quarta-feira, 17 de julho de 2013

Evitar fazer xixi nas calças.

Feche sua uretra. Muitas pessoas fazem isso automaticamente quando sentem um impulso ligeiro de fazer xixi pela primeira vez. Conforme a vontade cresce, tencionar músculos desnecessários pode desperdiçar esforço, o que pode piorar o problema. Concentre-se, em vez disso, em isolar e apertar os músculos ao redor da uretra, pois isto irá permitir que os outros músculos possam relaxar de forma natural. Use os músculos geniturinários para exercer tensão de fechamento na saída da urina. Relaxe o abdômen e a pelve para evitar a pressão interna sobre a bexiga.
Reposicione seu corpo. A maneira com que você posiciona o seu corpo pode ajudá-lo(a) a apertar os músculos em torno de sua bexiga, além de fazer você sentir que será possível segurar a urina por mais tempo. Considere o seguinte:
Não pressione a parte inferior de seu estômago, em hipótese alguma. Isto irá colocar mais pressão sobre a bexiga.
Cruze as pernas quando estiver de pé. Não cruze as pernas quando estiver sentado. Isso pode resultar em dor ou possível perda de controle da bexiga. Quando estiver em pé, cruzar as pernas ajuda a "segurar a urina" através da compressão da uretra, dos tecidos circundantes e (nas mulheres) da abertura geniturinária. No entanto, quando estiver sentado(a), qualquer posição que levante uma ou ambas as coxas em direção ao seu abdômen provoca pressão sobre a bexiga, tornando mais difícil segurar a urina.
Abrir as pernas o máximo que você puder irá ajudar a segurar a urina por mais tempo. Você pode sentir que está prestes a perder o controle, mas se você deixar que a sensação passe (o que normalmente leva cerca de 20 segundos), será capaz de segurá-la por muito mais tempo.
Fique em pé usando as pernas para fechar suas estruturas urinárias, seja apertando-as ou fechando-as. Escolha posições que permitam que você possa manter o seu equilíbrio naturalmente, sem tensão. Relaxe o resto da parte de baixo do seu corpo. Reposicione as pernas e coxas quando necessário.
Sente-se ereto, mas relaxado. Não fique tão confortável a ponto de acabar perdendo o controle; você precisa concentrar-se. Levante a parte superior do corpo e permita-se voltar à posição anterior, para poder aliviar a pressão de sua bexiga, mas não "alongue" o seu abdômen, pois isso irá acrescentar pressão. Relaxe o abdômen.

Não se incline para a frente, nem puxe a frente da pélvis para cima, nem comprima o abdômen para dentro.

Permita que a parte inferior de seu abdômen se incline ligeiramente para a frente, se o abdômen o fizer por conta própria. Isso pode aliviar a tensão de sua bexiga. Permita que a parte inferior de suas costas possa se arquear para que o tórax e a cabeça possam permanecer na posição vertical. Deixe seu abdômen se expandir e a parte dianteira da pélvis "inclinar" para baixo (você precisará levantar as nádegas). (Não fique nessa posição, a menos que ocorra naturalmente; escolher deliberadamente ficar nessa posição pode tornar-se impraticável e criar tensão.)
Mantenha-se aquecido. Mantenha o corpo tão quente quanto puder, cobrindo-se com cobertores, ligando o aquecedor ou arqueando seu corpo, tentando se aquecer da melhor forma possível. A lógica é a seguinte: seu corpo precisa gastar energia para manter a urina da bexiga na mesma temperatura do corpo. Se você estiver em um local frio, seu corpo irá querer conservar o calor que conseguir gerar, e não gastá-lo em uma bexiga cheia de resíduos líquidos.
Evite chacoalhar ou balançar o corpo.
Fique sentado, se estiver sentado.
Evite mudar de posição repentinamente. Não faça movimentos tensos, abruptos ou súbitos. Permaneça sereno e natural.
A verdade é que você apenas irá tornar as coisas piores se "correr para o banheiro" quando você puder ir.
Caminhe com passos firmes, mas não corra.
Mantenha seus movimentos o mais fluidos e graciosos quanto possível quando estiver andando ou realizando outras atividades.
Se você notar que seus quadris tendem a oscilar mais do que o normal quando você anda, deixe que o façam. Isto permite que a musculatura pélvica permaneça apertada. Mas não exagere este movimento se ele agitar sua bexiga.
Evite pensar em água, cachoeiras ou chuva. Ficar pensando no som ou na imagem da água corrente pode ser demais para sua bexiga inchada e você poderá perder o controle. Embora isto possa parecer exagero, se você ler informação sobre pessoas que urinam na cama, existem inúmeros relatos de pessoas que começam a sonhar com água ou que estão urinando, quando na verdade não estão apenas sonhando, mas realmente urinando. O segredo é desviar a sua atenção e tentar pensar em outra coisa.
Alguns de seus amigos podem achar que será divertido descrever cachoeiras, rios e outros lugares com água em movimento - bem como vasos sanitários - quando ficam sabendo que você precisa desesperadamente ir ao banheiro. Diga-lhes seriamente que isso não é engraçado. Faça com que entendam que estar com uma pessoa que acabou de "molhar as calças" não irá ajudar em nada a melhorar a reputação de ninguém. Fale com calma e firmeza. Não mostre nenhum sinal de que os esforços que estão fazendo para que você perca o controle estão funcionando. Se eles continuarem, calmamente se retire de perto deles. Se isso não for possível, tape seus ouvidos e comece a cantarolar em voz alta com os olhos fechados. Se você não pode fechar os olhos ou não quer tapar os ouvidos, apenas tente cantarolar tão alto quanto você puder. Vire-se de costas ou fique o mais longe possível de seus amigos para lhes mostrar que você não irá se comunicar com eles, a menos que parem com a brincadeira idiota.
Remexa-se um pouco, mas não excessivamente. Trocar gentilmente a posição de suas pernas e quadris e fazer outros movimentos sutis irá interferir no seu desejo quase incontrolável de urinar e incentivará o seu corpo a "esperar". No entanto, estar excessivamente inquieto ou exageradamente tenso irá aumentar a pressão em sua bexiga, tornando mais difícil segurar o xixi.
Minimize a quantidade de bebida quando você estiver precisando fazer xixi. Se você estiver com muita sede, tome uns goles de água para aplacá-la, mas o ideal seria que você não ingerisse nenhum líquido até poder urinar. Procure beber apenas o suficiente para manter a hidratação normal, evitando qualquer coisa desnecessária. Lembre-se, beba apenas se você realmente tiver sede, não beba nada apenas porque "a bebida está na sua frente".Pense em algo para distraí-lo. Evite qualquer pensamento sobre fazer xixi. Não pense em qualquer coisa que possa fazer você querer fazer xixi ainda mais.
Não fique "debatendo sobre se você deve fazer xixi ou não". Segure-se, a menos que você esteja absolutamente certo(a) de que já pode urinar.
Não pense em usar o banheiro, até que você esteja realmente lá.
Não pense em "deixar a bexiga esvaziar" logo que você chegar ao banheiro; isso irá estimular a bexiga enquanto você ainda não removeu sua roupa interior, calças, etc.
Mantenha sua mente longe de palavras e imagens que representem banheiros.
Repetidamente diga a si mesmo que você não tem nenhum lugar disponível para urinar. Dê a si mesmo razões para não urinar.
Saiba que você não pode realmente "explodir" a bexiga. Reflexos do seu corpo irão impedir ferimentos graves. Enquanto você ainda for capaz de "segurar-se", a bexiga não estará em perigo grave. Sentir-se como se você fosse "explodir" ou se machucar de alguma outra forma, é uma ilusão. Instintos primitivos combinados com o aumento do desconforto quando a bexiga se contrai irão causar essa sensação. A sensação logo vai passar, e você poderá controlar esse sentimento até que a contração tenha acabado (leia a seção Mitos deste artigo).
Resolva a situação para que você possa fazer xixi - em seus próprios termos, e não nos termos dos outros, nos termos que a situação permitir ou nos termos que a sua bexiga deixar.
Tente encontrar um banheiro assim que for possível, se a disponibilidade for o problema. Mas mantenha sua mente longe dessa ideia quando for pouco provável que um banheiro esteja disponível.
Tente obter permissão para se ausentar, se a permissão estiver sendo negada. Diga que é uma emergência. Mas evite "fazer cena" (alegar que é uma emergência todas as vezes que você quiser sair da sala), se você for estar na mesma situação novamente em pouco tempo. Se você ficar gritando "Me ajudem, preciso ir ao banheiro!" todas as vezes que quiser sair para ir ao banheiro ou para falar ao telefone, em pouco tempo não acreditarão mais que é uma emergência e mesmo que você esteja desesperado não conseguirá permissão.
Não pense que deixar apenas um pouco sair irá ajudar. Não irá. "Deixar um pouco sair" é impossível - a bexiga não pára.
Não se entregue, se alguém tentar assustá-lo ou amedrontá-lo para fazer xixi. Este é um truque comum feito pelos amigos e inimigos. Lembre-se de ficar em guarda para evitar a tentação de fazer xixi nas calças. Sim, seria mais fácil relaxar a bexiga e deixar a urina fluir, no entanto, lembre-se de que há algumas razões para não fazê-lo. Lembre-se destas razões pessoais.
Tente não rir nem pensar em nada engraçado. Rir pode fazer com que você contraia os músculos (como o diafragma) que coloca mais pressão sobre sua bexiga.
Mais uma vez, amigos acham que é muito engraçado fazer uma pessoa aflita - que precisa desesperadamente urinar - não se aguentar e rir, para que faça xixi nas calças. Ou talvez eles não saibam que você precisa fazer xixi e estão apenas sendo eles mesmos. Seja qual for a razão, gentilmente diga-lhes que você gostaria muito se eles pudessem fazer o favor de ficar quietos por alguns minutos, pelo menos até que você possa encontrar e usar um banheiro, e não olhe para eles. Apenas a visão do rosto de um amigo ou uma única palavra que alguém disser quando você estiver desesperado(a) pode causar ataques incontroláveis de riso. Eles podem tentar ficar na frente de seu rosto para que você tenha que olhar para eles, ou talvez continuem a falar ou rir. Calma e educadamente, saia do local. Se isso não for possível, veja as dicas para "bloquear as piadas" acima. (Isso inclui cantarolar e tapar os ouvidos.) Basicamente, o segredo é ser amável, gentil e educado(a), mas firme e sério(a). Este poderia ser um assunto delicado para todos vocês.
Dicas

Se não houver nenhuma forma ou lugar para fazer xixi, ou se você começar a sentir dor perto de sua bexiga, a coisa mais inteligente a se fazer seria enrolar uma toalha e urinar. Isto pode ser difícil se você estiver vestindo uma saia; tente colocar uma toalha entre as pernas.
Aplique os passos descritos neste artigo de uma maneira sensata. Eles são mais eficazes quando feitos de forma natural e não há necessidade de se sentir envergonhado(a) com a questão. Exagerar ou começar a fazer cenas pode piorar a situação e aumentar a tensão em sua bexiga. Mas tentar esconder ou disfarçar a situação pode interferir no seu controle sobre a mesma. O ideal é tentar ficar calmo e tentar encontrar uma forma de procurar um banheiro.
Mantenha-se calmo, com uma atitude firme e positiva. Projete sua fé de que você pode segurar o xixi o máximo de tempo que quiser.
Projete o conceito de ser capaz de segurar com sucesso a urina. Faça isso de uma maneira crível para a sua própria mente, e de forma que convença qualquer observador. Não fique "desesperado(a)", mas não tente "negar" o desejo.
Utilize o esforço necessário para impedi-lo(a) de urinar, mas não mais do que isso. Agir como se o controle necessário para não fazer xixi exigisse mais esforço do que realmente é necessário falsamente fará você mesmo acreditar que necessita fazer xixi. Lutar ou se remexer excessivamente encoraja o pensamento de que você não está no controle. "Correr para o banheiro" implica em que você está "perto de seu limite" e "não é mais capaz de esperar", além de dizer ao seu corpo inconscientemente que você "vai chegar a um banheiro mais cedo" e "precisa urinar agora mesmo".
E, não faça menos esforço também. Limitar o esforço que você faz para se controlar e não urinar interfere nas ações utilizadas para segurar a urina. "Esconder" a vontade de fazer xixi cria tensão, faz com que você se sinta "bobo", é chato, sugere imaturidade e pode implicar que o seu controle é apenas "um ato".
Reconheça que você precisa fazer xixi, mas que você está no comando completo dessa necessidade. Projete esta maneira de pensar, agindo em conformidade com ela. Não tente esconder sua necessidade de urinar, mas não exagere.
Lembre-se que é uma "vontade", e não uma "necessidade" de fazer xixi. A não ser que você precise pedir permissão para usar o banheiro, considere sua situação como se você tivesse/sentisse um desejo, mas não precisa ir ao banheiro ainda. Deixe claro (principalmente a si mesmo) que você pode esperar.
Quando você precisa segurar a urina com freqüência, não tente restringir o consumo de líquidos habitualmente para reduzir a vontade de fazer xixi. A desidratação faz com que a urina se torne concentrada - irritando a bexiga e aumentando o "desejo" de urinar. Evitar regularmente o consumo de bebidas para reduzir a vontade de fazer xixi pode levar à infecção, tornando o controle de sua bexiga mais difícil a longo prazo (ver Avisos).
Você deve evitar fazer xixi nas calças, a menos que esteja a ponto de causar danos ao seu corpo.
Beba líquidos em pequenas quantidades com freqüência, não grandes quantidades de uma só vez. Beber uma grande quantidade de água ao mesmo tempo faz com que o excesso de água acabe em sua bexiga. Beba pequenas quantidades de cada vez para manter a hidratação enquanto consome menos.
Beba água ou bebidas que irão hidratá-lo. Evite cafeína, álcool e bebidas açucaradas, a menos que você tenha uma razão específica para bebê-las. Bebidas sem açúcar, sem cafeína e sem álcool ou a água pura irão hidratá-lo mais eficazmente e você precisará beber quantidades melhores para aplacar a sede. O álcool e a cafeína causam desidratação, ao mesmo tempo em que fazem com que você precise urinar mais. Portanto, estas bebidas devem ser evitadas, se você precisar ficar sem ir ao banheiro por bastante tempo.

Pratique os exercícios de "Kegel". Estes exercícios são para pessoas com incontinência urinária e através do exercício é possível tornar mais forte o assoalho da pélvis. Basicamente, você irá trabalhar a musculatura para aprender a segurar a urina por mais tempo.
Segurar a urina, quando feito com muita freqüência, pode causar um acúmulo de bactérias em seu sistema urinário e levar a uma possível infecção. Estas instruções destinam-se a ajudá-lo a segurar a urina apenas quando a situação for urgente. Para reduzir os riscos associados, "lave" o seu sistema urinário entre as ocasiões que você precisa ou quer segurar a urina. Faça isso bebendo muito líquido quando você não precisar segurar a urina.
 Se você normalmente é obrigado a ficar muito tempo sem urinar, estudos mostraram que o suco de cranberry ajuda a reduzir os riscos. A cranberry (oxicoco) é uma frutinha vermelha parecida com uma cereja, muito comum nos estados unidos. Atenção, a fruta não é indicada para diabéticos por causa da frutose e por pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes, que podem interagir com substâncias presentes na fruta.
Evitar líquidos para reduzir a urina é desnecessário e prejudicial, podendo causar danos como a desidratação e calor (se em um ambiente quente). A desidratação faz com que a urina se torne mais concentrada, pode aumentar a probabilidade de bactérias e de infecção e pode ser contraproducente, pois a urina concentrada pode aumentar a sensação de urgência. No entanto, beber demais irá fazer você urinar mais, pois o corpo precisa se livrar da água não utilizada. Tente beber a quantidade certa de água.
A urina só pode ser "segurada" por algum tempo. Estes passos definitivamente funcionam, mas uma hora ou outra, você terá problemas para segurá-la. Se parecer que você irá urinar no próximo segundo e sua bexiga já estiver doendo, está na hora de tomar uma medida drástica. Quando isso acontecer, você deve ir ao banheiro o mais rápido possível, independentemente das consequências. Se não há literalmente nenhum banheiro disponível em nenhum lugar, urine onde for possível. Se foi especialmente reiterado que você não pode fazer xixi por alguém de autoridade superior, depois de dizer-lhes que é uma emergência, vá ao banheiro. Os professores são orientados a deixar os alunos irem ao banheiro, se estes explicarem que é uma emergência. Se você ficar em apuros, argumente que era muito urgente e pergunte-lhes (sarcasticamente) se esperavam que você fizesse xixi nas calças, continuando a explicar que, se você não fosse urinar naquele exato momento, poderia ter problemas graves.

Nenhum comentário: