sábado, 15 de setembro de 2012

A pele humana




A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível. 

Quando chegamos ao estado adulto ela cobre uma área de cerca de 1,7 metros quadrados.

À medida que nos lavamos, corremos, vestimos e até quando nos viramos na cama a pele vai caindo.

A superfície da pele está coberta por células mortas, endurecidas por queratina. Estas células acabam por enrolar-se, desfazer-se e por fim, cair.

Camadas da Pele
      
1ª Camada - Epiderme
É composta de várias camadas de células sobrepostas (epitélio estratificado). Suas células multiplicam-se, diferenciam-se e se renovam periodicamente. Tem uma variação na espessura que varia de 0,04 mm (pálpebras) até 1,6 mm (regiões palmo-plantares). As camadas da epiderme são:
 Germinativa Basal: É a camada mais profunda da epiderme. Recebe este nome porque há divisão contínua de células que asseguram a renovação da epiderme. É formada por uma fileira de células dos seguintes tipos:
- Células Basais ou Queratinócitos: a função principal é a produção de queratina (proteína elástica e flexível que consiste no principal componente da camada córnea). A queratina forma, também, uma barreira contra os agentes externos físicos e/ou químicos;
- Melanócitos: células responsáveis pela produção de melanina (responsável pela coloração da pele), cuja função pigmentogênica apresenta obstáculo na ação das radiações solares, sendo uma proteção solar natural. O processo pelo qual forma-se a melanina é conhecido por melanogênese;
- Células de Langherans: localizadas na parte externa do folículo piloso e glândula sebácea, desempenha um papel fundamental no sistema imunológico da pele, atuando no processo primário de antígenos exógenos que atingem a pele.
Espinhosa: É também conhecida como camada malpighiana ou corpo mucoso de malpighi. É formada por células que se achatam progressivamente em direção à superfície. As células são ligadas umas as outras por pontes intercelulares denominadas desmossomas.


Granulosa: É formada pelas células granulosas que recebem este nome devido ao grande número de grânulos em seu interior. Estes grânulos são formados por queratina, que são continuamente produzidas pelos queratinócitos.
Lúcida: Apresenta uma estrutura compacta e resistente, também apresenta grande quantidade de eleidina (substância oleosa responsável pelo tom translúcido da pele). É praticamente inexistente nas regiões palmo-plantares.
Córnea: Repleta de queratina e em constante escamação. É a camada mais superficial da pele.
2ª camada - Derme
É formada principalmente por feixes de fibras colágenas, elásticas e reticulares, em cuja trama inserem-se os capilares sangüíneos e linfáticos, músculos, estruturas nervosas, células de tipos variados e formações anexas como folículos pilosos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas.
Fibras colágenas: compreendem 95% do tecido conectivos da derme e está dividido em dois tipos: colágeno I (fibras mais espessas), e colágeno tipo II (fibras mais finas).
Fibras elásticas: Microfibras orientadas em diversas posições na derme, sendo responsáveis pela elasticidade da pele.
Fibras reticulares: são as mais delicadas e se ramificam formando conecções firmes e apertadas.
Capilares sangüíneos e linfáticos: A função dos vasos sangüíneos é de nutrição e regulação da temperatura da pele. Na pele, cada sistema (linfático e sangüíneo) forma dois plexos, um mais profundo (localizado no nível dermo-hipodérmico) e o plexo superficial (localizado na derme subpapilar). A termorregulação é o resultado de uma contínua alternância entre vasoconstrição e vasodilatação dos capilares em função da situação ambiental, contribuindo para o controle da temperatura orgânica.
Músculos da pele: A musculatura da pele é lisa e compreende os músculos eretores dos pêlos, os dardos do escroto e a musculatura da aréola mamária. Os músculos da pele são importantes para gerar calor.
Estruturas nervosas: Nervos sensitivos responsáveis pela sensibilidade da pele, assim como receber informações necessárias para se adequar ao meio (tato, dor, calor, frio, pressão).
Folículos pilosos: São estruturas constituídas por células queratinizadas produzidas pelo folículo piloso. Existem dois tipos de pêlos: VELUS (pêlos tipo lanugem), e TERMINAL (mais espesso e pigmentado como cabelo, barba, pilosidade pubiana e axilar). Os pêlos compõe-se de uma parte livre, a haste, e uma parte intradérmica, a raiz.
 Unhas: São estruturas queratinizadas que protegem as extremidades das pontas dos dedos, áreas com muita sensibilidade. As unhas têm quatro partes: raiz, lâmina (aderente ao leito ungueal), dobras laterais e borda livre. A espessura das unhas varia de 0,5 a 0,75 mm e o crescimento é de cerca de 0,1 mm por dia nas das mãos, sendo mais lento na dos pés. Têm como funções: proteção, preensão, agressão e sensibilidade.
Glândulas Sudoríparas: Libera o suor que é incolor, inodoro, composto de 99% de água e solutos encontrados no plasma. O odor fétido do suor (bromidrose) é causado por bactérias próprias das regiões sudoríparas. É através do suor que a pele mantém a temperatura do corpo e também elimina substâncias como uréia, ácido láctico, etc. As glândulas sudoríparas podem ser:
- ÉCRINAS, que estão dispersas por todo o corpo, existindo em maior quantidade nas regiões palmo-plantares e axilas. Suas glândulas desembocam diretamente na superfície da epiderme, cujo orifício por onde é eliminado o suor chama-se poro ou crossiríngio e se apresenta rodeado de queratina;
- APÓCRINAS, que desembocam nos folículos pilossebáceos e não diretamente na superfície. Localizam-se na axila, área perimamilar e região anogenital, e, modificadamente, no conduto auditivo externo (cera), nas pálpebras (glândulas de moll) e nas mamas (glândulas mamárias).
Glândulas Sebáceas: Estão presentes em toda a pele, com exceção das regiões palmares e plantares. Desembocam sempre no folículo pilossebáceo com ou sem pêlo. O sebo evita a perda de água, tem propriedades antimicrobianas e substâncias precursoras de vitamina D.
 Hipoderme
A hipoderme é a camada mais profunda da pele, possui espessura variável, composta basicamente por células gordurosas que formam blocos entremeados por feixes conjuntivos que assumem disposições especiais. A hipoderme, além de tecido reserva de energia, participa no isolamento térmico, protege o organismo contra agressões mecânicas e facilita a mobilidade da pele em relação às estruturas subjacentes.

Pele
No total, ela mede cerca de 2 metros quadrados, o equivalente a um retângulo de um metro de largura por dois de comprimento. E pesa perto de 3 quilos. As impressões digitais se formam ainda no útero, seis a oito semanas antes do nascimento da criança. Ao longo da pele estão distribuídas 2 milhões de glândulas sudoríparas, responsáveis pela irrigação e desintoxicação da pele, por meio do suor. A maior concentração de glândulas está na palma das mãos: 370 por centímetro quadrado. Nos dias frios, o fluxo sangüíneo na pele é de apenas 0,5 litro por minuto. Quando está quente, o fluxo sobe para 3 litros por minuto, para refrescar.
A herança da pigmentação da pele humana
A cor da pele é um exemplo muito comum em herança quantitativa. Esta herança é representada por dois pares de genes: Aa e Bb.


Os genes A e B (aditivos) determinam o aumento da intensidade da pigmentação. E os genes a e b (não-aditivos) produzem uma menor quantidade de pigmentação.

Portanto, cinco classes foram criadas em relação à pigmentação da pele humana

Veja: 



Observe que quanto maior for o número de genes aditivo, maior será a pigmentação. E quanto maior for o número de genes não-aditivos, a pigmentação será menor.


Veja no esquema abaixo, um cruzamento entre AABB e aabb, onde na F2 aparece a herança quantitativa: 






Tipos de pele
A maior parte dos especialistas distinguem 5 tipos de pele: A pele normal, a pele oleosa, a pele mista, a pele sensível e a pele seca. Cada tipo de pele tem as suas características particulares que requerem cuidados diferentes.
Pele Normal > A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e o que menos problemas e imperfeições como espinhas e manchas desenvolve. Não é nem demasiado seca nem demasiado gordurosa. Os poros são bem pequenos e mal se notam. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde.

Pele Oleosa
 > Este é um tipo de pele que (como o seu nome sugere) produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas devido a vários fatores (principalmente o fator genético) têm maior actividade do que nas pessoas com pele seca, normal ou mista, o que leva a uma maior quantidade de secreção de sebo.
A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem e ao lixo que se vai acumulando, o que se revela num dos maiores problemas deste tipo de pele. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas.
Pele Seca > De todos os tipos de pele, a pele seca será o que requer mais cuidados, devido á sua tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, ter menos elasticidade bem como desenvolver rugas e linhas de expressão do que os outros tipos de pele.

Pele Mista > Este é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e também outras áreas em que esta pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas). Se você sente a sua pele esquisita como se estivesse a ser esticada em algumas áreas e com excesso de óleo noutras, então você provavelmente tem pele mista.
Pele Sensível > A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis e se torna irritada e inflamada muito facilmente. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais.
Como saber qual o tipo de pele que você tem
Se você não conseguiu descobrir o seu tipo de pele depois de ler as características listadas acima aqui fica uma dica que o pode ajudar. Tudo o que você precisa é de um lenço seco e limpo para limpar o rosto. Ao acordar de manhã limpe a cara com o seu lenço e olhe para ele. Aqueles que têm pele normal vão notar que o lenço não ficou com óleo e sentem a pele do rosto flexível, vibrante, fresca e elástica. Os que têm pele oleosa vão ver que seu lenço ficou com manchas transparentes causadas pelo excesso de óleo na pele. Normalmente o óleo é encontrado em maior quantidade na área do nariz, bochechas e testa. No entanto se houver óleo apenas no centro a sua pele pode ser um tipo de pele mista, isto é, se você verificar que o óleo vem apenas do nariz e testa (consideradas as áreas do rosto com mais óleo) e não das bochechas. Se depois de limpar a pele você não encontrou óleo no seu lenço e sente a sua pele como se estivesse esticada ou presa, com pouca elasticidade, áspera e uma sensação de secura o mais certo é que você tenha pele seca. Pessoas com a pele sensível vão notar que sua pele fica com manchas muito facilmente e não reage muito bem aos produtos de cuidados com a pele, ficando inflamada ou com coceira.
A cor da pele humana varia entre quase preto (devido à alta concentração do pigmento escuro melanina) para quase sem cor (aparentando ser rosado devido a vasos sanguíneos sob a pele).A cor da pele é determinada primariamente pela quantidade e tipo de melanina, o pigmento que dá à pele sua cor. A variação da cor da pele ocorre em sua maior parte devido à genética. Em geral, pessoas com ancestrais provenientes de regiões tropicais e maiores altitudes (fatores que aumentam exposição aos raios ultravioleta) possuem pele de cores mais escuras do que pessoas cujos ancestrais provém de regiões subtropicais. Porém, vários grupos étnicos de cor da pele clara conseguiram sobrevier em regiões tropicais via adaptação social, e vice-versa para grupos étnicos de cor da pele escura em regiões subtropicais.


Tipo
Descrição da pele
Reação ao sol
Cor dos olhos e cabelos
Escala de von Luschan
I
muito clara, ou "celta"
Queima com frequência, raramente bronzeia.
A presença de sardas é frequente; cabelos ruivos, castanhos ou loiros e olhos claros: azuis, verdes, cinzas e etc.
1-5
II
clara; europeu de pele clara
Queima com frequência, às vezes bronzeia.
Cabelos claros ou escuros, e olhos azuis, verdes, castanhos, cinzas e âmbares.
6-10
III
clara média; europeu de pele escura, ou ainda,caucasiano médio"
Às vezes queima, bronzeia com frequência.
Geralmente, cabelos castanhos e olhos azuis, verdes, castanhos, âmbares e, raramente, pretos.
11-15
IV
escura média; pessoas típicas do "Mediterrâneo" (sul da Europa e norte da África), ou ainda, pele cor de oliva"
Raramente queima, bronzeia com frequência.
Geralmente, cabelos castanhos escuros, pretos e olhos azuis, verdes, castanhos ou, ainda, pretos.
16-20
V
escura, "marrom" ou "parda"
Pele natural marrom-negra.
Cabelos pretos e olhos castanhos ou pretos.
21-28
VI
muito escura ou "negra"
Pele natural negra.
Cabelos e olhos pretos, com poucas variações.
29-36
As rugas surgem primeiramente na derme, a camada intermediária entre a epiderme e hipoderme. Nessa fase são denominadas

dinâmicas, pois só aparecem com a contração muscular. Com o tempo elas passam a ser perceptíveis a olho nu, tornando-se estáticas e atingindo também a epiderme
Os hábitos de vida são importantíssimos para a prevenção das rugas e linhas de expressão. A alimentação deve ser rica em alimentos antioxidantes e líquidos (de preferência água, ela hidrata a célula). Cremes hidratantes para cada tipo de pele também auxiliam na hidratação. O fumo, o estresse e grande exposição aos raios do sol, e a queda de estrogênio (menopausa) são agravantes que contribuem para o desenvolvimento das rugas. 
Tipos de rugas
RUGAS VERTICAIS E OLHAR CANSADO, SEM BRILHO 

Indicam preocupação, ansiedade, conseqüência de uma personalidade sensível e, quem sabe até frustrada, porém muito competente. Aqueles que se enquadram neste tipo, provavelmente estão à espera de uma chance para mostrar a sua capacidade. 

RUGAS VERTICAIS, OLHAR CANSADO E SOBRANCELHAS FRANZIDAS 
Indivíduo com esse tipo de ruga revela certa desconfiança e uma tendência para o raciocínio matemático. É dono de um forte carisma, por isso está destinado a exercer profunda influência sobre aqueles que o rodeiam. No entanto, manifesta uma leve predisposição ao pessimismo, fruto do excesso de responsabilidade. 

RUGAS VERTICAIS E OLHAR INQUIETO 

Tendência para atividades relacionadas com pesquisas, temperamento insatisfeito e pronto para atribuir aos outros a responsabilidade de suas desilusões. Geralmente as pessoas que apresentam esse perfil gostam de se dedicar ao estudo, às atividades artísticas ou intelectuais que, muitas vezes, consomem as suas energias. A aparente hipocondria pode estar relacionada com as causas orgânicas. Então , cuidado com as crises nervosas, pois, descontrole emocional poderá provocar sérios problemas em suas vidas. 

RUGAS HORIZONTAIS 
Esse tipo de ruga é próprio de pessoas extrovertidas; comunicativas e apaixonadas pela vida. Evidenciam capacidade de observação, pragmatismo e atração pôr tudo que é humano e natural. Elas podem ser encontradas até em pessoas bem jovens, que sentem grande desejo de aprender e de executar experiências encorajadoras. 
Abaixo seguem algumas variações dessa modalidade de ruga. 

TESTA COM MUITAS RUGAS HORIZONTAIS 


Indica inteligência aguçada, vivacidade e interesse por tudo e por todos. Essas pessoas têm um olhar atento e penetrante, capazes de assimilar e de enviar mensagem e estímulos. É um traço distinto de indivíduos originais e amadurecidos. 


RUGAS HORIZONTAIS E SOBRAANCELHAS FRANZIDAS 
É peculiar de quem tem inteligência altamente marcante e bem orientada. Indivíduo com essa característica são bastante curiosos, acima do normal, pois sabem “pegar no ar” os muitos estímulos que lhes são oferecidos pela realidade. Sendo a liderança um de seus dons, não sabem o que é fraqueza nem depressão. 

RUGAS HORIZONTAIS E OLHAR VIVO 
Tolerância, senso de justiça e facilidade para aceitar o novo e o insólito. Portanto, as pessoas que se enquadram nesse tipo de ruga possuem elasticidade mental, a capacidade de revisar suas próprias opiniões e reformular conceitos. 

RUGAS HORIZONTAIS E OLHAR APAGADO 
Mostram o contrário de todos os sinais apresentados no exemplo anterior. Pessoas com essas características têm “ a mente mais aberta”, todavia lhes falta maturidade para emitir julgamentos. Possuem força de vontade reduzida e fortes impulsos à distração e à fuga. 

RUGAS HORIZONTAIS EM TESTA CARNUDA 
Demonstram características de indivíduos de temperamento, fleumático. De todas as solicitações que recebem do meio em que vive, somente se envolvem com aquelas que atendam aos seus interesses. 

RUGAS HORIZONTAIS EM TESTA OSSUDA 
Pertencem a indivíduos que gastam energias se preocupando com detalhes. Quem possui essas características, é bom ter uma visão mais equilibrada das coisas, pois a de conjunto é a que mais conta. 
Enfim, cuidar da pele é muito importante e a do rosto principalmente, porque muitas vezes denuncia a sua idade e reflete o seu estilo de vida : a quantidade de sol que se tomou, as horas mal dormidas, a alimentação, as experiências e as emoções vivenciadas também são reveladas. 
Hoje a ciência está muito mais avançada, existem no mercado produtos eficientes que agem na prevenção e na atenuação dos sinais deixados pelo tempo, atendendo às necessidades da pele em cada estágio. E os Dermatologistas estão aí atento as dúvidas e os problemas de cada paciente e a atenta a tudo que o mercado do cosmético anda apresentando de melhor na área. E a pele com toda certeza agradece... 

O que causa os pés de galinha


Tem aquele sujeito que não perdoa na hora de dar apelidos, escolhe logo o pior. Esse mesmo sujeito deve ter batizado o "pé de galinha". Porque realmente a ruga lembra um membro inferior de um galináceo, mas não precisava esfregar isso na cara, não é verdade? Parece que o nome piora o problema. Quem gosta de ter pés de galinha? Esse sujeito merecia umas bicadas.
A formação dos pés de galinha
Temos em volta dos olhos um músculo circular, chamado orbicular. Quando ele se movimenta, repuxa a pele que o recobre. Isso pouco afeta quem é jovem: pele rica em colágeno e com boa elasticidade acompanha sem ruga alguma esse movimento muscular. Mas com o passar dos anos, as coisas mudam. O colágeno, a hidratação e a elasticidade da pele não são mais os mesmos. A pele não consegue mais acompanhar ilesa a movimentação muscular. Nesse momento, aparecem pés de galinha, que pioram progressivamente.
Isso é um processo normal, natural, esperado e praticamente inevitável. Mas existem dicas preciosas que ajudam a retardar e minimizar o incômodo. Também existem, felizmente, tratamentos excelentes para suavizar essas marcas indesejadas.
    1- Os vilões  
Segue abaixo uma listinha daquilo que acentua os pés de galinha. Como em qualquer batalha que se preze, conhecer os inimigos é fundamental. Previna-se. Evite, na medida do possível, os fatores agravantes. Conforme as rugas se acentuam, os tratamentos ficam mais difíceis e mais caros.
- Sol
O sol envelhece a pele. Danifica o colágeno e as fibras elásticas, piorando a sustentação e a elasticidade da pele. Em outras palavras, acentua os pés de galinha. Os raios responsáveis por esse estrago são o ultravioleta A e o ultravioleta B, também chamados de UVA e UVB. O UVB queima a pele, causa a vermelhidão e está mais presente entre as 10 da manhã e as 4 da tarde. O UVA danifica a pele sem deixá-la vermelha. Ele já está presente desde antes das 10 da manhã, e continua a nos atingir até o final da tarde. Conclusão: use diariamente filtro solar. Aplique pela manhã e reaplique na hora do almoço. Os cuidados são mais intensos se você for à praia, à piscina ou se praticar esportes ao ar livre. Também é bom usar óculos escuros com lentes grandes que filtram os raios ultravioleta.
- Contração muscular
Não contraia desnecessariamente seu músculo orbicular. Use óculos escuros em dias claros. Não force sua vista. Se isso está acontecendo, será que não está na hora de usar lentes ou aumentar o grau?
- Cigarro
Algumas teorias defendem que o cigarro envelhece mais que o sol. Como a nicotina prejudica a circulação sanguínea, compromete a nutrição e oxigenação da pele, que se prejudica de dentro para fora. Além disso, quem fuma contrai repetidamente seu músculo orbicular, para evitar que a fumaça entre nos olhos.
- Menopausa
Os hormônios femininos ajudam a manter a saúde do colágeno. Depois da menopausa, as rugas – incluindo aí os pés de galinha – se acentuam.
2- Os tratamentos
O melhor tratamento depende de uma avaliação médica. Existem cremes que estimulam a formação de colágeno novo e mais saudável. Eles ajudam na prevenção e na recuperação de rugas leves. Em um grau moderado ou avançado, indica-se tratamento com Botox, que suaviza a contração do músculo orbicular. O efeito também é bom em rugas leves, como medida preventiva. Marcas acentuadas requerem medidas agressivas, como uso de laser, peelings profundos ou preenchedores. É possível associar diferentes tipos de tratamentos, sempre de acordo com a sua necessidade.



Nenhum comentário: