quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ERROS QUE IMPEDEM DE VOCÊ RELAXAR


O estresse enfraquece a imunidade, acaba com o humor, perturba o sono e pode até favorecer doenças e distúrbios alimentares. Motivos não faltam para se livrar desse mal, mas de nada adianta investir em todas as alternativas para combatê-lo sem saber direito como usá-las. A massagem ou a academia que você reservou no final do dia para fugir das tensões, por exemplo, pode ser mais um empurrãozinho para a crise de estresse estourar. Sabe por quê? Confira o que psicólogos e estudos mostram e descubra. 

Frequentar academia no fim do dia

É verdade que a prática de exercícios físicos libera hormônios que proporcionam o bem-estar, mas o final da tarde e a noite costumam ser os horários mais lotados da academia. Com tanto barulho e movimentação, talvez o seu corpo e a sua mente não consigam descarregar toda a tensão acumulada. O mesmo vale para outras atividades de lazer que costumam ser bem tumultuadas, como fazer compras em dias de comércio lotado. 

 Reservar um momento do dia para ficar em um ambiente mais tranquilo faz muita diferença: "Quando não existem estímulos externos para manter a atenção em alerta, as atividades cerebrais tendem a diminuir, fazendo com que o cérebro fique mais descansado e relaxado".  

Marcar massagem em um dia de agenda lotada

Você está cheio de compromissos, mas sustenta a ideia de que precisa ter um momento de lazer e relaxamento no dia. De fato você precisa, mas não dá para apertar ainda mais a agenda para encaixar uma massagem se o saldo final será um estresse enorme para correr e conseguir fazer com que tudo dê tempo. "O cérebro entende o excesso de atividades como uma ameaça e libera hormônios do estresse". Manter uma rotina dessa forma pode acabar favorecendo o aumento da pressão arterial e a diminuição da capacidade de aprendizado, entre outros problemas. 

Checar e-mail pessoal toda hora durante o trabalho

Parece que fazer algumas pausas durante o dia para olhar redes sociais e email pessoal é uma ótima forma de se abstrair do estresse no ambiente de trabalho. Mas você já parou para pensar com que frequência está fazendo isso? A cada parada, o seu cérebro não relaxa, pois precisa retomar o raciocínio e a concentração para você voltar à atividade profissional. As tarefas podem ficar cada vez mais acumuladas, sem contar que você não descansa o corpo, o mantido o tempo todo na frente do computador, na mesma posição. 

"Quando o trabalho flui, evitamos o estresse, economizamos tempo e poupamos a nossa mente de preocupações desnecessárias. Por isso, é melhor organizar uma agenda de tarefas e controlar as escapadinhas para e-mails e redes. Na hora em que se sentir muito estressado, procure dar uma volta, fazer um lanche e alongar o corpo.  

Ficar grudado no celular

Aparelhos telefônicos com internet permitem que as pessoas se distraiam a qualquer hora e fiquem o tempo todo ligados a pessoas queridas, mas eles não podem virar um vício. Um estudo da University of Gothenburg, na Suécia, analisou 4.100 pessoas durante um ano e identificou uma relação entre o uso de internet com problemas de saúde, como estresse, depressão e dificuldade para dormir. Segundo os pesquisadores, é muito fácil ficar mais tempo do que o planejado navegando, aumentando a pressão para conseguir cumprir as atividades e compromissos do dia. 

Manter vários contatos no Facebook

Um recente estudo traz mais um gatilho para o estresse relacionado à internet: ter muitos amigos no Facebook. Aparentemente parece ser bom porque você tem muitos contatos para se relacionar, certo? Por outro lado, pesquisadores apontam que é mais provável que algo que você diga ou faça na rede social ofenda alguém ou prejudique a sua reputação. O estudo avaliou 300 usuários do Facebook e revelou que adicionar empregadores, pais e ex-namorados, por exemplo, resulta em um aumento da ansiedade. Afinal, é preciso filtrar tudo o que você vai publicar. O comportamento que você tem na frente dos seus pais nem sempre é o mesmo que tem na frente dos amigos, por exemplo.

Encher o fim de semana de compromissos

Quem marca mais compromissos de lazer no fim de semana do que é capaz de cumprir corre grandes riscos de chegar ao final do domingo esgotado e com a sensação de que não relaxou. "O período de folga fica corrido e, de novo, o estresse acaba preenchendo um espaço que deveria ser voltado ao estímulo do bem-estar, da tranquilidade e da paz interior. Faça uma parada para recompor as energias perdidas durante a semana e iniciar a segunda-feira com pique. 

Fugir de problemas

Dar as costas para o mundo toda vez que você quer relaxar não é exatamente a forma mais adequada de afugentar o estresse. Cedo ou tarde será preciso lidar com os empecilhos que você está ignorando. "Além disso, muitos problemas que não são resolvidos logo de início podem piorar e se tornar mais complexos, aumentando a preocupação constante e o estresse". A alternativa para isso? Separar dois momentos na sua rotina: um exclusivo para enfrentar essas pendências e outro para relaxar.  

Beber muito líquido à base de cafeína para ter mais disposição

Você quer ter pique até o último momento do dia e investe em café, guaraná e outras bebidas para conseguir se manter na ativa. Na hora de se deitar, o tão esperado sono não chega e nada de você relaxar. Isso soa familiar? "Existem inúmeras pesquisas que comprovam que a cafeína é um estimulante para o organismo e traz dificuldade para dormir.

Horas antes de se deitar, pare com essas bebidas : tome um banho quente e relaxante, prefira programas mais tranquilos de televisão, alimente-se de forma leve e faça exercícios de respiração e relaxamento.  

Nenhum comentário: