quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Dicas para ser mais amável


Ao ser amável você demonstra o melhor de si e recebe de volta o melhor dos outros.

1. Muita calma nesta hora
Dê a sua vez na fila, no ônibus, no trânsito. Gentileza pede calmaria. Porque paciência é talvez a primeira característica de uma pessoa gentil. Exercite a tranquilidade. 

2. Espalhe o seu bom dia
Todo mundo gosta de ganhar aquele "bom-dia" entusiasmado, né? O motorista do ônibus e a moça da padaria também! Quem sabe ele dirige mais devagar e ela até se anima a fazer seu café mais rapidamente? 

3. Estenda sua mão
Ofereça ajuda para aquela pessoa que está perdida na rua, tentando carregar uma mala enorme no trem ou equilibrando sacolas de supermercado no elevador. Trabalhando em dupla, vocês deixarão a passagem livre e a vida mais leve. 

4. Ofereça seu tempo
Uma maneira de ser amável é dar atenção aos outros. Você pode exercitar isso numa conversa com um amigo em dificuldade, parente, vizinho, com idosos num asilo ou com crianças de orfanato. Aproveite para se surpreender com as histórias que escutará.

5. Dê e receba sorrisos
"É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta da espada." William Shakespeare, escritor.

6. Elogie
Sua colega de trabalho deu aquela repaginada no visual com direito a cabelo novo e maquiagem poderosa. Você, mais do que ninguém, sabe o trabalho que dá, né? Não deixe de comentar como ela está linda. 

7. O bem contagia
No filme Corrente do Bem, um estudante de 12 anos (Haley Joel Osment) contamina a cidade inteira com uma iniciativa poderosa: um jogo em que você ajuda três pessoas e cada uma delas deve retribuir a boa ação a outras três. Sensacional, né?

8. Inclua o tímido na conversa
Já reparou que sempre tem alguém calado enquanto todos conversam animadamente? Peça a opinião do tímido a respeito de um assunto, pergunte novidades. Enfim, demonstre que ele tem importância. 

9. Dê um presente-surpresa
Não precisa ter a desculpa do aniversário ou data especial pra fazer um mimo a quem você gosta. Coisas simples, como uma flor ou um bombom, enchem de alegria qualquer dia.

10. Faz bem à saúde
Quem ajuda os outros corre menos risco de ter depressão ou doenças crônicas: essa é a conclusão de dois estudos científicos norte-americanos.

Nenhum comentário: