quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Os perigos do cigarro


O tabaco é um problema mais grave do que muitos imaginam. Seus efeitos nocivos atingem o organismo humano por inteiro, não sobrando nem um cantinho onde ele não cause algum mal. Além disso, ele prejudica, além do fumante, as pessoas que ficam no ambiente onde os fumantes praticam seu vício. Ademais, muitas pessoas, na maioria das vezes contra a própria vontade, têm que ficar muito tempo próximo de fumantes e, por essa exposição, perdem a natural aversão à fumaça do cigarro e aos poucos passam de fumantes passivos a fumantes ativos. Assim, não obstante as informações de seus efeitos destrutivos, o vício se propaga como uma doença contagiosa. São esses os principais motivos por que se deve combater o tabagismo com muito rigor. 

Sem exagerar e para sermos exatos, os cigarros contém 4.027 substâncias químicas, das quais 200 são venenos conhecidos e 60 são cancerígenos. A NICOTINA e o ALCATRÃO são as substâncias mais nocivas. A quantidade de Nicotina que se encontra no cigarro pode matar uma pessoa. Porém, antes de fumar a quantidade necessária para acumular a dose mortal no sangue, a pessoa sofrerá uma longa e penosa enfermidade.
O cigarro causa tanta ou mais dependência que as outras drogas.
A Nicotina é um poderoso estimulante. É ela que proporciona o sabor ao cigarro e obriga a pessoa a querer cada vez uma quantidade maior. Depois de inalar a Nicotina, o fluxo sangüíneo vai acumulando a substância em cada célula do organismo e à medida que o tempo passa, as células se acostumam e pedem mais ao corpo. Por causa dele, o fumante torna-se irritável e nervoso; com o cigarro se “acalma” e a Nicotina se transforma em um “tranquilizante” semelhante à cafeína.

As experiências demonstram que a nicotina está entre as drogas que criam maior dependência, juntamente com a heroína e a cafeína.
O alcatrão contido nos cigarros não é tão nocivo?
Se você fuma uma carteira de cigarro por dia, durante um ano, acumula em seus pulmões, mais da quarta parte da quantidade total que se dispersa em seu organismo. Se quiser ter uma idéia de quanto é essa quantidade, exale uma baforada de fumo usando um lenço. Essa horrível mancha escura é alcatrão e leve em consideração que seus pulmões são ainda mais absorventes do que uma esponja.

O alcatrão destrói milhares de alvéolos que o pulmão tem para extrair o oxigênio do ar. Esta destruição causa uma enfermidade dolorosa e incurável : O enfisema pulmonar ou Asma do fumante. A pessoa com enfisema morre asfixiada. Nos EUA, os médicos que fazem autópsia encontram pulmões completamente pretos, cobertos por esse “breu”. Este é o final para os pulmões de um fumante.
Um cigarro contém 20 miligramas de alcatrão e uma pessoa que fuma duas carteiras diárias leva aos seus pulmões 400 miligramas de alcatrão, que em um ano corresponde a 146.000mg.
Os pulmões estão constituídos por mais de 300.000 alvéolos pulmonares e o alcatrão acaba destruindo-os.
No início o fumante sentirá uma espécie de falta de ar, geralmente não lhe dará atenção e continuará fumando. Normalmente percebem quase que tarde demais, pois já desenvolveram o enfisema pulmonar ou asma do fumante, que normalmente é tratada com bronco-dilatadores que estimulam e forçam os alvéolos que não foram destruídos ou com corticoides, que aumentam as chances de um infarte cardíaco.
O cigarro contém monóxido de carbono.
Esta substância é o mesmo gás que sai pelo escapamento de um carro. O sangue assimila mais facilmente o monóxido de carbono do que o oxigênio. De maneira que, ao fumar, inala-se um gás venenoso que impede o corpo de receber o oxigênio necessário. É óbvio, o organismo sofre as conseqüências…

O monóxido de carbono presente no cigarro, mistura-se com a hemoglobina do sangue, produzindo uma substância chamada Carboxihemoglobina, a qual impede o transporte do oxigênio para o sangue. Tudo isto causa o desenvolvimento arterioesclerótico, já que as artérias se enchem de placas de gordura e que se tornam duras.
O cigarro contém cianeto de hidrogênio (HCN)
Soa assustadoramente, mas é a verdade. Esta substância paralisa as vilosidades que envolvem os pulmões e que servem para protegê-lo de substâncias estranhas. Por este motivo os venenos entram rapidamente no pulmão. É por esse motivo que o organismo do fumante defende-se obrigando-o a tossir.

O cigarro é causa freqüente de doenças cardíacas.
Desde o primeiro cigarro já começam os problemas. Uma simples baforada acelera o ritmo cardíaco de 5 a 20 batidas por minuto. Em outras palavras, significa que o coração bombeia mais sangue, mas a nicotina faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, de tal modo que o sangue não possa fluir facilmente.

O infarte e o entupimento das artérias não demoram a aparecer, o risco de sofrer um infarte é 3 vezes maior nos fumantes do que nos não-fumantes. Isto não é nada difícil de acontecer se levarmos em conta que a nicotina e o monóxido de carbono obrigam o coração a trabalhar forçadamente.
Se além de fumar, uma mulher utiliza anticoncepcionais , que também aumentam a produção de adrenalina, o perigo de infarte do miocárdio é maior, sendo que 80% de infartes em pessoas com menos de 50 anos é atribuído ao cigarro. A porcentagem é maior que a de doenças como colesterol e hipertensão.
Se o fumante sofre de hipercolereima e hipertensão, tem 3 vezes mais posibilidades de sofrer infarte do miocárdio do que o não-fumante.
Fumar de 1 a 4 cigarros diários, duplica o risco de ataque do coração e mais de 25 cigarros por dia aumenta o risco até em 50%. Na Colômbia, 25% das doenças cardiovasculares é atribuída ao cigarro.
Fumar é prejudicial para os que nos rodeiam.
Esta é a controvérsia do momento. O fumante é o responsável dos perigos que correm as pessoas que se encontram ao seu redor . Está comprovado que o fumo inalado por terceiros, lhes causa os mesmos efeitos nocivos como se estívesse fumando.


Eis alguns dos efeitos do cigarro sobre o organismo humano:

Cérebro: A nicotina inalada no cigarro atinge o cérebro em 8 segundos, onde tem um potencial comparável ao da heroína para viciar. De 30% a 50% das pessoas que fumam desenvolvem algum tipo de dependência e 70% a 90% dos fumantes regulares são viciados. Apenas 6% dos que tentam parar conseguem ficar mais de um mês sem fumar.

Pele: Entre as mulheres, o cigarro aumenta em mais de 3 vezes o risco de desenvolver psoríase, doença sem cura que causa feridas na pele. Entre os homens, ela não chega a causar a doença, mas agrava os sintomas naqueles que já sofrem com ela.
Olho: Estudos mostram que fumar aumenta em até 3 vezes o risco de catarata, doença nos olhos que diminui progressivamente a visão e é a principal causa de cegueira no mundo.
Boca: Além de dar mau hálito e dentes amarelados, fumar aumenta de 4 a 15 vezes a chance de ter câncer de boca, dependendo do quanto se fuma. E mais de 60% das pessoas que diagnosticam esse câncer não tem chance de curá-lo.
Garganta: Pigarro não é a única coisa que o cigarro traz para a garganta. Ele também é o principal fator de risco para o câncer de garganta, que só no Brasil registra 6 600 novos casos e é causa de 3 500 mortes por ano.

Pulmão: Quem fuma muito tem 20 a 30 vezes mais chances de ter câncer de pulmão. Ele é o câncer que mais mata homens no Brasil, e, desde 2002, o segundo que mais mata mulheres. De 80% a 90% dos casos da doença matam em menos de 5 anos. Além disso, o fumante diminui sua capacidade respiratória e tem maiores chances de ter qualquer doença respiratória, como bronquite e enfisema.
Estômago: A nicotina aumenta a acidez do estômago e, conseqüentemente, as chances de gastrite e úlcera. As úlceras demoram mais para cicatrizar e voltam com mais facilidade nos fumantes. Ah, e o tabaco também é fator de risco para o câncer de estômago, que atingiu cerca de 26 mil pessoas no Brasil em 2006.
Coração: O fumo aumenta a pressão arterial, diminui a capacidade respiratória e aumenta a coagulação sanguínea. Resultado: chances 2 a 3 vezes maiores de morrer por doenças cardiovasculares, como derrame e enfarto. Estudos mostram que o risco de enfarto é ainda maior entre mulheres, especialmente para as que usam anticoncepcionais orais.
Ossos:A osteoporose é um processo de perda de minerais e enfraquecimento dos ossos, que os deixa muito mais fáceis de quebrar. O cigarro é um dos fatores que mais acelera esse processo, mais comum entre as mulheres. Estima-se que uma em cada oito fraturas da cintura são causadas pelo fumo.
Sistema reprodutor: O fumo causa problemas vasculares que aumentam a chance de impotência nos homens. Entre as mulheres fumantes, ele aumenta as chances de menopausa precoce, infertilidade e problemas com a menstruação.

Fumo passivo: A fumaça que deixa seu cabelo fedorento na balada é bem mais perigosa do que parece. Ela contém uma concentração maior de substâncias cancerígenas que a inalada pelos fumantes. O risco de câncer de pulmão é 30% maior entre não-fumantes expostos ao cigarro do que entre os que não têm contato com a fumaça
Tem o lado bom: A nicotina é uma droga estimulante que estimula a produção de substâncias no cérebro ligadas ao prazer. Por isso, ela diminui o estresse e a ansiedade, e, nos dependentes, essa sensação é especialmente maior por causa do desconforto causado pela abstinência.
Várias pesquisas mostram que fumantes têm menos chances de ter Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson. Elas tentam entender como esse processo funciona em busca de novas terapias para as doenças.
Também existem estudos mostrando que algumas pessoas têm uma capacidade maior de memória e concentração quando estão sob efeito da droga.
     



 Danos e sintomas que acusam os prejuízos causados ao corpo.
Os males gerados como conseqüência pelo ato de fumar são os seguintes:
Cansaço por falta de oxigênio nas células.
Dor e peso na cabeça.
Rouquidão e irritação na garganta.
Tosse do fumante.
Agulhadas no peito.
Diminui a capacidade pulmonar, diminuindo os mecanismos de defesa do sistema respiratório, o que deixa o fumante mais propenso a infecções, gripes, etc.
O cigarro nos jovens retarda o nível de crescimento.
Na mulher, se além do mais ela faz uso de anticoncepcionais, aumentam os riscos de trombose, os tecidos se envelhecem e formam-se rugas por causa da pela ressecada.
A fisionomia do fumante fica pálida e enrugada  as gengivas se enfraquecem, os dentes se mancham e os hormônios se alteram. As fumantes chegam antes que as outras mulheres à menopausa.A Nicotina causa câncer da garganta, uma úlcera viva que praticamente não permite ao fumante, nem comer, nem beber, nem dormir.

Nenhum comentário: