passado. Você conseguiu viver bem sem aquela pessoa antes de conhecê-la, não é? Será que o outro é a única razão da sua felicidade? Será que você não está dando poder demais ao outro, sobre a sua vida?
Competição com o parceiro
Competir com o parceiro mostra necessidade de controle e insegurança. O outro serve como instrumento para provarmos nosso valor.
Sentimentos de vingança
O orgulho decorrente da baixa autoestima gera a necessidade de afirmação e um certo tipo de competição em relação ao parceiro.
Agir na defensiva
O Eu Machucado sempre cria desculpas racionais para manter nossos sentimentos e atitudes na ilusão.
Não impor limites ao outro
O medo de perder a validação do parceiro e de ser rejeitado nos faz negligenciar nossa verdade.
Esperar sempre o pior do outro
A tendência defensiva do 'Eu Machucado' está sempre se preparando para o pior ao valorizar o que há de ruim nas situações por medo.

Nenhum comentário: