quinta-feira, 4 de julho de 2013

Coisas que diminuem a memoria



1. Estresse crônico 

De acordo com o estudo publicado na revista Nêuron, os hormônios do estresse afetam diretamente a função do córtex pré-frontal - região do cérebro responsável pela memória de curto prazo e decisões. Quando nos estressamos rapidamente, os níveis de sinais transmitidos entre os neurônios caem, impossibilitando o armazenamento de informações.

 2. Gravidez
As mulheres grávidas estão particularmente propensas a ter sua capacidade de memória espacial diminuída. Segundo estudo apresentado na Conferência Anual da Sociedade Britânica de Endocrinologia, esse tipo de memória serve para nos orientar e lembrar onde deixamos as coisas. Esta perda de memória é mais acentuada nos dois últimos trimestres de gestação e pode permanecer até três meses após o parto. Felizmente, a situação é reversível.
 3. Fumar
Um estudo recente da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, revela que os fumantes têm menos capacidade de memorização do que os não-fumantes. Especificamente, nos testes de memória que foram aplicados, os não fumantes conseguiram lembrar-se das atividades em 81% dos casos, enquanto 59% dos viciados em nicotina não conseguiram recordar as atividades realizadas.
 4. Excesso de gordura
De acordo com o estudo publicado no Jornal da Doença de Alzheimer, se a sua dieta contém muita gordura saturada e colesterol, isso pode inchar o cérebro. Assim, a função dos nervos fica alterada e a sua memória de trabalho ou memória de curto prazo é reduzida.
 5. Hipertensão
O estudo da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, publicado na revista Neurology revela que a partir dos 45 anos de idade, a hipertensão está associada com perda de memória. Os autores afirmam que a pressão arterial elevada enfraquece as pequenas artérias do cérebro, o que pode provocar sérios danos neurais
Se você deseja melhorar sua capacidade de memória, confira a seguir algumas dicas que podem ajudar:
 1. Compreensão da informação
Antes de começar a decorar todas as informações necessárias, você precisa lembrar que memorização é diferente de repetição. Para aumentar a sua capacidade de memória, você deve compreender a informação para que ela seja armazenada da maneira correta em seu cérebro.
 2. Organização
A memória depende do nível de habilidade verbal e do interesse no que se está tentando lembrar. Para isso, você precisa organizar as informações que você precisa antes de começar o processo de memorização.
 3. Melhore o funcionamento geral do cérebro
O cérebro humano é magnífico. Ele não é apenas capaz de memorização, mas também de fazer outras coisas importantes. Por isso, você precisa exercitar outras seções do seu cérebro pode ajudar a melhorar o condicionamento da capacidade total da sua memória.
 4. Aquecimento
Aquecendo suas habilidades de memória, antes de realizar alguma tarefa, acelera e melhora o seu desempenho. Assim como qualquer esporte, você deve executar simples exercícios de aquecimento antes de utilizar suas habilidades

Nenhum comentário: