segunda-feira, 17 de setembro de 2012

As cores e a personalidade humana.



É um facto que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, optimistas, outras serenas e tranquilas, entre outros.

O BRANCO: Refere-se à área sexual. A pessoa que tem grande bloqueio na área sexual, preocupação excessiva com limpeza, sensação de pecado, prefere usar o branco. Também tem dificuldades de afeto. Tem sonhos e objetivos concretos na vida. É ciumenta e não reage às contrariedades com muita leveza. É uma pessoa diferente e, por vezes, as pessoas têm-na como um ser superior.

O VERMELHO: Refere-se a pessoas de personalidade guerreira, combativas, que gostam de mudanças, destemidas. É alegre, afável e despreocupada. Às vezes gosta de implicar, mas está sempre apaixonada e gosta de ser amada. É simpática com as pessoas e gosta dessa maneira de ser. Gosta de pessoas com quem consegue falar facilmente sente-se bem na sua companhia. São pessoas elétricas. Tem a ver com a força. A pessoa que tem o vermelho fortemente acentuado em seu ser é individualista.

O LARANJA: A característica principal de quem prefere essa cor é a de transição, pois se refere a um momento de mudança, de transformação. Geralmente a preferência pelo laranja ocorre por períodos muito curtos. Essas pessoas são extremamente sensíveis, delicadas e otimistas. É responsável pelas suas ações e sabe como lidar com as pessoas. Tem sempre objetivos e é competitiva. No que toca à amizade, tem dificuldade em confiar em alguém, mas assim que trava a amizade certa entrega-se totalmente.

        
     O AMARELO: É a cor da vida. São preferidas por pessoas otimistas, alegres, idealistas, sonhadoras, com alma de artista, fraternas, ligadas à comunidade e à sociedade. É doce e inocente. As pessoas confiam em si e lidera as relações. Consegue ter a decisão certa na melhor altura. Está sempre a sonhar com uma relação muito romântica.

O VERDE: São pessoas boazinhas com tudo e com todos, mas interesseiras, esperam retorno por tudo o que fazem. Sabem fazer amizades, viver em sociedade, em comunidade, mas sempre com segundas intenções. Não é propriamente uma pessoa tímida e às vezes magoa os outros com as suas palavras. Gosta de amar e de ter as atenções da pessoa amada. Na maioria das vezes está sozinha, à espera da pessoa ideal.

O AZUL: Pessoas conservadoras, dificilmente muda de opinião e não gosta muito de mudanças nem de coisas novas. Tem uma fraca auto-estima e é bastante irritável. Tem um espírito artístico e gosta de sentir-se apaixonada, mas deixa fugir o amor, pois ama com a cabeça e não com o coração.


 O VIOLETA: São pessoas que têm necessidades de ser reconhecidas, ou pelo menos têm a intenção de ser notadas. É uma pessoa misteriosa. Nunca é egoísta e interessa-se facilmente pelas coisas. Os seus dias podem ser felizes ou tristes, dependendo do seu estado de espírito. É popular entre os amigos, mas tem por vezes atitudes impensadas e esquece as coisas com facilidade.

O ROSA: A característica principal das pessoas que preferem o rosa é que são pessoas ternas, amorosas, mas com dificuldades de expressar esses sentimentos. Está sempre a dar o melhor de si e gosta de ajudar as pessoas, preocupando- se com elas. Contudo, é difícil sentir-se satisfeita. São pessoas que gostariam de agasalhar a todos, mas não o demonstram temendo a rejeição. Tem pensamentos negativos e, tal como nos contos de fadas, aspira por um amor romântico.

O PRETO: São pessoas distantes, reservadas e autoritárias, que não aceitam o tipo de sistema em que vivem, seja familiar, econômico ou social. Rejeitam, por tanto, causas exteriores. Também são idealistas e amorosas, mas não demonstram seu amor, por medo de serem magoados. É uma pessoa corajosa e gosta de desafios. Mas não gosta de mudanças na sua vida. Assim que toma uma decisão, a mantêm durante muito tempo. A sua vida amorosa é também estimulante e, de certo modo, original.

O CINZA: São pessoas num momento de grande insatisfação na vida, e cuja aparência pode até ser agradável, mas estão muito tristes. Sentem-se pressionadas afetivamente e infelizes, mas nem sempre demonstram. É uma pessoa atraente e muito ativa. Nunca esconde os sentimentos e exterioriza tudo o que vai dentro de si. Mas às vezes é egoísta.

O MARROM: Significa a capacidade que o individuo tem para lidar com dinheiro. São cabeças de família, fazem tudo com alegria, só que não se envolvem afetivamente. Não são pessoas afetivas. O marrom e seus derivados refletem valores e posturas tradicionais. É inteligente e sabe o que está certo. Gosta de fazer as coisas à sua maneira, mas por vezes pode causar distúrbios e menosprezar a identidade dos outros.
Mas, no que toca ao amor, é uma pessoa paciente. Assim que encontra uma pessoa que gosta é difícil encontrar outra que goste ainda mais.

O DOURADO: Sabe muito bem o que está bem e o que está mal. É uma pessoa alegre mas de difícil trato. É para si difícil encontrar quem procura, mas assim que isso acontece não vai conseguir apaixonar-se outra vez durante muito tempo.

O PRATA: É uma pessoa imaginativa e tímida, mas gosta de novas experiências. Gosta também de propor desafios a si própria. Aprende com facilidade e gosta de atingir tudo o que é difícil. A sua vida amorosa é normalmente difícil e confusa.

O ESTAMPADO / COLORIDO: é a mistura de cores. A preferência pelo estampado ou colorido indica adoração pela vida. São pessoas de personalidade vibrante, mas que tem altos e baixos.




EFEITOS DAS CORES NO CÉREBRO

PRETO:parte do cérebro amígdalas ,regula o comportamento sexual ,agressividade,medo e memoria emocional.Efeito sugere medo,curiosidade ,ou superioridade alem de nobreza e destinção.


AZUL:parte do cérebro córtex pre frontal .Efeito em tom escuro relaciona se ao poder,e ao mais claro provoca sensação de frescor e higiene e esta ligado a produtividade e sucesso.


LARANJA :parte do cérebro sistema de recompensa  responde pelo prazer e necessidade de repetição da experiencia prazerosa .Efeito mudança ,expansão e dinamismo.


ROSA: parte do cérebro  área tengmentar ventral controla a sensação  de recompensa pela saciedade de fome ,sede e sexo .Efeito um tom claro  dá ideia de inocência o tradicional feminilidade  e rompimento de preconceitos .O Pink ,o desejo de iniciar acoes individuais .


AMARELO:parte do cérebro sistema de recompensa.Efeito passa a mensagem de transparência  nas negociações  ou no objetivo de lucro combina com as outras cores significa credibilidade.


CINZA: parte do cérebro Putâmen ,regula a distribuição de dopamina,um neuro transmissor  relacionado a sensação de prazer.Ínsula coordena as emoções.Efeito é a expressão de neutralidade .Pode representar indecisão e ausência de energia. 



VERDE:parte do cérebro, córtex pre- frontal ligado as decisões,pensamento abstrato e criativo,respostas afetivas e capacidade para conexões emocionais e julgamento social.Efeito remete à natureza,transmite frescor,harmonia e equilíbrio,reforça a ideia de ponderação e coerência. 


MARROM:parte do cérebro  sistema límbico -estrutura interna que responde  pelas emoções.Efeito é uma cor pesada,sugere conservadorismo. 



BRANCO:parte de cérebro córtex cerebral esquerdo responsável pelo pensamento  logico e competência comunicativa .Efeito sugere pureza,cria impressão de luminosidade.Transmite ideia de frescor e calma.Combinado como outras cores proporciona harmonia.



ROXO:parte do cérebro Pólo frontal  ligado ao planejamento de ações e de movimento e ao pensamento abstrato.Efeito pode remeter a mistério , também se relaciona a calma e a sensatez.



VERMELHO :partes do cérebro amígdala e o núcleo accumbens  estrutura ligada ao prazer.Efeito emoção,dinamismo ,sexualidade , visibilidade e masculinidade .Em relação ao consumo pode estimular,no caso de alimentos,ou evita-los (objeto e laser). 





Nenhum comentário: