quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Linguagem não verbal no trabalho


No momento de uma entrevista de emprego ou até em uma situação decisiva para a aquela tão sonhada promoção, você é avaliada não apenas pelo que diz, mas também pela forma como movimenta o corpo. Isso mesmo! A postura influencia muito a visão que as pessoas têm ao seu respeito. Por isso, posiciona-se da forma correta é fundamental para conquistar a simpatia e a confiança do seu chefe. Quer saber como passar uma imagem positiva por meio da linguagem corporal? Então, fique atento as dicas que o No Pátio preparou para você
1. Desinteressada
Ficar de pernas e braços cruzados não é a melhor alternativa em um momento decisivo da sua vida. Essa postura demonstra insegurança e baixa autoestima, características não muito bem vindas aos funcionários. Além do mais, ficar desse jeito pode ser o mesmo que dizer que você não está com muita vontade de cooperar e não gosta muito de entrar em confrontos. Em uma entrevista de emprego, nada de ficar assim!
2. Disfarçando a fraqueza
Permanecer de pernas postas na uma frente da outra quando está em pé e de mãos cruzadas por ser sinal de instabilidade emocional e vontade de disfarçar a fraqueza e a impotência diante dessa situação. Pode ser um pedido inconsciente de que o outro não seja critico em excesso e não a exponha.
3. Descontraída
Parece fácil ficar nessa posição? Pois nem sempre é. Principalmente quando a naturalidade deve ser uma forte aliada. Se o intuito é permanecer assim em uma entrevista de emprego, treine em casa antes. Ah! Muito cuidado com o tipo de roupa usada. Nesse caso, os decotes e blusas de botão são perigosos por deixar mais do que deveriam a mostra. Essa posição passa a impressão de descontração e quer dizer que você está a vontade na situação.
4. Está cansada?
Essa é uma posição que só deve ser adotada em momentos de muito cansaço. Ficar trocando de perna o tempo todo mostra o quando está desconfortável e com vontade de sentar-se o quanto antes!
5. Insegura
Pernas juntas escondendo as mãos. Posição clássica de uma pessoa insegura e retraída, que sempre pensa muito antes de falar por medo de não se sair bem em público ou por receio de desagradar algum. Isso acaba com a naturalidade e afeta sua visão perante os chefes. Já que prova falta de segurança.


6. Racional
Cuidado com a arrogância! Essa posição demonstra superioridade, excesso de senso crítico e pouco envolvimento nas relações. Para aliviar essa imagem negativa, junte as pontas dos dedos no momento em que estiver conversando. Isso passa a ideia de ser bastante racional quando visa assuntos de trabalho.
7. Perfeccionista
Posição típica de pessoas ambiciosas, essa posição passa a imagem de gente teimosa, que gosta de defender o que acha certo a todo o custo e que tem muita ambição. Mas, cuidado para não assustar quem está perto de você. Os pés prejudicam por denunciar falta de energia. Fique atenta!

Ser reconhecido rapidamente pelo trabalho realizado na empresa e todo o empenho colocado nas funções diárias é o sonho de todo jovem profissional. Afinal de contas, o mundo está cada vez mais competitivo e desde muito cedo as pessoas buscam diferenciais para conseguir se destacar no mercado de trabalho de forma positiva.
Mas, nem sempre esse merecido reconhecimento pelos bons serviços prestados aparece de forma tão rápida assim. O melhor a ser feito durante a sua trajetória profissional é ser consciente das atitudes que podem, ou não, ser tomadas a seu favor.
Expanda sua qualificação
Conhecimento nunca é demais. Busque sempre expandir as opções sobre as suas áreas de atuação, de forma que uma seja complementar a outra. Assim, você terá bem mais chances de subir de cargo de forma mais rápida.
Esteja aberto a mudanças
Flexibilidade é a palavra chave quando pensamos em sucesso profissional. Saber lidar com situações diferenciadas e estar aberto a novas negociações e possíveis mudanças é fundamental para adaptar-se e ser notado pelos chefes.
Faça Networking
Contatos e mais contatos. Conhecer as pessoas certas é super importante para alavancar a sua carreira. Claro, a competência e o conhecimento estão sempre em primeiro lugar. Mas, não é nada mal saber que o chefe de uma determinada empresa de grande porte já ouviu falar do seu trabalho e da sua capacidade de desenvolver com habilidade todas as funções e, por isso mesmo, quer você no time dele.
Preserve a sua imagem
Ética e profissionalismo sempre. Coloque em mente que nada justifica a falta de caráter ou a atitude de passar na frente de outros colegas da empresa. Seu nome, assim, como seu currículo valem ouro. Invista fortemente nos dois.
Crie um plano de carreira
Estabeleça metas e estratégias para alcança-las. Isso é fundamental! Veja o que deve ser feito, como cursos, capacitações, treinamentos, mestrados e doutorados. Todos esses itens pedem organização e disciplina.



Nenhum comentário: