terça-feira, 10 de setembro de 2013

Aliviando a carga pesada do dia a dia



Se alguma situação está tirando seu sono e alimentando seu estresse, a melhor solução seria lidar com ela. Contudo, muitas vezes o estresse vem em momentos em que não temos como resolver a situação que o gerou. Nesse caso, as 10 dicas a seguir podem ajudar a aliviar a carga enquanto não há como cortar o mal pela raiz.

 “Pegue-o no começo”

 Vida pessoal e profissional, aponta que “a espiral do estresse é mais fraca no início, e é aí que você deve contestá-la”. Antes de se deixar tomar pela preocupação com um problema (como uma caixa de e-mails lotada), pergunte-se se vale a pena se estressar com ele.

Dê nome aos seus sentimentos

“Estressado” nem sempre é a melhor palavra para descrever como você se está sentindo, e essa imprecisão pode atrapalhar na hora de lidar com o sentimento. Será que você não está “desmotivado”, ou “fisicamente cansado”, ou “entediado”? Reconhecer o problema traz mais segurança para resolvê-lo.

 Melhore sua postura

Além de aumentar sua autoconfiança, uma postura “forte”, que demonstre confiança e determinação, pode diminuir seu estresse. Por isso, procure manter a coluna reta, o olhar voltado para frente e os ombros ligeiramente para trás – sem tensionar os músculos, porém.

7. Coma

Não estamos falando para você devorar uma barra de chocolate com a desculpa de diminuir o estresse (embora seja algo tentador). Às vezes, o mau-humor e o estresse podem estar ligados a fome ou a baixos níveis de açúcar no sangue, e um bom lanche pode ajudar – mas nada de abusos, já que o sentimento de culpa e os quilos a mais podem atrapalhar.

Desligue seu celular

Mensagens de texto, notificações, chamadas… Se puder (ou seja, se não estiver esperando uma ligação importante ou algo do gênero), deixe seu celular desligado por algumas horas – a simples sensação de “se desconectar” por um tempo acalma. É claro que, se você tiver receio de ficar “incomunicável”, faça algo menos extremo, como desabilitar temporariamente notificações e acesso a internet no celular.

Tome uma decisão

Existem situações em que você precisa “pesar” muito bem as consequências antes de decidir algo. Em casos mais simples, contudo, não é preciso pensar demais, e simplesmente decidir (se vai na padaria ou não, por exemplo) já tira um “peso” das costas.

 Ria alto

Bem como rir pode melhorar seu humor, também é uma maneira de combater o estresse. Por isso, se puder, vá a sites de humor ou procure canais divertidos .

Faça exercícios

Mesmo para quem não gosta de praticar esportes, ir à academia ou simplesmente caminhar pode diminuir o estresse. O corpo “entende” que você está em uma situação de estresse (o que até pode ser o caso, dependendo da intensidade do exercício) e o cérebro libera substâncias que ajudam a lidar com ela. Além disso, libera endorfinas, que dão sensação de bem-estar.

Medite

Não se preocupe em atingir o Nirvana ou em chegar a um patamar espiritual elevado: apenas se sente confortavelmente, respire fundo, solte o ar lentamente e mantenha o foco na respiração, sem ficar pensando em todas as coisas que estão causando estresse.

 Comece a lutar contra o estresse constante
Se um trabalho pendente estiver te “assombrando”, por exemplo, comece a fazê-lo, mesmo que não termine naquele momento – apesar da tentação de procrastinar (ou, em outras palavras, “deixar pra depois”), o simples fato de começar a combater uma fonte de estresse ajuda. Se o estresse for muito constante e intenso, porém, talvez seja melhor procurar orientações médicas.[

Nenhum comentário: