domingo, 16 de junho de 2013

Como agir qdo precisar se demitir

 
Algumas vezes você não se sente feliz no seu trabalho,algo não esta lhe agradando saiba como agir quando o assunto e pedir sua demissão para seu chefe.
1 - O primeiro a ser comunicado sobre sua saída é seu chefe imediato. Só depois de falar com ele você deve procurar outros superiores, caso tenha algum tipo de ligação direta com eles;

2 - E-mail nem pensar! Se você resolveu pedir demissão, marque um horário para uma conversa pessoalmente. Depois, faça o pedido por escrito, pois o documento será arquivado pela empresa;

3 - Abra o jogo, seja honesto! Explique os motivos que o levaram a tomar a decisão de sair da empresa;


4 - Antes de sair, lembre-se de agradecer pelos aprendizados que foram adquiridos durante seu período na empresa;


5 - Não blefe! Pode ser perigoso pedir demissão como forma de tentar alavancar sua carreira dentro da empresa;

6 - Saia com maestria, sem deixar ninguém na mão: depois de comunicar a sua saída, pergunte qual o tempo que a empresa ainda precisará de você;


7 - Dê o seu melhor até o fim! Não é porque você pediu demissão que você pode se transformar em um funcionário relapso, desatento e preguiçoso;

8 - Seja discreto! Se você já decidiu se desligar da empresa, o momento de "lavar roupa suja" já passou. Saia tranquilo, sem deixar inimizades;

9 - Cuidado ao ir para concorrentes: se você está mudando para uma empresa concorrente à anterior, muita cautela na hora de usar informações estratégicas. Procure sempre manter as fronteiras éticas;

10 - Não se esqueça: o mundo dá voltas! Não é porque você está mudando de emprego que você necessariamente nunca mais vai voltar para a empresa.

Erros ao pedir demissão o que não fazer.


Ser precipitado 
"Um erro que acontece com freqüência principalmente com pessoas mais jovens é o pedido de demissão feito no calor de uma desavença, seja com superiores, com algum colega de trabalho ou mesmo por alguma questão interna da empresa. Quando se sai sem ter um novo emprego, é mais difícil conseguir outro trabalho e poderá demorar certo tempo para conseguir. Em muitos casos com salário inferior ao recebido anteriormente. Portanto, pedir demissão no calor de uma discussão ou situação não é uma decisão acertada. Depois de passar aquele momento e com a cabeça mais tranqüila, normalmente a pessoa terá a sensação de ter se precipitado, só que será tarde e não conseguirá reverter esta decisão." 

 
Dar detalhes 
"Não é necessário dar detalhes demais sobre o novo emprego. É possível ser discreto, não é preciso dizer quanto vai ganhar, as funções que irá exercer e os benefícios que terá. Se portar com discrição sempre garante que o profissional não passe dos limites em nada. Vai manter um padrão para ter sempre portas abertas com aquela empresa, ou aqueles profissionais".

Falar mal de profissionais ou da empresa 
"Nunca fale mal da empresa. As pessoas acham que porque estão saindo podem dizer de tudo, mas ao interromper um contrato de trabalho deve haver bastante maturidade e respeito. Agradeça as experiências que a empresa te proporcionou no tempo em que esteve lá. Jamais fale mal dos profissionais nem da empresa como um todo."

Ficar em dúvida se quer sair da empresa  
"Existem pessoas que por qualquer problema encontrado querem pedir demissão. A solução para não se arrepender é ter muita convicção de que não se quer mais trabalhar naquela empresa. Ao pedir demissão, em alguns casos, é oferecida uma contraproposta, como ajustamento, promoção, entre outros. Se você pediu demissão e continuar no trabalho sem ter certeza se era aquilo que queria pode se tornar um profissional desmotivado. Ao ficar neste trabalho, a pessoa pode perder a oportunidade de tentar um novo desafio em outro lugar."

Ser desonesto com seus superiores 
"Ao pedir seu desligamento, seja sincero e esclareça os reais motivos cordialmente, demonstrando profissionalismo. Assim será possível deixar as portas abertas para futuros contatos e referências. Também é importante prestar atenção em suas atividades diárias, organizando sua rotina e procurando deixar poucas pendências para seus colegas. Não espalhe a notícia, comunique primeiramente seu superior imediato. O mais correto nesta situação é avisar com certa antecedência para que a empresa possa se preparar e arrumar pessoas para cobrir suas atividades."

Ser grosseiro 
"Evite todo tipo de grosserias, como se utilizar de palavras de baixo calão e ataques pessoais. O respeito deve ser sempre mantido independentemente da situação. É ideal ser sempre claro e objetivo, buscar usar sempre a verdade. É necessário expor o porquê se está agindo dessa maneira, mostrar o porquê não se vê mais como parte do escopo da empresa e o porquê de aquele lugar não ser mais interessante para seu crescimento profissional".

Deixar pendências 
"Não se deve desmerecer a empresa de onde se está saindo. É sempre bom sair pela porta da frente e evitar deixar algum mal entendido. Esta situação evita mal estar caso algum dia que você venha a voltar à organização. É importante comunicar a companhia com antecedência para que as pessoas não sejam pegas de surpresa, e para que possam colocar outro profissional no lugar. É preciso ser transparente, você deve deixar claro que é uma pessoa de mercado, para que saibam que você está sempre aberto a novos desafios e neste momento estará fora da empresa".

 
Mostrar que está saindo por causa de dinheiro 
"Um erro grave no momento de pedir demissão é mostrar ao antigo chefe que você está saindo por causa de dinheiro. Isto deixa a impressão de que você não dava valor algum ao seu emprego anterior. Seu chefe pode te encontrar no futuro, além disso, dependendo do andamento da conversa e as necessidades da empresa, pode ser tomado outro rumo do tipo: Fica que aumentamos o seu salário. Sempre deve-se tomar muito cuidado nessa última conversa e mostrar-se muito motivado com a antiga empresa, essa última conversa é primordial."

Não cumprir o aviso prévio  
"Muitas vezes a pessoa pede demissão e amanhã ela já não quer mais vir à empresa, não quer cumprir o aviso prévio. A falta de comprometimento, até mesmo no cumprimento deste período, complica a situação da empresa que tem este tempo para transmitir as funções ao novo funcionário. No caso de ele precisar de uma referência isso vai depor contra e pode até mesmo fechar as portas para oportunidades futuras"

Nenhum comentário: