terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Os estágios da competência



No primeiro estágio não possuímos habilidade nenhuma e nem consciência de como proceder. Imagine alguém que entra num automóvel pela primeira vez para tentar dirigi-lo: a pessoa não tem habilidade nenhuma, e se nunca observou alguém dirigindo também não tem consciência. Ela nem mesmo sabe que existe um freio, um acelerador, câmbio e como proceder para fazer o carro andar. Este é o estágio zero. Pense numa pessoa que nunca tocou um piano, ela não tem habilidade e muitas vezes também não tem consciência: ela não sabe quantas teclas tem um piano, que um piano tem pedais, onde é o dó, o ré, o mi…
No segundo estágio continuamos sem habilidade, mas já ganhamos consciência, já entendemos os procedimentos teóricos de como fazer um carro andar e conhecemos a configuração de um piano.
O terceiro estágio é longo, além da consciência passasse a ter habilidade: a pessoa dirige, é capaz de tirar melodia de um piano. O tempo de aprendizado para se ganhar habilidade depende da atividade, adquirir habilidade para dirigir leva-se bem menos tempo que para tocar piano.
O quarto e último estágio só é alcançado pelos grandes mestres. Exige-se muita dedicação e esforço. Para realizar alguma tarefa de maneira inconsciente é preciso muito treino, horas e horas muitas vezes ao longo de anos.  Um pianista profissional é capaz de tocar maravilhosamente de forma totalmente inconsciente. Suas mãos deslizam de forma sublime pelas teclas do piano. Ele é alguém tão treinado que ele não precisa mais pensar para tocar determinada música, simplesmente ele coloca as mãos sobre as teclas e as coisas acontecem naturalmente.
Pouquíssimas pessoas estão dispostas a se dedicar a uma atividade de forma a alcançar o quarto estágio. A grande maioria para no terceiro e ainda com uma habilidade limitada. Só que num mercado de trabalho tão acirrado e competitivo se faz necessário buscar a excelência em sua atividade profissional, o quarto estágio deve ser a meta. E veja bem que o quarto estágio não acaba nunca, podemos a todo o momento aumentar o grau de inconsciência em uma atividade. Para se atingir o quarto estágio é preciso abdicar de muitas coisas, é preciso focar tempo e energia, é preciso caminhar um pouco mais quanto todos os demais já pararam faz tempo.
Os grandes gênios não são gênios, são pessoas comuns que apenas estão dispostas a ir além, a continuar quando todo mundo já desistiu.
Infelizmente em muitas coisas estamos no primeiro estágio: sem habilidade e sem consciência. Isto significa dizer que nem mesmo sabemos da existência de tal possibilidade. Mas do momento que você tomou consciência da existência de uma boa oportunidade de aprendizado, seja determinado, não pare antes de alcançar a excelência, antes de ser referência no assunto, antes de ser o melhor.
Quais são os quatro estágios da Competência


Algumas pessoas acham que os quatro estágios de competência semelhantes a Johari janela, que é usado para criar auto-consciência e compreensão entre indivíduos de um grupo. A janela de Johari é também uma matriz 2x2 lidar com a auto-consciência. No entanto, os quatro estágios de acordo com competência o processo de aprendizagem. O modelo de aprendizagem consciente competência pode ser usado por funcionários de uma organização ou por pessoas em geral, para aferir-se na aquisição de novas habilidades. Vamos estudar os estágios de modelo consciente competência de aprendizagem em detalhe.

Os quatro estágios da Competência

Primeira Etapa: Incompetência Inconsciente

Nesta etapa, uma pessoa não tem conhecimento da existência de uma habilidade particular. Desde que ele não tem conhecimento da habilidade, ele não sabe sobre a sua utilidade e relevância. Nesta fase, a pessoa não sente necessidade de adquirir essa habilidade especial, e não percebe o fato de que ele não será capaz de realizá-lo porque ele é incompetente para isso. Portanto, torna-se importante fazê-lo perceber as suas deficiências e os benefícios de aprender essa habilidade. É a tarefa do instrutor ou professor para inculcar essa realização na pessoa. Uma vez que a pessoa está consciente da sua deficiência, ele estará na fase seguinte do processo de aprendizagem.

Segunda Etapa: incompetência consciente

Uma pessoa nesta fase é consciente de sua incompetência e da utilidade da habilidade especial que ele está faltando dentro Ele sabe que adquirir a habilidade vai certamente melhorar a sua eficácia nessa frente. Incapacidade da pessoa para realizar uma tarefa de habilidade específica será fazê-lo perceber a sua importância e motivá-lo a aprender. Nesta fase, a pessoa mais ou menos estima o seu nível de incompetência e descobre o quanto de esforço que ele precisa para colocar em dominar a habilidade. Ciente de seu próprio défice, ele está motivado para aprender com interesse e dedicação.

Terceira Etapa: Competência Consciente

Uma pessoa é, nesta fase, quando ele pode executar a habilidade, mas não bem o suficiente para ensinar alguém. Bastante prática é necessário para atingir o nível de competência inconsciente. A pessoa pode executar uma tarefa usando a habilidade, mas precisa lembrar os passos e pensar sobre elas. Ele não sai automaticamente nele. Portanto, a pessoa deve praticar com mais frequência, de modo que ele se torna proficiente nela. A prática irá ajudar a pessoa a passar de fase competência consciente para competência inconsciente.

Quarto Estágio: Competência Inconsciente

Nesta fase, a pessoa pode realizar o treino por conta própria. Nenhuma ajuda é necessária e que a pessoa pode executar automaticamente a habilidade. Ele fica proficiente o suficiente para executar várias tarefas ao mesmo tempo. Ensinar a habilidade de outra pessoa, agora se torna uma tarefa fácil para ele. Às vezes, a pessoa desenvolve a habilidade tão bem que ele enfrenta dificuldade em explicar como é realizado, simplesmente porque ele sai naturalmente para ele. Este é o estágio final da aprendizagem, e uma pessoa deve se esforçar para chegar a este nível para que ele possa se tornar um mestre do que de habilidade.

O "Palco Quinta sugerida": competência consciente de Incompetência Inconsciente

Esta etapa é sugerido como o quinto estágio do modelo consciente competência de aprendizagem. Significa a capacidade de uma pessoa para instilar incompetência inconsciente nos outros. Ao fazer isso, ele pode criar a vontade de aprender novas habilidades nas pessoas incompetentes.

Exemplos em que as quatro fases do modelo de aprendizagem tornam-se evidentes são a natação, dirigir, digitação, etc Quando uma pessoa não sabe dirigir e é incapaz de utilizar artes manuais, ele está na fase de incompetência inconsciente. Quando ele começa a aprender e percebe o quanto de esforço que ele precisa para colocar, ele está no nível de incompetência consciente. Praticar a condução por alguns dias torna-o capaz de lidar com as engrenagens de uma maneira melhor com um pouco de atenção, leva-o para o nível de competência consciente. Finalmente, quando ele se torna um motorista competente e facilmente muda de marcha, ele está no nível de competência inconsciente. Esta ferramenta de aprendizagem pode ser usado para inculcar falta habilidades em uma pessoa.

Organizações podem realizar o mapeamento de competências dos seus colaboradores para determinar as habilidades que eles são bons, e os que precisam para trabalhar. Dependendo disso, eles podem ter sessões com grupos de trabalhadores para dizer-lhes a importância deste modelo, e como eles podem usá-lo para o auto-aperfeiçoamento. Para além das organizações, este modelo também pode ser usado como ferramenta de aprendizagem pelos alunos, ou melhor, qualquer indivíduo que queira identificar suas idas curtas, aprender as habilidades que ele está faltando, e ganhar experiência em si.
A utilidade de conhecermos (1º estágio) esses conceitos está em conseguirmos pensar criticamente sobre o nosso próprio processo de aprendizado. Assim conseguimos nos motivar a sair da inércia do estado 2º estágio e avançarmos para os estágios 3º e 4º nos assuntos que farão diferença em nossas vidas.
Precisamos ter consciência sobre o que sabemos, o que não sabemos, mas deveríamos aprender e sobre o que precisamos melhorar. Nossa performance pessoal e profissional depende desse olhar crítico e do nosso profundo interesse em autoconhecimento.
“Toda ação equivale a uma reação de igual intensidade e sentido oposto”, isso não é Karma é Lei de Newton, física, lógica purinha. Nós criamos constantemente o mundo em que vivemos, logo quando progredimos devolvemos esse progresso ao mundo através de nossa atuação nele e das pessoas que estão em nossa zona de influencia.
E como priorizar esforços?
Por exemplo eu gosto da parte humana da gestão então tenho muita facilidade em aprender assuntos relacionados a esse tema, porém outras áreas certamente me são úteis, mesmo que tendo um pouco mais de dificuldade para ascender nos estágios de aprendizado. A questão é justamente analisar os assuntos que estão na minha zona de interesse por afinidade e por necessidade de forma que meu tempo seja focado nas atividades que:
  • Eu vou conseguir um desempenho melhor e mais rápido
  • São mais críticas para obter o resultado que quero, mesmo que sejam mais trabalhosas.
Através dessa ponderação simples podemos reorganizar nossa fila de livros e estabelecer metas de leitura, priorizar investimentos em cursos, a participação em eventos e manter um controle sobre o nosso comportamento de aprendizagem equilibrando nosso laser com momentos mais sérios.
Parece bobagem, mas torço que ao final dessa leitura você tenha ponderado sobre o seu tempo em redes sociais, aqueles assuntos interessante que ficaram mal trabalhados e algumas deficiências que precisam ser melhoradas.


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