quinta-feira, 4 de julho de 2013

Mitos e verdade da depressão



Falsas crenças sobre a depressão podem impedir a tomada de decisão de procurar ajuda. Conheça mais sobre a doença e colabore com o sucesso de sua terapia descobrindo 10 mitos e verdades sobre a depressão:
O jejum melhora a depressão?
Mito. Isto não é verdade porque os neurônios necessitam de glicose (proveniente da alimentação) para funcionarem normalmente.
Chocolate melhora a depressão?
Mito. O consumo excessivo de açúcar, por ansiedade, não faz bem para o organismo, além de engordar. No entanto, convém dizer que o aminoácido triptofano existe no chocolate e ajuda a produzir a serotonina no cérebro, um importante neurotransmissor que evita a depressão.
Alimentos gordurosos intensificam a depressão?
Verdade. A ingestão de gorduras saturadas ou gorduras trans não engordam somente, também aumentam em até 50% o risco de depressão. Portanto, quanto maior a quantidade ingerida, maior a chance de ficar deprimido.
Existem diferentes níveis da doença?
Verdade. Existem variações, desde depressão muito leve, quase imperceptível (depressão mascarada), até formas muito graves que ameaçam a vida (quando a pessoa não se alimenta, fica permanentemente deitada e não se movimenta);
Bebida alcoólica, em pouca quantidade, trata a depressão?
Mito. Na verdade, o álcool deprime o sistema nervoso central e pode até mesmo piorar os sintomas da depressão.Se o indivíduo tem ideação suicida, uma embriaguês pode representar o estopim.
Antidepressivo engorda e diminui a libido?
Verdade. Um dos desafios da medicina é criar medicamentos antidepressivos que não provoquem ganho de peso nem reduzam o desejo e o prazer sexual. Mas os especialistas lembram que uma dieta balanceada e exercícios físicos ajudam a combater esses efeitos.
O café estimula o indivíduo deprimido?
Mito. A cafeína tem propriedades excitatórias sobre o cérebro, mas, se consumida em excesso (5 ou mais xícaras de café por dia), pode provocar ansiedade, taquicardia, agitação e insônia.
Leia mais sobre depressão
5 vilões da depressão
Como evitar a depressão pós-parto
Você tem depressão?
Guaraná em pó ajuda a tratar a depressão?
Mito. O princípio ativo do guaraná é a cafeína. Como já mencionado, em excesso, a cafeína produz ansiedade.
Depressão tem cura?
Verdade. A depressão é tratável, e mais de 80% dos indivíduos com transtornos depressivos melhoram com o tratamento.
A doença acomete mais mulheres do que homens?
Verdade. Na população em geral, as referências mostram que de 5% a 12% dos homens têm ou já tiveram depressão, comparadas à porcentagem de 10% a 15% nas mulheres. Por causas históricas, sociais e culturais, as mulheres são mais sujeitas à depressão, mas o quadro clínico é o mesmo para os dois sexos.

Nenhum comentário: