sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Relaxar instantaneamente



Conheça práticas que proporcionam bem-estar instantâneo e não pense duas vezes: ao menor sinal de tensão, dê ordem de despejo ao stress!

Terapia do som

Poucas coisas tocam tão fundo na alma quanto a música. Estudos mostram que ela atravessa a parte do cérebro que funciona como um filtro racional e atinge diretamente a área das emoções. Para trazer bem-estar, basta que ela represente algo para você: tenha uma letra que expresse o que está sentindo, uma melodia que alegre o seu coração... Já alguns estilos, como a música clássica, possuem efeitos relaxantes comprovados: reduzem os batimentos cardíacos e a ansiedade. "A música equilibra os neurotransmissores responsáveis pela tranquilidade, o prazer e a calma" Por isso, ao menor sinal de tensão, não pense duas vezes: suba o som!

Automassagem

Composto de uma base de madeira e várias hastes de aço flexível, o massageador de cabeça é um ótimo investimento. "Ao encaixar o objeto e fazer movimentos suaves para cima e para baixo, você relaxa a fáscia da região - membrana que encobre toda a estrutura óssea, músculos e órgãos e, com as tensões diárias, enrijece e perde a mobilidade". Isso sem falar que as pontas do "aparelhinho" são revestidas de material macio, que proporciona uma espécie de cafuné. Bastam cinco minutinhos, de preferência no final do dia, para recobrar a calma e dar ordem de despejo ao stress.

Reflexologia

Os pés possuem pontos reflexos que representam as várias partes do corpo. Além disso, como nos sustentam o dia todo, são alvos fáceis da tensão e do cansaço. Para revigorar a região, uma boa alternativa é recorrer à massagem. "Utilize um pedaço de bambu com aproximadamente um palmo de comprimento. De pé, apoie-se numa cadeira e pise devagar, com um pé de cada vez, rolando o bambu para a frente e para trás e forçando os dedos do pé bem abertos em direção ao chão.O bambu pode ser encontrado em casas de jardinagem e paisagismo. Na falta dele, você pode usar um cabo de vassoura.

Leitura relax

Às vezes, tudo de que precisamos para vencer um problema é desviar o foco dele, ainda que momentaneamente. Esse respiro traz a calma necessária para termos uma visão mais ampla do que está acontecendo e, assim, buscar soluções acertadas. A leitura pode ser um bom escape, pois nos transporta para diferentes cenários. E aí a escolha pessoal faz toda a diferença: tem gente que adora o frio na barriga proporcionado por uma história policial, outros preferem suspirar com um romance. Não é fã da leitura? Carregue um caderninho na bolsa e use-o como um diário. Colocar os sentimentos no papel traz mais leveza e equilíbrio para o dia a dia.

Bolas chinesas

As bolinhas de fisioterapia já são antigas aliadas no combate à tensão - você pressiona com as mãos e logo se sente melhor. Mas as bolas terapêuticas chinesas, também conhecidas como bolas de Baoding - nome dado em alusão à cidade onde surgiram - são igualmente poderosas. Feitas de ferro e vendidas aos pares, elas são ocas e trazem um guizo no interior. Ao serem movimentadas, você ouve um suave tilintar. "Elas devem ser colocadas numa das mãos e giradas, uma em volta da outra, em sentido horário e anti-horário. as bolinhas relaxam as articulações, ativam a circulação sanguínea e beneficiam o sistema nervoso central, reduzindo a ansiedade e a fadiga.

Memória afetiva

Quando algo dá errado ou nos irrita, tudo o que mais queremos é ver um rosto amigo. E o desejo tem explicação científica: a imagem é recolhida pelos olhos e trabalhada no cérebro, onde atinge o sistema límbico, relacionado às emoções. "Lá, atua diminuindo os níveis de cortisol e adrenalina, que disparam o nervosismo e a ansiedade, e libera endorfinas que causam bem-estar, além da ocitocina, o hormônio do vínculo afetivo, responsável pelas sensações de acolhimento e afeto.Portanto, experimente deixar a foto de uma pessoa querida na carteira, no celular ou sobre a mesa do escritório. A sensação de conforto é quase instantânea!

Essência floral

As flores são uma das mais belas expressões da natureza. Às vezes basta observá-las para nos sentirmos mais estimuladas.  Nos anos 1930, que elas possuem vibrações energéticas capazes de equilibrar as emoções negativas. Com base nesses estudos, o especialista criou 38 essências florais. São medicamentos naturais e que não causam dependência. "Como muitas vezes não identificamos a origem do nosso sofrimento, o ideal é consultar um especialista. No entanto, não há riscos de tomar por conta própria; nas farmácias especializadas existe uma tabela com as indicações de cada floral: o white chestnut traz tranquilidade, o elm reduz a pressão...

Nenhum comentário: