quinta-feira, 4 de julho de 2013

VIGOREXIA


A vigorexia trata-se de um distúrbio em que a pessoa afetada fica com a impressão de estar com a aparência distorcida. As pessoas afetadas pela vigorexia, sempre estão insatisfeitas com a sua própria imagem, acabando por ter comportamentos que permitam melhorar a sua imagem, como por exemplo recorrendo a excessiva atividade física. Existem também situações em que se recorre ao consumo exagerado de proteínas e carboidratos, podendo motivar problemas nos rins ou outros. Só se consegue identificar esta doença quando se verifica que as atividades físicas que o paciente promove são anormalmente exageradas, excedendo muito a capacidade da pessoa que as realiza. Este comportamento acaba por causar danos à saúde, tornando-se mesmo prejudicial à sua recuperação.

Causas da Vigorexia

Embora não se conheça as causas da vigorexia, costuma reconhecer-se forte influência de factores socioculturais. Também os desequilíbrios no sistema nervoso central podem ser apontados como causa desta doença. Os gânglios também podem ser causa da doença, atendendo a que existem diversos casos que ocorrem em pessoas que tiveram no passado meningite e encefalite. Também existe quem identifique o uso de maconha como causa da vigorexia, já que esta tem ação serotonina.

Sintomas da Vigorexia

Os sintomas associados à vigorexia são a percepção da própria imagem distorcida, e grande obsessão por músculos volumosos, recorrendo a produtos que permitam atingir os seus objectivo  Também é normal que as pessoas que são afetadas por esta doença se pesem e se vejam no espelho diversas vezes ao longo do dia. Caso estes sintomas ocorram é importante recorrer a um médico para que este possa avaliar a doença. A imagem que as pessoas têm de si próprias é de alguma forma semelhante ao que acontece nos casos de anorexia. Podem surgir sintomas de fadiga persistente, dores musculares, maior predisposição para ocorrerem infecções, irritabilidade, perda de motivação, perda de apetite, ritmo cardíaco elevado, depressão, menor desempenho sexual e insônias.

Tratamento da Vigorexia

Para realização de tratamento associado à vigorexia, torna-se necessário recorrer a especialistas em neurotransmissores, sendo o tratamento associado à função serotonina  Psicoterapia é essencial para mudar comportamentos, tornando-se como principal objectivo do tratamento a recuperação da auto-estima, permitindo o afastamento de pensamentos negativos que ocorrem devido ao medo de falhar do ponto de vista social. Associado a este tratamento, deve associar-se uma alimentação saudável pelo período de tempo necessário para a estabilização do paciente.

Nenhum comentário: