segunda-feira, 17 de junho de 2013

A felicidade e o cônjuge



Durma bem
O sono é fundamental. Numa pesquisa americana, 60 casais tiveram de listar diariamente, durante alguns dias, 5 atitudes legais do parceiro. E também contavam quanto tempo dormiam em cada noite. Numa segunda parte do experimento, eles resolviam juntos alguns desafios de lógica. Quanto mais eles dormiam, mais valorizavam os pontos positivos do parceiro. É que o sono acaba deixando a gente egoísta e sem tempo e paciência para prestar atenção nos carinhos do companheiro.

Seja feminista
Pois é, ter a cabeça aberta faz bem para o relacionamento. Pesquisadores americanos perguntaram a mais de 500 pessoas que namoravam há mais de quatro anos se concordavam com algumas ideias machistas (do tipo “mulheres não deveriam se preocupar com emprego”) e quão felizes estavam com a vida sexual. E os feministas eram de longe os mais felizes: o sexo era melhor e os relacionamentos mais estáveis. Os cientistas ainda não sabem explicar o motivo, mas desconfiam que homens feministas entendam e apoiam mais suas namoradas.

Não veja comédias românticas
Tudo dá certo nos romances do cinema – um mundo todo romântico, cheio de surpresas e declarações de amor. Mas esperar que o mesmo aconteça na vida real é pedir para se dar mal. Foi o que mostrou uma pesquisa americana em que 392 voluntários preencheram um questionário sobre felicidade no relacionamento e sobre comédias românticas, novelas e seriados (quanto acreditavam em frases como “a televisão mostra os relacionamentos como eles realmente são” ou “a tevê me ajuda a entender o que eu posso esperar dos meus relacionamentos”). Quanto mais levavam a sério os romances de mentira, menos satisfeitos estavam com os amores da vida real.

Beba com seu amor
Sim, aproveite para brindar hoje, de preferência com um bom vinho. Pesquisadores americanos avaliaram o comportamento de 69 casais heterossexuais jovens, de uns 20 anos. E eles eram mais felizes quando bebiam juntos – mas não muito, de um a três drinks. Mas que isso a coisa ficava meio perigosa.

Engordem
Dizem que esposas magras são o segredo de casamento feliz. Mas isso não parece assim tão verdadeiro. Outra pesquisa acompanhou 169 casais recém-casados durante quatro anos. A cada seis meses eles perguntavam sobre felicidade e bem-estar e pesavam os pombinhos. Cada vez que se diziam felizes, os casais apareciam mais gordinhos – em média, o índice de massa corporal deles aumentava 0.12 a cada seis meses. Portanto, coma sem medo o jantar delícia de hoje.


Algumas dicas podem ajudar no processo de desenvolver o respeito ao cônjuge:

1) Reconhecer o outro como um ser de qualidades, direitos, sonhos e necessidades. Deixar de olhar apenas para si próprio é o primeiro passo para a expressão do respeito.

2) Colocar as necessidades do outro acima das suas, será importante para que você compreenda que a felicidade do seu cônjuge está diretamente ligada com a sua felicidade e com a de sua família.

3) Estar profundamente comprometido com a verdade de que todos somos filhos de Deus. Para aqueles que enxergam seu cônjuge dessa forma não será difícil respeitá-lo, por entender que caso aja com desrespeito estará desrespeitando também o próprio Deus.

4) Concentre-se nas qualidades de seu cônjuge, quando fazemos isso nossa consideração e compaixão pelo outro aumenta. Não dê tanta importância para os defeitos, pois todos nós o possuímos. Deixe de contar os defeitos e falhas e conte as qualidades e acertos. Não só o respeito aumentará, como também, o amor se fortalecerá.

5) Não permita que qualquer pessoa desrespeite seu cônjuge, quando você protege e defende seu cônjuge você mostra aos outros o quanto o considera e respeita. Deixe bem claro, a quem quer que seja, que você respeita seu cônjuge e exige que os outros também o façam.

O respeito é pré-requisito para o fortalecimento do amor. No decorrer dos anos do casamento, se não tomarmos os devidos cuidados, podemos desenvolver hábitos desrespeitosos que nos afastarão de nosso cônjuge transformando o amor em ressentimento, raiva e mágoa.

Avaliar o modo como temos demonstrado nossa consideração por aquele que escolhemos como companheiro é fundamental para não cairmos em armadilhas que objetivam destruir a felicidade conjugal.

Se vocês se encontram nessa situação, recuem! E estabeleçam metas que visem mudar esses comportamentos destrutivos, arrependam-se e peçam perdão.

Onde existir amor haverá sempre uma possibilidade de transformação e resgate.

Nenhum comentário: