terça-feira, 10 de setembro de 2013

O Tratamento da Haloterapia


O tratamento da Haloterapia
Vários estudos clínicos demonstraram que as partículas de sal podem ajudar a reduzir a inflamação respiratória; absorção de edema (inchaço) causado pelo fluído nos tecidos e podem ajudar os bloqueios na área dos brônquios
Assim a haloterapia consiste na saturação do ambiente de uma sala ou cabine com partículas de sal ionizado, o que permite à pessoa estar exposta e respirar essas mesmas partículas de sal.
Esta terapia é recomendada em três áreas principais de doenças e alergias:
Pulmões e doenças respiratórias, como asma brônquica, bronquite crônica, tosse de fumadores, fibrose cística, enfisema, amigdalite, otite média e faringite, tosse, febre do feno, rinite, sinusite e repetidas infecções virais.
Pele e doenças dermatológicas tais como dermatose, eczema e psoríase.
Saúde mental tais como stress, fadiga e depressão.

Ver os sintomas para os quais se recomenda a Haloterapia Ver contra-indicações

A asma é frequentemente causada pela inalação de alérgicos como pó, pólen e fumo. O tratamento numa câmara de sal limpa as vias respiratórias e remove obstruções tornando mais fácil a respiração.

O processo terapêutico é bom para o sistema nervoso, alivia o stress e a ansiedade devido à saturação do ambiente com iões negativos. Também alivia problemas dermatológicos uma vez que o sal destrói bactérias na pele.

Como funciona a Haloterapia
As sessões terapêuticas são realizadas dentro de uma câmara de sal. Essa câmara ou sala de sal é uma reprodução das grutas de sal subterrâneas que são usadas para fins terapêuticos há muitos séculos. E as mais recentes inovações tecnológicas aumentam a eficácia das mesmas.
O aerossol seco do cloreto de sódio (sal) é considerado ser o fator curativo principal deste microclima. As salas de haloterapia reproduzem este ambiente natural onde os utentes sentam-se em cadeiras confortáveis numa sala que se assemelha a uma caverna de sal em que as paredes, o tecto e o soalho da sala são cobertos com pelo menos quatro camadas de sal.
A sala de sal é um espaço seco, estéril e hermético onde é, normalmente, adicionada a difusão de música calma para ajudar o paciente a relaxar.
Quem pode beneficiar da Haloterapia

A Haloterapia é recomendada desde os pacientes mais jovens até aos mais idosos, ou seja para toda a família.

haloterapia começa a ser cada vez mais utilizada em termas, ginásios, hotéis e spas. Pois cria uma atmosfera relaxante, suave e confortável para os pacientes, para o seu bem-estar, ao mesmo tempo que cuida das suas necessidades terapêuticas, pois é um dos métodos mais eficazes para prevenir, tratar e reabilitar doenças respiratórias, alérgicas e está também indicada para fumadores.

A Haloterapia na História

Vários textos antigos médicos chineses, bem como várias passagens na Bíblia, fazem referências ao uso do sal para diversos fins medicinais. Hoje o sal continua a ser usado como uma terapia alternativa efectiva que cura várias doenças respiratórias.

O pai da medicina, Hipócrates, foi conhecido por usar sal na cura de problemas respiratórios dos seus pacientes. A terapia com sal foi usada para aliviar problemas respiratórios e os pacientes foram completamente curados por este produto.

A Haloterapia tem sido predominante nos países da Europa Oriental e a sua utilização aumentou durante a idade média. No entanto, só agora é que esta terapia se está a disseminar pelo Ocidente.

A popularidade da terapia com sal apareceu no século XIX, quando foi observado que os trabalhadores das minas de sal polacas tinham menos problemas respiratórios do que a restante população. Em seguida, na década de 90, alguns cientistas tentaram replicar essas condições acima do solo. Esta progressão constante do tratamento levou à produção de testes científicos com resultados positivos.

Foi nesta altura que se estabeleceu o primeiro centro de cura na Polónia, Velicko, para tratar as várias doenças mencionadas, especialmente a asma. O poder de cura do sal foi observado igualmente no fim da segunda guerra mundial, nos abrigos subterrâneos.

Depois foram abertos muitos sanatórios para asmáticos em cavernas de sal naturais, na Alemanha, Suíça, Hungria, Bulgária e Jugoslávia.

A Haloterapia e a Ciência

A investigação científica sobre a eficácia do sal começou em 1968, sendo oficialmente aprovada no hospital de doenças alérgicas na cidade de Solotvino, Ucrânia ocidental, onde o tratamento e a pesquisa foram realizados à volta do sal.

Na antiga União Soviética, juntaram-se vários investigadores para desenvolver terapias que evitassem os custos e os efeitos secundários das terapias à base de medicamentos.

Em consequência dos resultados das pesquisas, foi estabelecido o novo método de tratamento eficaz para a asma que se baseia numa sala especial, construída com sal, onde o é dispersado continuamente no ar para que os pacientes o respirem.

Um estudo finlandês descobriu que os pulmões dos pacientes ficavam menos propensos às típicas reacções alérgicas. Concluíram que uma câmara de sal é uma medicina complementar útil.

O especialista em alergias, Dr Robert Boyle, do Imperial College, afirma que tem utilizado a Haloterapia no tratamento de pacientes com fibrose cística com bons resultados. Segundo ele: “A concentração salina é usada em crianças com fibrose cística de muco fino. Quando é inalada, ajuda as secreções”.

Os tratamentos continuados de Haloterapia podem, entre 70% a 80% dos casos, conduzir à regressão da doença. A doença deixa de se manifestar, podendo inclusive o paciente deixar progressivamente de ter necessidade de usar medicamentos alopáticos à base de químicos no tratamento da Asma (cortizona, esteróides, etc), que produzem efeitos secundários, nocivos para o organismo humano. Deste modo melhora extraordinariamente a sua qualidade de vida, sempre sob supervisão do médico.

O tratamento com Haloterapia promove no imediato efeitos de alívio e bem-estar sentidos pelo paciente nas primeiras sessões de tratamentos. Tal se verifica em, pelo menos, 75% dos pacientes. Os aerossóis emitidos pelos halogeradores são carregados negativamente por iões do sal (3º Geração de Haloterapia - Saldium), potenciando as propriedades germicidas, cujo efeito, além de imediato, estimula a continuação da terapia.

Os tratamentos com medicamentos, à base de químicos, além de mais caros, produzem efeitos secundários nocivos ao organismo humano e uma habituação e resistência normal do organismo ao medicamento que está a ser usado (jornal o Público de 12/08/2010), deixando gradualmente esse medicamento fazer efeito, levando à substituição por outro, o que não acontece com a Haloterapia.

Asma

A asma é uma doença caracterizada pelo estreitamento dos brônquios, devido ao aumento da reactividade brônquica, face a diversos estímulos que produzem a inflamação; o estreitamento das vias aéreas é reversível.

A asma afecta muitos milhões de pessoas e a sua frequência vai aumentando. Segundo o relatório de 2012 do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR), a Prevalência da Asma em Portugal continua a ter uma tendência crescente, constituindo um importante problema de saúde. Em Portugal, estima-se que mais de 600 mil pessoas sofram de asma

Os brônquios das pessoas que sofrem de asma estreitam-se como resposta a certos estímulos que não afectam as vias aéreas dos pulmões normais. O estreitamento pode ser provocado pela reacção a substâncias que produzem alergia, como o pólen, os ácaros presentes no pó da casa, as escamas do pêlo dos animais, o fumo, o ar frio e o exercício. Durante um ataque de asma, os músculos lisos dos brônquios provocam um espasmo e os tecidos que revestem as vias aéreas inflamam-se, segregando muco. Este facto reduz o diâmetro dos brônquios (processo chamado de broncoconstrição), obrigando a pessoa a desenvolver um esforço maior para que o ar entre e saia dos seus pulmões.

Suspeita-se de asma em presença de historial de um dos seguintes sinais ou sintomas: tosse com predomínio nocturno, pieira recorrente, dificuldade respiratória recorrente e aperto torácico recorrente.

Eczema, rinite alérgica, história familiar de asma ou de doença atópica estão frequentemente associados à asma.

As informações disponibilizadas são para conhecimento geral e não substituem de forma alguma o conselho médico apropriado em caso de sentir algum sintoma de doença.

Com a Haloterapia, um paciente que sofre de asma vai encontrar alívio.

Estudos clínicos publicados no New England Journal of Medicine (2006) observam: “A inalação de solução salina hipertônica produz uma aceleração sustentada da depuração de muco e melhora a função pulmonar. Tratamento de terapia de sal reduz a doença de pulmão e pode proteger o pulmão de agressões que reduzem a depuração de muco “.

A Haloterapia, ou terapia de sal, ajuda a tratar todos os quatro processos principais que actuam sobre os brônquios: inflamação, muco excessivo, espasmo (broncoespasmo), e hiper-reatividade.

A Haloterapia é clinicamente comprovada para limpar o muco das vias aéreas e ,desta forma, remover a obstrução do fluxo de ar.

Comprovou também que melhora o mecanismo de transporte mucociliar, tanto em indivíduos asmáticos como em indivíduos saudáveis, melhora a função pulmonar e ajuda a limpar dos pulmões as partículas inaladas indesejadas.

Consegue equilibrar a superfície líquida das vias aéreas.
Tem efeitos anti-inflamatórios e bactericidas.

Demonstrou eficácia na redução da hiper-responsividade brônquica.

Após os tratamentos no Centro de Haloterapia do Porto terá uma respiração mais fácil em apenas algumas sessões. Conseguirá aliviar os espirros, a tosse, a falta de ar e diminuir a sua dose de medicamentos de prescrição, nomeadamente os inaladores para a asma e bronco-dilatadores com cortisona. Poderá lidar melhor com os agentes que provocam doenças respiratórias e, também, alongar os seus tempos de recaídas.

Irá sentir-se revitalizado, melhorando a saúde geral e a qualidade de vida.

Após o tratamento completo, que varia entre 10 a 15 sessões, os pacientes obtêm benefícios que podem ir até 12 meses ou em alguns casos mais.

Alergias

Os pulmões são particularmente propensos a reações alérgicas porque estão expostos a grandes quantidades de antigênios suspensos no ar, como poeiras, pelenes e substâncias químicas. A exposição a poeiras irritantes ou a substâncias suspensas no ar, frequentemente no trabalho, aumentam a probabilidade de reações alérgicas respiratórias.
O organismo reage face a um antigênio criando anticorpos. Os anticorpos unem-se ao antigénio, tornando-o geralmente inócuo. Por vezes, no entanto, quando se produz uma interação entre anticorpo e antigénio, aparece inflamação e lesão dos tecidos. Muitas reações alérgicas são uma combinação de mais de um tipo de lesão do tecido.

As informações disponibilizadas são para conhecimento geral e não substituem de forma alguma o conselho médico apropriado em caso de sentir algum sintoma de doença.

A Haloterapia irá trazer o alívio muito necessário mas também impedirá a frequente recorrência dos sintomas da alergia.
Estudos clínicos publicados no New England Journal of Medicine (2006) observam: “A inalação de solução salina hipertônica produz uma aceleração sustentada da depuração de muco e melhora a função pulmonar. Tratamento de terapia de sal reduz a doença de pulmão e pode proteger o pulmão de agressões que reduzem a depuração de muco “.
A Haloterapia proporciona o alívio dos sintomas das alergias através da ampliação das vias aéreas do trato respiratório. As micro-partículas de sal alcançam toda a área dos seios paranasais e do sistema respiratório destruindo as bactérias. Isto ajuda a reduzir a inflamação das vias respiratórias e dos seios paranasais. Limpa os bloqueios nos brônquios e bronquíolos, bem como nas cavidades nasais.
A Haloterapia vai ajudar a diminuir o edema da mucosa nasal, o que provoca obstrução nasal. A passagem das vias aéreas do nariz será ampliado e os seios podem drenar naturalmente … trazendo alívio.
Após os tratamentos no Centro de Haloterapia do Porto terá uma respiração mais fácil em apenas algumas sessões. Conseguirá aliviar os espirros, a tosse, a falta de ar e diminuir a sua dose de medicamentos de prescrição, nomeadamente os inaladores para a asma e bronco-dilatadores com cortisona. Poderá lidar melhor com os agentes que provocam doenças respiratórias e, também, alongar os seus tempos de recaídas.
Irá sentir-se revitalizado, melhorando a saúde geral e a qualidade de vida.
Após o tratamento completo, que varia entre 10 a 15 sessões, os pacientes obtêm benefícios que podem ir até 12 meses ou em alguns casos mais.

Bronquite
A bronquite é uma inflamação dos brônquios causada, geralmente, por uma infecção.
A doença é, geralmente, ligeira e costuma curar-se totalmente. No entanto, a bronquite pode ser grave em pessoas com doenças crônicas que sofrem de afecções cardíacas ou pulmonares e também em pessoas de idade avançada.
A bronquite infecciosa manifesta-se com maior frequência durante o Inverno. Pode ser causada por vírus, bactérias e, especialmente, por gérmenes semelhantes às bactérias. Podem sofrer de ataques repetidos os fumadores e as pessoas que sofrem de doenças crônicas pulmonares ou das vias aéreas inferiores, que dificultam a eliminação de partículas aspiradas nos brônquios. As infecções recorrentes podem ser consequência de uma sinusite crônica, de alergias e, nas crianças, de amígdalas e de adenoides inflamados.
Muitas vezes, a bronquite infecciosa começa com os sintomas de uma constipação comum: nariz que pinga, cansaço, calafrios, dores nas costas e nos músculos, febre ligeira e inflamação da garganta. O sintoma da tosse assinala, geralmente, o começo da bronquite.

As informações disponibilizadas são para conhecimento geral e não substituem de forma alguma o conselho médico apropriado em caso de sentir algum sintoma de doença.

Remédio natural para a Bronquite.
Estudos clínicos publicados no New England Journal of Medicine (2006) observam: “A inalação de solução salina hipertônica produz uma aceleração sustentada da depuração de muco e melhora a função pulmonar. Tratamento de terapia de sal reduz a doença de pulmão e pode proteger o pulmão de agressões que reduzem a depuração de muco “.
A Haloterapia, ou terapia de sal, ajuda a tratar todos os quatro processos principais que actuam sobre os brônquios: inflamação, muco excessivo, espasmo (broncoespasmo), e hiper-reatividade.
A Haloterapia é clinicamente comprovada para limpar o muco das vias aéreas e, desta forma, remover a obstrução do fluxo de ar.
Comprovou também que melhora o mecanismo de transporte mucociliar, tanto em indivíduos asmáticos como em indivíduos saudáveis, melhora a função pulmonar e ajuda a limpar dos pulmões as partículas inaladas indesejadas.
Consegue equilibrar a superfície líquida das vias aéreas.
Tem efeitos anti-inflamatórios e bactericidas.
Demonstrou eficácia na redução da hiper-responsividade brônquica.
Após os tratamentos no Centro de Haloterapia do Porto terá uma respiração mais fácil em apenas algumas sessões. Conseguirá aliviar os espirros, a tosse, a falta de ar e diminuir a sua dose de medicamentos de prescrição, nomeadamente os inaladores para a asma e bronco-dilatadores com cortisona. Poderá lidar melhor com os agentes que provocam doenças respiratórias e, também, alongar os seus tempos de recaídas.
Irá sentir-se revitalizado, melhorando a saúde geral e a qualidade de vida.
Após o tratamento completo, que varia entre 10 a 15 sessões, os pacientes obtêm benefícios que podem ir até 12 meses ou em alguns casos mais.
Sinusite
A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais provocada por uma alergia ou uma infecção viral, bacteriana ou fúngica.
A sinusite pode ser aguda (de curta duração) ou crônica (duradoura). A sinusite aguda pode ser causada por bactérias e costuma desenvolver-se depois de uma infecção viral dos canais respiratórios superiores, como a constipação comum. Em certos casos, a sinusite crônica dos seios maxilares pode ser consequência de uma infecção dentária.
Durante uma constipação, a membrana da mucosa inflamada da cavidade nasal tem tendência a bloquear as aberturas dos seios. Quando isto acontece, o ar dos seios é absorvido pela corrente sanguínea e a pressão dentro dos mesmos baixa, produzindo uma pressão negativa que se torna dolorosa (uma doença conhecida como sinusite por vácuo). Se o vácuo persistir, entra líquido nos seios e enche-os, criando um terreno fértil para as bactérias. Então, os glóbulos brancos e mais líquido entram nos seios para combater as bactérias e este fluxo aumenta a pressão e provoca mais dor.
Os sintomas mais comuns de sinusite incluem:
Nariz entupido ou corrimento nasal. Se o seu nariz produz muco verde ou amarelo, provavelmente tem uma infecção bacteriana. Dor e sensibilidade no rosto (perto dos seios infectados). Pode experimentar uma dor latejante, que é pior quando move a cabeça, e dor de dentes ou dor no maxilar quando come.
Outros possíveis sintomas incluem:
Temperatura elevada, cansaço, tosse, mau hálito (halitose), pressão nos ouvidos, perda do paladar e do olfacto e um sentimento de mal-estar geral.

As informações disponibilizadas são para conhecimento geral e não substituem de forma alguma o conselho médico apropriado em caso de sentir algum sintoma de doença.

A Haloterapia vai aliviar os seus sintomas de sinusite, abrindo os bloqueios no trato sinusal.
Estudos clínicos publicados no New England Journal of Medicine (2006) observam: “A inalação de solução salina hipertônica produz uma aceleração sustentada da depuração de muco e melhora a função pulmonar. Tratamento de terapia de sal reduz a doença de pulmão e pode proteger o pulmão de agressões que reduzem a depuração de muco “.
Na Haloterapia, ou terapia sal, as partículas de sal chegam a todas as áreas afetadas, retirando o fluido e acelerando o ritmo da limpeza mucociliar. Esta ação permite reduzir o edema da mucosa nasal responsável pela obstrução nasal que, por sua vez, leva a um reforço da passagem das vias aéreas no nariz e nos tubos dos seios paranasais permitindo uma melhor drenagem. A Haloterapia também reduz a infecção ao eliminar bactérias.
A Haloterapia é clinicamente comprovada para limpar o muco das vias aéreas e, desta forma, remover a obstrução do fluxo de ar.
Comprovou também que melhora o mecanismo de transporte mucociliar, tanto em indivíduos asmáticos como em indivíduos saudáveis, melhora a função pulmonar e ajuda a limpar dos pulmões as partículas inaladas indesejadas.
Consegue equilibrar a superfície líquida das vias aéreas.
Tem efeitos anti-inflamatórios e bactericidas.
Demonstrou eficácia na redução da hiper-responsividade brônquica.
Após os tratamentos no Centro de Haloterapia do Porto terá uma respiração mais fácil em apenas algumas sessões. Conseguirá aliviar os espirros, a tosse, a falta de ar e diminuir a sua dose de medicamentos de prescrição. Poderá lidar melhor com os agentes que provocam doenças respiratórias e, também, alongar os seus tempos de recaídas.
Irá sentir-se revitalizado, melhorando a saúde geral e a qualidade de vida.
Após o tratamento completo, que varia entre 5 a 12 sessões, os pacientes obtêm benefícios que podem ir até 12 meses ou em alguns casos mais
Doença pulmonar obstrutiva crônica
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) caracteriza-se por uma limitação do débito aéreo (ventilação), geralmente progressiva e com reduzida reversibilidade. A sua origem está normalmente associada a uma resposta inflamatória anômala dos pulmões à inalação de partículas ou gases nocivos.
Estima-se que a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) afete, em Portugal, cerca de 5,3 por cento da população. O tabagismo é o maior culpado.
As alterações patológicas pulmonares conduzem a alterações fisiológicas características como a hipersecreção de muco, disfunção ciliar, limitação do débito aéreo, hiperinsuflação pulmonar, anomalias das trocas gasosas, hipertensão pulmonar e cor pulmonal.
As substâncias irritantes provocam a inflamação dos alvéolos. Se se sofrer dessa inflamação há algum tempo, pode evoluir-se para uma lesão permanente. Os glóbulos brancos acumulam-se nos alvéolos inflamados e libertam enzimas, que lesam o tecido conjuntivo nas paredes dos alvéolos. Por outro lado, fumar prejudica as defesas do pulmão, danificando as minúsculas células ciliadas, semelhantes a pêlos, que revestem as vias respiratórias e que geralmente transportam a mucosidade em direcção à boca e ajudam a expulsar as substâncias tóxicas.
Os sintomas mais comuns são a tosse ou a produção de expectoração frequente, dispneia e história de exposição a factores de risco para a doença.

As informações disponibilizadas são para conhecimento geral e não substituem de forma alguma o conselho médico apropriado em caso de sentir algum sintoma de doença.

“Diminua a frequência e intensidade da sua tosse”
Estudos clínicos publicados no New England Journal of Medicine (2006) observam: “A inalação de solução salina hipertônica produz uma aceleração sustentada da depuração de muco e melhora a função pulmonar. Tratamento de terapia de sal reduz a doença de pulmão e pode proteger o pulmão de agressões que reduzem a depuração de muco “.
Durante o processo com o tratamento de Haloterapia, a esmagadora maioria dos pacientes com diferentes formas de doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) demonstram uma dinâmica positiva no alívio dos sintomas, nomeadamente na diminuição da frequência e intensidade da tosse e também numa expectoração de muco mais fácil que se torna menos viscoso. Tal dinâmica dos sintomas clínicos é uma evidência de ativação do transporte mucociliar e intensificação da drenagem respiratória.
A Haloterapia é clinicamente comprovada para limpar o muco das vias aéreas e , desta forma, remover a obstrução do fluxo de ar.
Comprovou também que melhora o mecanismo de transporte mucociliar, tanto em indivíduos asmáticos como em indivíduos saudáveis, melhora a função pulmonar e ajuda a limpar dos pulmões as partículas inaladas indesejadas.
Consegue equilibrar a superfície líquida das vias aéreas.
Tem efeitos anti-inflamatórios e bactericidas.
Demonstrou eficácia na redução da hiper-responsividade brônquica.
Após os tratamentos no Centro de Haloterapia do Porto terá uma respiração mais fácil em apenas algumas sessões. Conseguirá aliviar os espirros, a tosse, a falta de ar e diminuir a sua dose de medicamentos de prescrição. Poderá lidar melhor com os agentes que provocam doenças respiratórias e, também, alongar os seus tempos de recaídas.
Irá sentir-se revitalizado, melhorando a saúde geral e a qualidade de vida.
Após o tratamento completo, que varia entre 10 a 15 sessões, os pacientes obtêm benefícios que podem ir até 12 meses ou em alguns casos mais.
Rinite
A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz. Esta inflamação pode, eventualmente, também, estender-se até à mucosa dos olhos (conjuntivite), ouvidos (otite), seios paranasais (sinusite) ou faringe (faringite).
A principal causa de rinite é a alergia – rinite alérgica. Existem outras causas para a ocorrência de rinite não alérgica, por exemplo, rinite infecciosa, rinite induzida por medicamentos, entre outros, que são, no entanto, menos frequentes.
A rinite alérgica é reconhecida como a doença alérgica mais frequente, sendo que estudos atuais têm revelado que mais de 25 % da população portuguesa tem queixas crônicas de rinite. Apesar de poder surgir em qualquer idade, a idade média de aparecimento é entre os 8 e os 11 anos, sendo a população mais afetada a dos adolescentes e jovens adultos.
Na rinite alérgica, a inflamação da mucosa do nariz ocorre geralmente após contacto com um alergênio (pequenas partículas capazes de induzir uma resposta alérgica, como por exemplo, os ácaros do pó, os pelenes de árvores ou flores, o pelo de certos animais, entre outros), que desencadeia uma resposta alérgica, com o consequente aparecimento dos sintomas de rinite.
A rinite apresenta-se normalmente através de:
Espirros, sendo comum a ocorrência de salvas de 5 a 20 espirros seguidos
Comichão e vermelhidão do nariz
Corrimento, muco nasal aquoso e transparente
Obstrução nasal (sensação de nariz entupido)
Lacrimejo e comichão nos olhos
Comichão na garganta
Olheiras crônicas
Eventualmente tosse (surge quando o corrimento nasal escorre para a garganta, irritando-a)

As informações disponibilizadas são para conhecimento geral e não substituem de forma alguma o conselho médico apropriado em caso de sentir algum sintoma de doença.
Se sofre de qualquer tipo de rinite, incluindo a rinite alérgica ou febre do feno, o tratamento com Haloterapia pode trazer alívio imediato.
A inalação de solução salina hipertônica produz uma aceleração sustentada da depuração de muco e melhora a função pulmonar. Tratamento de terapia de sal reduz a doença de pulmão e pode proteger o pulmão de agressões que reduzem a depuração de muco “.
Na Haloterapia, ou terapia sal, as partículas de sal chegam a todas as áreas afetadas retirando o fluido e acelerando o ritmo da limpeza mucociliar. Esta ação permite reduzir o edema da mucosa nasal responsável pela obstrução nasal que, por sua vez, leva a um reforço da passagem das vias aéreas no nariz e nos tubos dos seios paranasais permitindo uma melhor drenagem. A Haloterapia também reduz a infecção ao eliminar bactérias.
A Haloterapia é clinicamente comprovada para limpar o muco das vias aéreas e, desta forma, remover a obstrução do fluxo de ar.
Comprovou também que melhora o mecanismo de transporte mucociliar, tanto em indivíduos asmáticos como em indivíduos saudáveis, melhora a função pulmonar e ajuda a limpar dos pulmões as partículas inaladas indesejadas.
Consegue equilibrar a superfície líquida das vias aéreas.
Tem efeitos anti-inflamatórios e bactericidas.
Demonstrou eficácia na redução da hiper-responsividade brônquica.
Se sofre de qualquer tipo de rinite, incluindo a rinite alérgica ou febre do feno, os tratamentos no Centro de Haloterapia do Porto podem trazer alívio imediato. A limpeza de organismos patogênicos do seu sistema significa uma redução do lacrimejar e da comichão dos seus olhos e nariz. Conseguirá aliviar os espirros, a tosse e diminuir a sua dose de medicamentos de prescrição. Poderá lidar melhor com os agentes que provocam doenças respiratórias e, também, alongar os seus tempos de recaídas.
Irá sentir-se revitalizado, melhorando a saúde geral e a qualidade de vida.
Após o tratamento completo, que varia entre 10 a 15 sessões, os pacientes obtêm benefícios que podem ir até 12 meses ou em alguns casos mais.
Fibrose cística
A fibrose cística, também conhecida por fibrose quística ou mucoviscidose, é uma doença hereditária que faz com que certas glândulas produzam secreções anormais, cujo resultado é uma série de sintomas, entre os quais o mais importante afeta o tubo digestivo e os pulmões.
A fibrose cística é uma doença hereditária de elevada mortalidade.
Os pulmões são normais ao nascer, mas as perturbações respiratórias podem desenvolver-se em qualquer momento a partir do nascimento. As secreções brônquicas espessas obstruem, finalmente, as vias aéreas inferiores, causando a sua inflamação.
À medida que a doença avança, as paredes brônquica espessam-se, as vias aéreas enchem-se de secreções infectadas, algumas zonas do pulmão contraem-se (uma afecção denominada atelectasia) e os gânglios linfáticos aumentam de tamanho. Todas estas alterações reduzem a capacidade do pulmão para transferir o oxigênio para o sangue.
A maioria das crianças com fibrose cística são levadas ao médico com queixas de tosse, respiração sibilante e infecções do trato respiratório. A tosse, que é o sintoma mais comum, vem acompanhada de náuseas, vômitos e alterações do sono. Já os adolescentes apresentam atraso de crescimento e da puberdade. Nos adultos, as complicações podem ser: colapso pulmonar (pneumotórax), tosse sanguinolenta e insuficiência cardíaca. As infecções também constituem um problema importante. As bronquites e as pneumonias recorrentes vão debilitando cada vez mais os pulmões.
Durante o processo com o tratamento de Haloterapia, a esmagadora maioria dos pacientes com fibrose cística demonstram uma dinâmica positiva no alívio dos sintomas, nomeadamente na diminuição da frequência e intensidade da tosse como também numa expectoração de muco mais fácil que se torna menos viscoso. Tal dinâmica dos sintomas clínicos é uma evidência de ativação do transporte mucociliar e intensificação da drenagem respiratória.

As informações disponibilizadas são para conhecimento geral e não substituem de forma alguma o conselho médico apropriado em caso de sentir algum sintoma de doença.

A Haloterapia provou ajudar os doentes com fibrose cística.
A inalação de solução salina hipertônica produz uma aceleração sustentada da depuração de muco e melhora a função pulmonar. Tratamento de terapia de sal reduz a doença de pulmão e pode proteger o pulmão de agressões que reduzem a depuração de muco “.
A Haloterapia é clinicamente comprovada para limpar o muco das vias aéreas e, desta forma, remover a obstrução do fluxo de ar.
Comprovou também que melhora o mecanismo de transporte mucociliar, tanto em indivíduos asmáticos como em indivíduos saudáveis, melhora a função pulmonar e ajuda a limpar dos pulmões as partículas inaladas indesejadas.
Consegue equilibrar a superfície líquida das vias aéreas.
Tem efeitos anti-inflamatórios e bactericidas.
Demonstrou eficácia na redução da hiper-responsividade brônquica.
Após os tratamentos no Centro de Haloterapia do Porto terá uma respiração mais fácil em apenas algumas sessões. Conseguirá aliviar os espirros, a tosse, a falta de ar e diminuir a sua dose de medicamentos de prescrição. Poderá lidar melhor com os agentes que provocam doenças respiratórias e, também, alongar os seus tempos de recaídas.
Irá sentir-se revitalizado, melhorando a saúde geral e a qualidade de vida.
Após o tratamento completo, que varia entre 10 a 15 sessões, os pacientes obtêm benefícios que podem ir até 12 meses ou em alguns casos mais.
Prevenção e alivio de Constipações e Gripes
A constipação comum geralmente dura entre 5 a 10 dias. O paciente que sofre de sintomas de constipação apresenta espirros, corrimento e obstrução nasal dos seios paranasais, dor de cabeça e dor de garganta. Muitas pessoas confundem gripe com a constipação comum. Os vírus que as causam são diferentes. Um ataque de gripe é muito mais grave. Os sintomas/sinais da constipação são limitados às vias respiratórias superiores enquanto que a gripe infecta o trato das vias aéreas do nariz e da garganta que, às vezes, pode espalhar-se para dentro dos pulmões. Ela é causada por vírus de Tipo A e B. A temporada de gripe começa no final do outono e durante o inverno. Um paciente com o vírus da gripe sofre de sintomas como dores no corpo, febre alta, tosse seca, olhos vermelhos, fraqueza, pele corada e tosse seca. Se tem esses sintomas de constipação ou gripe, por favor contacte-nos hoje para agendar uma sessão para que possamos ajudá-lo a sentir-se bem novamente!

As informações disponibilizadas são para conhecimento geral e não substituem de forma alguma o conselho médico apropriado em caso de sentir algum sintoma de doença.

Sintomas de constipação ou Gripe, nós podemos ajuda-lo.
 “A inalação de solução salina hipertônica produz uma aceleração sustentada da depuração de muco e melhora a função pulmonar. Tratamento de terapia de sal reduz a doença de pulmão e pode proteger o pulmão de agressões que reduzem a depuração de muco “.
Se sofre de gripe ou constipação, a haloterapia vai trazer alívio, abrindo as vias aéreas nasais, matando as bactérias e facilitando a drenagem dos seios paranasais. Com a depuração de muco acelerada a congestão no peito desaparece e a respiração será mais fácil.
Após os tratamentos no Centro de Haloterapia do Porto terá uma respiração mais fácil em apenas algumas sessões. Conseguirá aliviar os espirros, a tosse, a falta de ar e diminuir a sua dose de medicamentos de prescrição. Poderá lidar melhor com os agentes que provocam doenças respiratórias e, também, alongar os seus tempos de recaídas.
Após o tratamento completo, que varia entre 5 a 7 sessões, irá sentir-se revitalizado, melhorando a saúde geral e a qualidade de vida.
Doenças dermatológicas
Tentar livrar-se de uma erupção cutânea pode ser quase tão problemático como lidar com uma. Duas das principais causas são a psoríase comum e a dermatite.
A dermatite (eczema) é uma inflamação das camadas superficiais da pele que é acompanhada de bolhas, vermelhidão, inflamação, supuração, crostas, escamação e, frequentemente, comichão. Coçar e esfregar prolongadamente a pele pode provocar um espessamento e endurecimento da mesma. Alguns tipos de dermatite só afetam partes específicas do corpo.
A psoríase é uma doença crônica e recorrente que se reconhece pelas suas formações escamosas prateadas e pelas placas de diversos tamanhos (pápulas volumosas). A escamação resulta de um crescimento e de uma produção anormalmente elevada das células cutâneas. Desconhece-se a causa deste crescimento celular acelerado, mas crê-se que os mecanismos imunes têm um papel importante. Esta doença costuma afetar vários membros de uma mesma família. A psoríase é frequente e afeta entre 2 % a 4 % da população branca; as pessoas de etnia negra são menos afetadas. A psoríase começa frequentemente em indivíduos entre os 10 e os 40 anos, mas pode aparecer em qualquer idade.

As informações disponibilizadas são para conhecimento geral e não substituem de forma alguma o conselho médico apropriado em caso de sentir algum sintoma de doença.

“Haloterapia provou ser uma ajuda no alivio da dermatite”
Partículas de cloreto de sódio tem uma influência benéfica, não só no sistema respiratório, mas também no sistema tegumentar. O sistema tegumentar é o sistema de proteção dos corpos dos seres vivos e engloba a pele, pelos e unhas. Ele é composto por camadas como derme e epiderme (parte mais externa). Reveste todos os órgãos vivos e constitui barreira de proteção contra a entrada de micro-organismos no ser vivo.
O depósito, nas áreas abertas da pele, de partículas de cloreto de sódio aumenta a atividade dos canais iônicos das células da pele e ativa a atividade electrofisiológica que determina as propriedades protetoras da pele. Os efeitos destes micro-cristais de sal resultam na normalização do pH e na indução reparativa-regenerativa da pele através da microcirculação.
Com a Haloterapia verifica-se o aumento da permeabilidade e da atividade electrofisiológica da membrana celular ajudando assim na penetração de vários remédios, usados em dermatologia e cosmetologia, potenciando a sua eficácia.
Após o tratamento completo com a Haloterapia, foi observada uma dinâmica positiva em 65-75% dos pacientes com dermatite atópica. Isso resultou na diminuição da comichão, solução ou redução de liquenificação, secagem de pequenas fissuras e arranhões. Efeito positivo é mais evidente em pacientes com a forma exsudativa da doença na fase de remissão de eventos inflamatórios-exsudativos agudos.
Nas doenças dermatológicas as partículas de sal terão efeitos favoráveis sobre o cabelo e na microcirculação sanguínea da pele. Também irá matar as bactérias e os fungos, possuindo propriedades anti-inflamatórias.
Indicações comuns para a utilização da Haloterapia em programas de pele e cosmetologia:
- Dermatite atópica, forma difusa e exsudativa em fase de manutenção;
- Urticária recorrente;
- Psoríase em fase de manutenção;
- Eczema;
- Hipersecreção sebácea (seborreia adiposa)
- Piodermites;
- Pinta e onicomicose;
- Lesões cutâneas térmicas;
 Estados pós-operatório (cirurgia estética);
Acne;
Celulite
- Pele enfraquecida;
 Doenças do cabelo;
Se você tiver algum destes sintomas, contacte o Centro de Haloterapia do Porto para agendar uma sessão, para que possamos ajudá-lo a levar uma vida melhor com uma terapia livre de drogas.
Stress, ansiedade, depressão
O stress, seja ele de natureza física, psicológica ou social, é um termo que compreende um conjunto de reações fisiológicas, as quais, quando exageradas em intensidade e duração, acabam por causar desequilíbrio no organismo, frequentemente com efeitos danosos.
O stress pode causar dores de cabeça, problemas de memória, mau humor, insônias fadiga e tiques nervosos, além de diminuir consideravelmente a sua produtividade. Os factores que provocam esse estado são os mais variáveis – excesso de tarefas, sobrecarga emocional, crises financeiras, etc. Para ser um profissional mais competente e não adoecer, é essencial evitar e combater o stress.

As informações disponibilizadas são para conhecimento geral e não substituem de forma alguma o conselho médico apropriado em caso de sentir algum sintoma de doença.

Relaxe num ambiente saudável livre de drogas.
Pode até ser contraditório pensar que algo nomeado de negativo possa oferecer benefícios para a saúde, mas é o que ocorre no caso dos iões. Quando negativos estes átomos podem trazer energia e bom humor. Já o excesso de iões positivos causa cansaço, irritação, tristeza profunda, falta de concentração e menor rendimento em atividades físicas e intelectuais.
Estes problemas poderiam ser resolvidos com a proximidade do ser humano de locais com maior concentração de iões negativos. Fácil? Não é tão simples assim. O problema é que a concentração de iões positivos é bem maior que a dos iões negativos no ambiente moderno.
Os iões positivos são encontrados no ar poluído, em ambientes cheios de produtos electrônicos como televisões, computadores e telemóveis. Enquanto isso, os iões negativos estão presentes em quedas de água durante ou após tempestades, assim como em praias, montanhas e florestas.
O micro-clima da nossa sala, rica em iões negativos criado por cristais de sal, é único. É impossível expor-se a tantos outros iões negativos a não ser que caminhe por um longo tempo ao longo da praia ou passe o tempo numa gruta de sal natural.
Combinando a atmosfera e o ambiente relaxante da nossa sala de sal, este microclima irá aliviar os sintomas de:
stress, ansiedade
depressão
exaustão
fadiga crónica
insónia
ronco
Se você tiver algum destes sintomas, contacte o Centro de Haloterapia do Porto para agendar uma sessão, para que possamos ajudá-lo a levar uma vida melhor com uma terapia livre de drogas.
Contra-indicações
Estadio agudo de doenças respiratórias.
Doenças obstrutivas crônicas pulmonares em estadio IV (insuficiência respiratória crônica, e, ou, insuficiência cardíaca)
Intoxicação
insuficiência cardíaca
Hemorragias
Expectoração de sangue (hemoptise)
Hipertensão de grau II (JNC7)
Todas as doenças internas em descompensação
Tuberculose

Um comentário:

Haloenergy disse...

Informamos que no Centro Haloenergy, localizado em Lisboa (junto ao C.C. Colombo), encontra um Centro especializado em Haloterapia.

Venha comprovar os efeitos terapêuticos do sal!

Haloenergy
Rua Mestre Lima de Freitas, 8 A
1500-895 Lisboa

Contactos: 210 115 903 / 930 551 616

E-mail: geral@haloenergy.pt

Facebook: www.facebook.com/haloenergy.pt

Website: www.haloenergy.pt