sábado, 15 de setembro de 2012

Rir o melhor remédio


Vamos dinovo falar de algo que é maravilhoso,e não tem quem nao goste de sorrir,e o quanto esse pequeno gesto nos faz sentir bem conosco mesmo e com as pessoas ao nosso redor.Quando alguem conta aquela piada engraçada,que nos faz rachar o bico de tanto rir,ou faz uma imitação engraçada,sinceramente eu amo rir,e quanto mais eu dou risada ,mais eu me sinto melhor.
Em primeiro lugar, risada não é a mesma coisa que humor. O riso é a resposta fisiológica ao humor. A risada consiste em duas partes: um conjunto de gestos e a produção de um som. Quando rimos, o cérebro nos pressiona a realizar ambas as atividades simultaneamente. Quando damos gargalhadas, acontecem mudanças em muitas partes do corpo, até nos músculos do tronco, do braço e das pernas.
Sob certas condições, nossos corpos executam o que a Enciclopédia Britânica descreve como "ações involuntárias, expiratórias, vocalizadas e rítmicas", mais conhecida como risada. Quinze músculos faciais se contraem e o estímulo do músculo zigomático maior (principal mecanismo que levanta o lábio superior) acontece. Enquanto isso, o sistema respiratório é interrompido pela epiglote que semi-fecha a laringe, de modo que a entrada de ar ocorre de forma irregular, fazendo você ofegar. Em circunstâncias extremas, os dutos lacrimais são ativados, então, enquanto a boca está abrindo e fechando e a luta pela entrada do oxigênio continua, o rosto fica úmido e geralmente vermelho (ou roxo). Os barulhos que acompanham este comportamento bizarro variam de risadinhas a gargalhadas barulhentas.


Robert Provine, neurobiologista comportamental e pesquisador pioneiro do riso, brinca que encontrou um grande problema em seu estudo sobre a risada. O problema é que a risada desaparece assim que ele está pronto para observá-la, especialmente no laboratório. Um dos seus estudos observou a estrutura sônica do riso. Ele descobriu que a risada humana varia de forma básica, produzindo notas curtas, com som de vogal repetido a cada 210 milissegundos. Ela pode ser uma variedade de "ha-ha-ha" ou de "ho-ho-ho", mas não uma mistura de ambos, diz ele. Provine também diz que os seres humanos possuem um "detector" que responde à risada disparando outros circuitos neurais no cérebro, o que gera mais risada. Isto explica porque a risada é contagiosas.O pesquisador do humor Peter Derks descreve a resposta à risada como "um tipo de comportamento automático e rápido". "De fato, a velocidade com que o nosso cérebro reconhece a incongruência de vital importância para o humor e fixa um sentido abstrato, determina se vamos rir", diz Derk.
É comum que uma pessoa derrame lágrimas ao dar intensas gargalhadas. Mas qual será o motivo de chorarmos quando rimos demais?
A primeira explicação tem cunho emocional, ou seja, choramos porque estamos felizes. Assim, o nosso corpo passa por uma reação no sistema límbico, parte do cérebro que está relacionada às emoções.
Uma segunda explicação relaciona as lágrimas a um processo fisiológico. A distribuição dos nervos da face poderiam estimular a glândula lacrimal no momento da gargalhada.
Uma coisa é certa: o hipotálamo do nosso cérebro produz um neurotransmissor chamado acetilcolina, que pode chegar ao sistema nervoso parassimpático e estimular a glândula lacrimal.
Em qualquer das explicações, a glândula lacrimal recebe impulsos e faz com que as pessoas chorem ao rir ou bocejar demais.






Por que rimos
O filósofo John Morreall acredita que a primeira risada humana pode ter começado com um gesto de alívio compartilhado ao se livrar de um perigo. E como o relaxamento resultante de um ataque de riso inibe a resposta biológica ao perigo, o riso pode indicar confiança na companhia de uma pessoa.
Muitos pesquisadores acreditam que o propósito do riso está relacionado com fazer e fortalecer as conexões humanas. "A risada acontece quando as pessoas sentem-se à vontade umas com as outras, quando se sentem abertas e livres. E quanto mais riso (há) maior vínculo (ocorre) dentro do grupo", diz o antropologista cultural Mahadev Apte. Esta resposta à "união" vínculo-risada-maior vínculo, combinada com o desejo de não ser discriminado pelo grupo, pode ser outra razão de porque o riso geralmente é contagioso.
Estudos também descobriram que os indivíduos dominantes; o patrão, o chefe da tribo ou o patriarca da família, usam mais o humor do que os seus subordinados. Se você sempre achou que no escritório todos riem quando o chefe ri, você é muito perspicaz. Em tais casos, controlar a risada de um grupo torna-se uma maneira de exercitar o poder controlando o clima emocional do grupo, diz Morreall. Então, a risada, como comportamento humano, deve ter sido desenvolvida para mudar o comportamento dos outros, afirma Provine. Em uma situação embaraçosa ou ameaçadora, a risada pode servir como um gesto conciliador ou como uma maneira de desviar-se da raiva. Se a pessoa ameaçadora juntar-se à risada, o risco de confronto pode diminuir.
Provine é uma das poucas pessoas que estão estudando o riso, assim como um "behaviorista" poderia estudar o latido do cão ou o canto do pássaro. Ele acredita que o riso, assim como o canto do pássaro, funciona como um tipo de sinal social. Outros estudos confirmam essa teoria ao provar que as pessoas são 30 vezes mais propensas a rir em eventos sociais do que quando estão sozinhas (e sem estímulo pseudo-social da televisão). Mesmo o óxido nitroso ou o gás do riso, perde muito efeito quando empregado por uma pessoa sozinha, de acordo com o psicólogo alemão Willibald Ruch.
O riso no cérebro
O estudo fisiológico do riso tem nome próprio: gelotologia. E sabemos que determinadas partes do cérebro são responsáveis por certas funções. As respostas emocionais, por exemplo, são funções da parte maior do cérebro, o lobo frontal. Mas os pesquisadores descobriram que a produção do riso está envolvida com várias regiões do cérebro. Enquanto a relação entre a risada e o cérebro não está totalmente compreendida, os pesquisadores vão fazendo alguns progressos.
Derks, por exemplo, traçou o padrão da atividade das ondas cerebrais em pessoas reagindo à material humorístico. Elas foram conectadas a um eletroencefalograma (EEG) e a atividade mental foi medida quando eles riram. Em cada caso, o cérebro produziu um padrão elétrico regular. Em quatro décimos de segundo de exposição a algo extremamente engraçado, uma onda elétrica moveu-se pelo córtex cerebral, a maior parte do cérebro. Se a onda recebesse uma carga negativa, o resultado era o riso. Mas, se mantivesse uma carga positiva, então não havia recebido resposta, disseram os pesquisadores.
Durante a experiência, os pesquisadores observaram as seguintes atividades específicas:
·     o lado esquerdo do córtex (camada de células que cobre inteiramente a superfície do cérebro) analisou as palavras e a estrutura da piada;
·     o grande lobo frontal do cérebro, envolvido nas respostas sociais e emotivas, tornou-se muito ativo;
·     o hemisfério direito do córtex executou a análise intelectual necessária para "entender" a piada;
·     a atividade das ondas cerebrais espalhou-se para a área de processamento sensorial do lobo occiptal (área na parte de trás da cabeça que contém as células que processam os sinais visuais);
·     a estimulação da região motora provocou respostas físicas à piada.
Isso é diferente do que acontece com as respostas emocionais. Elas parecem confinadas a específicas áreas do cérebro, enquanto a risada parece ser produzida por um circuito que percorre várias regiões do cérebro. Os especialistas dizem que um dano em qualquer uma destas regiões pode prejudicar o senso de humor e a resposta ao humor de uma pessoa.

Continue lendo para saber mais coO sistema límbico

Quando analisamos as áreas do cérebro envolvidas com o riso, o sistema límbico parece ser primordial. O sistema límbico é uma cadeia de estruturas localizado abaixo do córtex cerebral. Este sistema é importante porque controla alguns comportamentos essenciais para a vida de todos os mamíferos (encontrar comida, auto-preservação).
De modo interessante, as mesmas estruturas encontradas no sistema límbico humano também podem ser encontradas no cérebro de animais em evolução, como o jacaré. O sistema límbico no jacaré está envolvido com o olfato e tem papel importante na defesa do território, na caça e no ato de comê-la. Nos humanos, o sistema límbico está mais envolvido com motivação e comportamentos emocionais.

Enquanto as estruturas nesta parte altamente desenvolvida do cérebro se interconectam, pesquisas têm demonstrado que a amígdala, uma pequena estrutura em formato de amêndoa situada na região antero-inferior do lobo temporal e o hipocampo, uma estrutura minúscula em formato de cavalo marinho, parecem ser as principais áreas envolvidas com as emoções. A amígdala se liga ao hipocampo e ao núcleo dorsomedial do tálamo. Estas conexões possibilitam seu desempenho na mediação e controle de atividades importantes como amizade, amor, afeição e expressão de humor. O hipotálamo, em particular a sua parte mediana, foi identificado como o principal colaborador para a produção da gargalhada.

 O que é engraçado
Damos risada quando achamos algo engraçado. Apresentaremos as três teorias tradicionais sobre aquilo que achamos engraçado.
·         A teoria da incongruência sugere que o humor cresce quando lógica e familiaridade são substituídas por elementos que normalmente não andam juntos. O pesquisador Thomas Veatch diz que uma piada se torna engraçada quando esperamos uma coisa e acontece outra. Quando a piada começa, nossas mentes e corpos já estão antecipando o que vai acontecer e como ela vai terminar. Esta antecipação tem a forma de um pensamento lógico interligado com a emoção e é influenciado por nossas experiências passadas e por nossos processos de pensamento. Quando a piada segue por uma direção inesperada, nossos pensamentos e emoções precisam mudar repentinamente. Assim, temos emoções novas apoiando uma linha de pensamento diferente. Em outras palavras, experimentamos simultaneamente dois conjuntos de pensamentos e emoções incompatíveis. Ou seja, experimentamos a incongruência entre as diferentes partes da piada.
·         A teoria da superioridadeaparece em cena quando rimos de piadas que focam os erros, a estupidez ou o infortúnio de alguém. Nós nos sentimos superiores a esta pessoa, experimentamos um certo desligamento da situação e assim temos a capacidade de rir dela.
·         A teoria do alívio é a base para um artifício utilizado há muito tempo pelos produtores de filme. Em filmes de ação ou de suspense onde a tensão é alta, o diretor utiliza o alívio cômico nas horas certas. Ele constrói muita tensão ou suspense e logo quebra o suspense ou a tensão através de um comentário paralelo, possibilitando ao espectador aliviar-se da emoção reprimida, assim o filme pode construir a tensão ou o suspense novamente! Da mesma forma, uma situação ou uma história real cria tensão dentro de nós. Enquanto tentamos enfrentar dois conjuntos de emoções e pensamentos, precisamos de alívio e a risada é o caminho para limpar nosso sistema de tensão crescente e incongruência. De acordo com a Dra. Lisa Rosenberg, o humor, especialmente o humor negro, pode ajudar os trabalhadores a lidar com situações estressantes. Ela diz: "a ação de produzir humor, de contar uma piada, nos dá uma pausa mental e aumenta nossa objetividade diante da tensão opressiva".
Agora aprenderemos por que nem todos acham graça das mesmas coisas.
Isso não é engraçado
Os especialistas dizem que várias diferenças óbvias nas pessoas determinam o que elas acham engraçado. A diferença mais significativa é a idade.
As crianças estão constantemente descobrindo o mundo ao seu redor. Muito do que acontece parece ridículo e surpreendente, mas para elas, parece engraçado. O que as crianças acham engraçado são conceitos pequenos e simples, como uma piada sobre elefante. Junto com o ridículo e o surpreendente, as crianças, para o espanto de seus pais, também apreciam piadas onde a crueldade está presente (isso estimula a auto-afirmação) e aquilo que chamamos de "toilet humor" (tipo de humor que fala sobre as necessidades fisiológicas e outras funções do corpo). Para as crianças, a preocupação com as funções do corpo é simplesmente outra maneira de explorar o seu novo ambiente fascinante.
Os anos de pré-adolescência e adolescência são, quase sempre, difíceis e tensos. Muitos adolescentes riem de piadas que falam sobre sexo, comida, autoridades e, em típico estilo rebelde, qualquer assunto que os adultos consideram proibido. É um período de insegurança e os jovens geralmente usam o humor como uma ferramenta para protegerem-se ou para sentirem-se superiores.
À medida que amadurecemos, tanto o nosso corpo físico como a nossa visão de mundo crescem e mudam. Como é necessário uma certa quantidade de inteligência para se "entender" uma piada, o nosso senso de humor se torna mais desenvolvido à medida que aprendemos mais. Quando somos adultos, já passamos por várias experiências na vida, incluindo tragédias e sucessos. Juntamente com estas experiências, nosso senso de humor fica mais maduro. Nós rimos das outras pessoas e de nós mesmos ao partilhar dilemas e dificuldades. O senso de humor do adulto é normalmente mais sutil, mais tolerante e menos criterioso a respeito das diferenças das pessoas. O que achamos engraçado de acordo com a nossa idade ou estágio de desenvolvimento mental, parece estar relacionado com os fatores estressantes deste período. Basicamente, nós rimos daquilo que nos estressa.
Outro fator que afeta o que achamos engraçado é a cultura ou a comunidade de onde viemos. Você alguma vez já riu de uma piada e percebeu que, se você fosse de algum outro lugar do mundo ela não teria graça? Isto é fato: a cultura e a comunidade fornecem muitos elementos para piadas. Existem temas econômicos, políticos e sociais extremamente engraçados, mas somente as pessoas que vivem naquela cultura podem entendê-los. Uma piada de um país pequeno, por exemplo, pode não ter apelo universal porque quase não seria entendida. Os Estados Unidos são uma exceção à regra por ser grande, ter grande poder de influência e ser muito observado. Graças à mídia e aos filmes, as pessoas ao redor do mundo sabem o que se passa por lá. Então, uma piada sobre uma determinada situação nos Estados Unidos pode ser entendida em quase todos os países.
Quando as pessoas dizem "isso não é engraçado", teoriza Veatech, elas querem dizer "isso é ofensivo" ou "então, qual é o objetivo?". Para que uma pessoa ache uma piada ou situação ofensiva, ela deve ter algum apego ao princípio ou à pessoa que está sendo humilhada ou criticada na piada. Sendo assim, piadas racistas ou de cunho sexual são ofensivas para a maioria das pessoas que lutam contra a intolerância e o preconceito no mundo. De acordo com Veatech, quando alguém diz "então, qual é o objetivo?" indica a ausência de qualquer apego moral ou emocional ou consideração pela "vítima" da piada.
Riso e saúde

Já sabemos há muito tempo que rir é útil para aqueles que enfrentam uma doença grave e o estresse dos problemas da vida. Mas os pesquisadores agora dizem que o riso pode fazer muito mais. Basicamente, ele pode trazer equilíbrio a todos os componentes do sistema imunológico, sistema que nos ajuda a lutar contra as doenças 
Como mencionamos anteriormente, a risada reduz os níveis de certos hormônios do estresse. Ao fazer isso, a risada fornece uma válvula de segurança que fecha o fluxo dos hormônios do estresse e da resposta biológica ao perigo, que se transforma em ação nos nossos corpos quando experimentamos o nervosismo, a raiva ou a hostilidade. Estes hormônios do estresse suprimem o sistema imunológico, aumentando o número de plaquetas no sangue (o que pode causar obstrução nas artérias) e faz subir a pressão arterial. Quando estamos rindo, as células matadoras naturais que destróem tumores e vírus aumentam, assim como o interferon gama (proteína que ataca as doenças), as células T, parte mais importante da resposta imunológica e as células B, que produzem os anticorpos.
O riso pode provocar soluço e tosse, que limpam o trato respiratório ao desalojar os tampões de muco. O riso também aumenta a concentração deimunoglobulina A salivar, que faz a defesa contra organismos infecciosos que entram pelo trato respiratório.
O que pode surpreendê-lo ainda mais é o fato de que os pesquisadores estimam que rir cem vezes é igual a dez minutos no aparelho de remo seco ou quinze minutos na bicicleta. Rir pode ser uma sessão completa de ginástica para o corpo! A pressão arterial abaixa e há um aumento no fluxo e na oxigenação do sangue, o que também auxilia na cura. A risada também fornece ao seu diafragma e abdômen, aparelho respiratório, face,pernas e músculos das costas uma sessão de ginástica. Isto explica porque você geralmente se sente cansado após um longo ataque de riso; você acabou de fazer ginástica aeróbica!
Os benefícios psicológicos do humor são surpreendentes, afirmam os médicos e enfermeiras membros da American Association for Therapeutic Humor (em inglês). Geralmente, as pessoas guardam emoções negativas tais como raiva, tristeza e medo, ao invés de expressá-las. O riso possibilita uma maneira destas emoções serem liberadas inofensivamente. A risada funciona como catarse. Por isso algumas pessoas tristes ou estressadas vão ao cinema ou ao teatro para assistir a uma comédia, para que elas possam rir até mandar as emoções negativas embora (estas emoções, quando guardadas, podem causar mudanças bioquímicas que afetam nosso organismo).
Cada vez mais os profissionais de saúde mental estão sugerindo a "terapia do riso", que ensina às pessoas como rir abertamente de coisas que normalmente não são engraçadas, e a enfrentar situações difíceis usando o humor. Seguindo o exemplo real do engraçado Dr. Patch Adams (interpretado por Robin Williams no filme "Patch Adams - O amor é contagioso"), os médicos e psiquiatras estão se tornando mais conscientes dos benefícios terapêuticos da risada e do humor. Isto se deve, em parte, ao crescente grupo de estudiosos do humor e da risada (500 acadêmicos de diferentes disciplinas pertencem à International Society for Humor Studies).
Aqui vão algumas dicas para você acrescentar mais riso à sua vida:
·     descubra o que faz você rir e faça isto (ou leia ou assista isto) mais freqüentemente;
·     cerque-se de pessoas engraçadas e esteja com elas sempre que puder;
·     desenvolva o seu próprio senso de humor. Você pode até ter aulas para aprender como ser um humorista melhor ou pelo menos um contador de piadas melhor na próxima festa. Seja engraçado sempre que puder, contanto que não seja às custas de alguém.

O riso e a saúde dois aliados importantes veja a baixo os seus benefícios


1. Exercício físico: Rir pode ser considerado uma atividade física, pois proporciona uma sessão de ginástica, trabalha o abdômen, as pernas e os músculos das costas. Quem nunca ficou com dores abdominais após um ataque prolongado de riso?
2. O coração: Os efeitos de uma risada podem ser sentidos por todo o organismo do indivíduo, inclusive o coração. Essa atitude atua no sistema cardiocirculatório, diminui a pressão arterial devido a vasodilatação das artérias, por isso ficamos vermelhos e suamos mais quando estamos rindo. Porém, há um aumento das contrações cardíacas, aumentando a circulação e a pressão arterial. Mas, num segundo momento, essa pressão cai para níveis inferiores aos normais para aquele indivíduo, pois a pessoa se encontra relaxada.
3. Diminui o estresse: Rir nos ajuda a relaxar. As pessoas que riem com mais frequência apresentam menores níveis de estresse. Dessa forma diminuem as chances de doenças que ele pode causar.
4. Diminuição da dor: Pesquisas demonstram que o riso faz com que as pessoas sintam as dores com menor intensidade. Quem leva a vida no bom humor sente menos dor.
5. Sistema imunológico: Outra vantagem é que o bom humor atua no sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados, além de outras doenças.
6. Cura doenças: A risada desenvolve uma atitude positiva perante a vida. Todo o corpo ri junto, liberando substâncias que fazem muito bem a nossa saúde. Dessa forma é capaz de curar problemas como a depressão, a angústia e a falta de autoestima.
7. Melhora a respiração: A risada promove oxigenação, aumenta a quantidade de oxigênio captada pelos pulmões e facilita a saída de gás carbônico.
8. Ajuda a memória: Ao dar risadas durante uma palestra ou aula, aumenta o interesse do espectador e facilita a aprendizagem e memorização.
9. Combate a insônia: As pessoas que são alegres costumam dormir melhor, assim, a saúde também é beneficiada com uma boa noite de sono.
10. Melhora a digestão: Ao rir, fazemos vibrar o fígado, melhorando o seu funcionamento e também a eliminação da bile, que é importante para digestão de gorduras.
Há diversos estudos que demonstram que as pessoas que estão doentes e riem, conseguem se curar mais facilmente. A partir desses estudos vários grupos se formaram e vão aos hospitais apenas para fazer nascer um sorriso no rosto de quem está internado. Esses são os clowns, palhaços da alegria, que além de alegria e riso, acabam transmitindo, também, saúde. 


CURIOSIDADES SOBRE O RISO

1. Forçar o sorriso eleva o seu humor: Psicólogos descobriram que mesmo se você estiver de mau humor, você pode imediatamente levantar o seu espírito, obrigando-se a sorrir.


2. Uma bela gargalhada estimula o sistema imunológico: Sorrir pode realmente melhorar sua saúde física. Seu corpo fica mais relaxado quando você sorri, o que contribui para uma boa saúde e um sistema imunológico mais forte.

3. Sorrir é Contagiante: Não é apenas uma frase, o sorriso realmente é contagioso, é o que afirmam os cientistas. Em um estudo realizado na Suécia.

4. Um simples sorriso ajuda a aliviar o Stress: Seu corpo libera endorfinas imediatamente quando você sorri, mesmo quando você forçá-lo. Essa mudança repentina de humor irá ajudá-lo se sentir melhor e libertar-se do stress.

5. É mais fácil sorrir do que para franzir a testa: Os cientistas descobriram que o corpo tem de trabalhar mais e utilizar mais músculos para franzir a testa do que para sorrir.

6. É um sinal universal de felicidade: Enquanto o cumprimento e outros gestos são diferentes em diversos países e tem diversos significados em diferentes culturas. O sorriso é conhecido em todo o mundo e em todas as culturas como um sinal de felicidade e aceitação.

7. Em um sorriso exercitamos de 5 a 53 músculos faciais: Uma bela gargalhada pode exigir do seu corpo usar até 53 músculos.

8. Os bebês nascem com a capacidade de sorrir: Os bebês aprendem uma série de comportamentos e sons observandoas pessoas ao seu redor, mas os cientistas acreditam que todos os bebês já nascem com a capacidade de sorrir.

9. Sorrir ajuda você a ser promovido: Os Sorrisos fazem uma pessoa parecer mais simpática, atraente, sociável e confiante, e as pessoas que sorriem mais têm mais probabilidade de conseguir uma promoção.

10. O Sorriso é a expressão facial mais facilmente reconhecida: As pessoas podem reconhecer sorrisos de até 300 metros de distância.

11. As mulheres sorriem mais que os homens: Geralmente, as mulheres sorriem mais que os homens, mas quando eles participam de trabalhos que envolvem socialização ou campanhas sociais, eles sorriem igualmente. Esta descoberta leva os cientistas a acreditar que os papéis de gênero são bastante flexíveis. os bebês, no entanto, sorriem menos as meninas, mas por outro lado, elas olham mais nos olhos.

12. Existem 19 tipos diferentes de sorrisos: Em uma pesquisa feita na universidade de San Francisco, os pesquisadores identificaram 19 tipos de sorrisos e colocaram em dois grupos: O sorriso educado “social”, que envolvem músculos menores, e o sorriso sincero “Emocional”, sorrisos que usam mais os músculos de ambos os lados da face.

13. Os bebês começam a sorrir logo que nascem: A maioria dos médicos acreditam que os bebês começam a sorrir ja nas primeiras semanas de vida.





Por que não posso fazer cócegas em mim mesmo?
Isso está um pouco fora do assunto do riso, mas acredite ou não, algumas pesquisas (em inglês) estão sendo conduzidas nesta área. De fato, os pesquisadores da University of Califórnia, em San Diego, chegaram até a construir uma "máquina de fazer cócegas".
Alguns cientistas acreditam que a risada causada pelas cócegas é um reflexo interno. Se isso é verdadeiro, então teoricamente, você deveria conseguir fazer cócegas em você mesmo. Mas você não pode, nem que seja no mesmo local e da mesma maneira que alguém te fez cócegas e o levou ao riso incontrolável! A informação enviada à medula espinhal e ao cérebro deveria ser exatamente a mesma. Mas aparentemente, para que a cócega funcione, o cérebro necessita de tensão e surpresa, coisas que obviamente faltam quando você faz cócegas em si mesmo. O modo como o cérebro utiliza as informações sobre tensão e surpresa ainda é um mistério.


E agora vamos apresentar a risoterapia rsrs 


Sorriso aberto: (tipo gargalhadas sonoras) é típico de pessoas extrovertidas, amigas e leais.
Sorriso verdadeiro: surge lentamente e  provoca rugas nas pálpebras, demonstra sinceridade e confiança.
Sorriso largo: próprio de pessoas abertas e generosas.
Riso constante:(tipo Olá! Bom dia!) Específico daquela pessoa que constantemente está contente e otimista.
Riso contagiante: próprio de pessoas emotivas e otimistas, despertando a vontade de rir.
Riso de boca fechada: típico de pessoas que controlam o que dizem.
Riso de lado: quando a disfarça o sorriso para que o outro não o perceba.
Riso falso: em geral é rápido e não provoca rugas de expressão ao redor dos olhos, o rosto fica imóvel.
Riso rápido: próprio de pessoas egoístas, pessimistas ou introvertidas.












Nenhum comentário: