terça-feira, 16 de julho de 2013

A personalidade e a sua saúde.


Sua personalidade pode afetar sua saúde, relacionamentos, metas, realizações, sucesso profissional, e até mesmo sua vida espiritual. Toda a sua vida é afetada tanto positiva quanto negativamente pelo seus traços de personalidade.

O modelo de personalidade “Big Five”, é um dos mais usados ​​pelos pesquisadores. Ele proporciona uma grande visão da personalidade diária e de como o indivíduo se relaciona no local de trabalho. Comparado a outros modelos, o “Big Five” apresenta um nível bastante elevado de consenso acadêmico, bem como suporte empírico. De acordo com esta teoria, todos nós em algum dos seguintes traços:


Abertura à Experiência: são pessoas altamente interessadas ​​em experimentar coisas novas e flexíveis em seu pensamento. Seu oposto, são indivíduos que mantem a mente fechada quando deparados com novas experiências.


Consciência: Aqueles que são ricos em consciência tendem a ser cuidadosos e zelosos em relação ao trabalho e a vida sendo responsáveis e autodisciplinados  Indivíduos que estão mais baixo na escala de consciência tendem a ser menos interessados nos detalhes de como as coisas são feitas.


Extroversão / Introversão: Provavelmente, o traço de personalidade extroversão é mais reconhecível porque é fácil de ver. Pessoas extrovertidas são cheias de energia no que desempenham e também ao interagir com os outros. Introvertidos extraem energia a partir de reflexão e tendem a preferir trabalhar sozinho ou em pequenos grupos. 


Socialização: Esta escala analisa o nível de amizade versus hostilidade que alguém tende a mostrar ao interagir com os outros. São pessoas confiantes e modestas, enquanto pessoas com baixo nível de socialização tem tendência de serem menos cooperativas e solidárias. 


Neuroticismo: Neuroticismo é a tendência para experimentar emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. Por vezes é chamada de instabilidade emocional. Aqueles com um grau elevado de neuroticismo são emocionalmente reativos e vulneráveis ao stress. Eles são mais predispostos a interpretar situações normais como sendo ameaçadores, e pequenas frustrações como dificuldades sem esperança. As suas reações emocionais negativas tendem a persistir por períodos invulgarmente longos, o que significa que eles estão usualmente com má disposição. Esses problemas na regulação emocional podem diminuir a capacidades dessas pessoas para pensar claramente, tomar decisões e lidar de forma apropriada com o stress.
No outro extremo da escala, indivíduos com baixo neuroticismo são mais difíceis de serem perturbados e são menos reativos emocionalmente. Eles tendem a ser calmos, emocionalmente estáveis, e livres de sentimentos negativos persistentes; no entanto, a escassez de sentimentos negativos não significa necessariamente que estes indivíduos experimentem muitos sentimentos positivos.

Nenhum comentário: