A enorme capacidade que as mulheres têm de conversar é algo que a maioria dos homens encontra enorme dificuldade de entender. A explicação está no fato de a capacidade de construir e consolidar relacionamentos íntimos ter sido fundamental para a sobrevivência das mulheres ao longo dos tempos. Os homens evoluíram perseguindo alvos móveis. Ao praticarem alguma atividade, as mulheres falavam o tempo todo, como forma de se manterem unidas. Enquanto isso, os homens evitavam falar para não espantar a presa durante as caçadas e pescarias. As mulheres não precisam de um motivo para falar nem de um propósito específico. Elas falam para estarem conectadas.
Se virmos as imagens cerebrais de homens e mulheres conversando, notaremos uma diferença enorme. O cérebro da mulher é amplamente utilizado para as funções da fala e da linguagem. O cérebro feminino pode produzir, sem esforço, de seis a oito mil palavras faladas por dia, enquanto que a produção média diária de palavras de um homem é de duas a quatro mil. Fica fácil entender por que a capacidade de falar das mulheres causa tantos problemas entre casais. Um trabalhador esgota a sua produção no meio da tarde e vai para casa encontrar uma mulher que ainda tem de quatro a cinco mil palavras para dizer.
Duas mulheres podem passar o dia inteiro juntas e depois ainda falar durante uma hora inteira ao telefone. A reação do homem diante disso é perguntar: "Por que você não disse tudo isso a ela quando estavam juntas?"
Possuir um cérebro que não é forte nas aptidões do discurso e da linguagem responde em ampla medida pelas notáveis diferenças de gênero nos índices de problemas de fala: a gagueira é uma disfunção três a quatro vezes mais frequente entre os homens do que entre as mulheres, e a dislexia grave, cerca de 10 vezes.
O cérebro do homem está configurado para a solução contínua de problemas. A maioria dos homens "só fala se tem algo a dizer", isto é, quando quer comunicar fatos, dados ou soluções. Isso cria sérios problemas de comunicação com as mulheres, porque a "conversa" delas é uma forma de se ligar à outra pessoa. Dito de maneira simples, se a mulher se sente atraída por você, se ela gosta do que você esta dizendo ou quer fazer você se sentir aceito e importante, ela fala com você. Se não, ela simplesmente não fala.
Como já dissemos, o homem só fala com outro homem sobre problemas pessoais se acha que o outro tem uma solução. Já explicamos que o homem a quem se pede opinião se sente honrado e oferece suas soluções. Quando uma mulher fala, porém, ela o faz fundamentalmente para criar um vínculo com a outra pessoa, não para pedir soluções. Infelizmente, o homem costuma pensar que a mulher discute seus problemas porque não sabe como lidar com eles e fica o tempo todo interrompendo com soluções.
Não admira que a mulher sempre reclame que o homem não a deixa expressar seus pontos de vista. Ela acha que, ao oferecer soluções o tempo todo, o homem dá a impressão de que sempre quer ter a razão e de que ela sempre está errada. Para a mulher, dividir suas emoções e problemas com alguém é uma demonstração de confiança na pessoa.
O contrário é também verdade, se ela não gosta ou não ama uma pessoa, se não concorda com o que essa pessoa está dizendo, ou quando quer puni-la, ela pára de falar. O silêncio como forma de punição é uma tática eficaz, sobretudo quando usada com outras mulheres. Com os homens, em geral não funciona, eles sentem a "paz e tranquilidade" como um prêmio. A melhor maneira de a mulher punir o homem é conversar com ele sem parar e ficar mudando continuamente de assunto.
Por que as mulheres falam muito?
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que os homens usam
em média 7.000 palavras por dia, enquanto as mulheres usam,no mínimo 20.000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário