quinta-feira, 25 de julho de 2013

Em dias de frio

Na verdade, não é bem fumaça e sim um vapor condensado. A mesma coisa que acontece quando abrimos uma panela quente.O ar aquecido (como o que vem dos nossos pulmões) expande e mantém a umidade mais aumentada do que o ar frio (do ambiente externo). As partículas de água tem mais espaço para flutuar no ar.
Para que permaneçamos vivos, um processo biológico fundamental que fornece energia para a realização de tarefas e ao nosso metabolismo se faz presente: a respiração. Nesse processo a reação química mais importante aparece da seguinte forma: A glicose, fonte energia dos seres humanos, reage com o oxigênio, que está presente no ar que respiramos. Eles são os reagentes da reação. Os produtos que aparecem depois que a reação química for concluída são, o gás carbônico e a água.O que acontece é que, a água vinda da respiração é na forma de vapor e por isso impede a visão humana de detectá-la, principalmente quando a temperatura ambiente esta próxima da temperatura corporal.
Em dias de frio, no entanto, conseguimos visualizá-la .Como a diferença de temperatura entre o corpo e o ambiente é maior, a água passa por um estágio de condensação, que é o processo físico responsável pela passagem da água do estado gasoso para o líquido. E assim conseguimos visualizar a “fumaça”, que nada mais é que a água no estado líquido.
Assim, quando o ar que vem de dentro sai do corpo, ele esfria e diminui o espaço para as partículas de água em suspensão e estas se condensam. É o mesmo fenômeno da neblina: o ar de um dia quente se condensa depois que o sol esconde.
O ar que respiramos para fora de nosso organismo vindo dos pulmões, varia de 35 a 37 graus Celsius e contem boa quantidade de água suspensão. Se a temperatura exterior for muito inferior, abaixo de 10 graus acontece a condensação e então forma aquele aspecto de fumaça.

Nenhum comentário: