quinta-feira, 4 de julho de 2013

DOPING




A Dopagem e os riscos de vida e/ou Saúde”, ou seja, o doping. Hoje em dia o doping é um dos problemas mais atuais e também um dos mais preocupantes,não só pelo facto de falsificar a “verdade desportiva” mas também porque a prática do consumo destas substâncias é na sua maioria muito perigosa para os próprios atletas. Com este trabalho o nosso grupo pretende definir e explicar em que consiste a praticado doping, os vários métodos, técnicas e drogas usadas, explicando o que fazem, que capacidades físicas é que melhoram e quais os problemas que podem provocar a saúde dos desportistas.
Conceito de Desporto O desporto é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos eque geralmente visa a competição entre praticantes.Para ser desportista tem de haver envolvimento, habilidade e capacidades motoras. A prática regular da atividade física pode ser um contributo muito importante para a prevenção dos riscos de ordem biológica, psicológica e social.
O que é o Doping?O doping é a utilização de substâncias proibidas no desporto, por promoverem aumento ilegal do rendimento do atleta, humano ou animal. Essas perigosas substâncias fazem com que os atletas tenham um melhor rendimento físico no desporto, atribuindo-lhes vantagens competitivas desleais, em relação aos atletas que não recorrem a estas substâncias para\obter o sucesso.
Tipos de Doping O Doping pode ser distinguido em 7 categorias diferentes consoante os efeitos que causa e a maneira de ser administrado no atleta .ESTEROIDES ANABOLIZANTES:Os esteroides anabolizantes são hormonas sintéticas que, quando comparados à\testosterona, têm maior atividade anabólica (promovem crescimento). Ou seja, os\atletas que ingerem este tipo de substâncias pretendem aumentar a massa muscular e a força. Podem ser ingeridos por via oral, ou através de injeções.Exemplo: nandrolona, testosterona, estanozolol, …
Efeitos adversos:No sistema nervoso central, aumentam a agressividade e a alteração do humor.Provocam ainda alterações no comportamento sexual.Na área dermatológica, queda de cabelo, acne na face e no dorso, aumento de quistos sebáceos, são as alterações mais frequentes.No sistema músculo-esquelético, o encerramento precoce das cartilagens decrescimento e o aumento do risco de rotura tendinosa, são as complicações mais significativas. No aparelho cardiovascular, dão origem ao aumento do colesterol plasmático triglicerídeos. Aumentam o risco de tromboembolia. Aumentam o risco de enfarte do miocárdio e hipertensão.
No homem aumentam também o volume mamário e o risco de cancro da próstata.Diminuem o volume testicular, a quantidade espermática e a fertilidade.Na mulher provocam aumento da pilosidade e do tamanho do clitóris. Masculinizam a voz.Diminuem o volume mamário e provocam suspensão de amenorreia.
ESTIMULANTES:O uso de estimulantes é muito frequente entre os atletas, sendo o mais utilizado a seguir ao consumo de esteroides. Anfetaminas, estricnina, cafeína ou até mesmo cocaína. São substâncias que aceleram a atividade cerebral, fazendo com que a resposta nervosa seja mais rápida, aumentando a atividade dos atletas e diminuindo o seu cansaço. Efeitos Adversos Aumentam a pressão arterial, podem fazer com que o atleta emagreça, o uso contínuo pode destruir células nervosas, sendo que a hiperatividade contínua provoca a sua destruição, pode provocar insônias, euforia,alterações de comportamento, temores,respiração acelerada, confusão cerebral, e ainda há a possibilidade de ataques cardíacos e overdoses quando tomados em excesso.
ANALGÉSICOS: Analgésicos são drogas calmantes frequentemente usadas, tais como a morfina, metadona, petidina, entre outras em quase todos os desportos fisicamente exigentes e que visam diminuir a dor. Podem ter como efeito reduzir a dor provocada pela prática de certas atividades, ou por lesões, fazendo com que o atleta resista mais tempo à dor e ao cansaço, aumentando a sua resistência natural. São muito usados em desportos como a maratona e o triatlo, que são desportos muito exigentes fisicamente. Efeitos Adversos O uso de analgésicos apresenta alguns riscos para a saúde dado que, ao reduzir a dor sentida, pode fazer com que um atleta agrave uma lesão, pode levar também à perda de equilíbrio e coordenação, náuseas, vômitos,insônias e depressão, diminuição da frequência cardíaca e ritmo respiratório e diminuição da capacidade de concentração.
BETA-BLOQUEANTES:Os beta-bloqueantes são utilizados no desporto de uma forma semelhante à dos analgésicos. Combatem o nervosismo, stress e ansiedade. Os beta-bloqueantes são remédios que baixam a pressão sanguínea. Atuam no sistema cardiovascular, diminuindo o número de batimentos do coração. Estas substâncias são normalmente usadas em categorias que exijam alta precisão, como o arco e flecha e o tiro, bilhar, xadrez, natação sincronizada.Efeitos Adversos:Diminuição do ritmo cardíaco, podendo contribuir para o aparecimento da hipotensão. Pode provocar, inclusivamente, para genes cardíacas. Pode originar asma, hipoglicêmia (falta de glicose no sangue), insônias e impotência sexual.
HORMONAS PETÍDICAS: Estas substâncias são usadas para acelerar o crescimento corporal e a potência muscular, diminuir a sensação de dor, favorecer recuperações mais rápidas a pós o esforço, aumentar o número de glóbulos vermelhos e a capacidade de transporte de oxigênio. No entanto, estas substâncias, apesar de realizarem os objetivos pretendidos pelos atletas, causam imensos problemas como embolias, enfraquecimento muscular, diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, leucemia, doenças articulares, insônias, perda da massa óssea, enfarte de miocárdio e cerebral, anemia e morte súbita.Exemplos: hormona de crescimento, eritropoietina, insulina, corticotropina, …Efeitos Adversos:O uso destas drogas pode provocar deformações ósseas, distúrbios hormonais, miopia, hipertensão, coágulos sanguíneos, diabetes, doenças articulares.
Diuréticos:Têm como função aumentar a quantidade de urina produzida. Ao aumentara quantidade de urina, as concentrações de substâncias dopantes vão diminuir, não podendo por isso ser consideradas dopantes abaixo de determinados níveis. Além desta função, os diuréticos são também usados para perda de peso, ou até mesmo para que certas substâncias dopantes sejam expulsas rapidamente do organismo.Efeitos Adversos:Os diuréticos podem causar desidratação, caibras, doenças renais, perda desais minerais, alterações no volume do sangue e no ritmo cardíaco. Se os problemas cardíacos e renais tornarem-se muito graves, podem mesmo levar à morte do atleta.
Beta - agonistas:Os beta-agonistas são drogas que se destinam a aumentar a massa muscular e diminuir a massa gorda. Este grupo de drogas é conhecido pela sua capacidade de controlar a distribuição de fibras musculares e de aumentar o ritmo cardíaco, aumentando o fluxo de sangue para músculos e cérebro. Uma droga beta - agonista muito conhecida é a adrenalina, que existe naturalmente no nosso organismo e que é libertada quando estamos sujeito sa situações de grande tensão.Efeitos Adversos:As beta – agonistas têm como efeitos, o aparecimento de insônias, agressividade, e náuseas, falta de concentração, distúrbios psíquicos, aumento da pressão arterial,problemas cardiovasculares.
Técnicas e Métodos proibidos no Desporto Por fim, e a apesar de não serem propriamente drogas dopantes, existem também técnicas e métodos proibidos no desporto, sendo eles:Aumento do transporte de oxigênio: Esta técnica consiste no uso de substâncias para aumentarem o número de glóbulos vermelhos ou a transfusão de sangue previamente retirado e enriquecido com glóbulos vermelhos. Este método é perigoso pois um maior número de glóbulos vermelhos significa sangue mais viscoso, e como tal há um maior risco de ataque cardíaco.
Manipulação química e física: São técnicas que visam alterar a legitimidade e a integridade das amostras de urina e sangue usadas nos controlos antidoping. Entre elas destacamos a alteração das amostras de urina, a inibição da excreção renal.Doping genético:A dopagem genética é definida como o uso não terapêutico de genes, elementos genéticos ou células que tenham a capacidade de aumentar o rendimento desportivo. Este tipo de doping está ainda em desenvolvimento e ainda não é muito viável, mas poderá ser. Este tipo de doping é usado com recurso a vírus ou bactérias que alteram certos genes em certos músculos do organismo, tornando-os mais adaptados à atividade que pratica.
Teste Antidoping Os testes de doping realizam-se através da urina. Isto deve-se ao facto da urina transportar todas as impurezas do corpo, inclusivamente drogas que, por ventura, tenham sido tomadas. A principal função da urina é a eliminação da amônia, que surge quando as células produzem proteínas. A amônia é tóxica e, por isso, deve ser eliminada rapidamente. Então o nosso organismo transporta-a até o fígado, onde ela é transformada em ureia. A ureia, por sua vez, é menos solúvel e menos tóxica. Quando o sangue passa pelos rins, toda a ureia, restos de amônia, excessos de sal, ácidos e outras impurezas são retiradas através de uma filtragem e eliminados na forma de urina.Essa filtragem é muito importante, pois é ela que mantém a composição do sangue.
 Porque devemos combater o Doping?Motivos Éticos: O doping e o desporto são incompatíveis; Recorrer ao doping é contrariar os conceitos de ética e lealdade desportiva; A sua utilização transforma o desportista num objeto que se manipula, como se fosse uma máquina que tem de render o máximo , mesmo que para isso não dure muito tempo; Contraria a finalidade mais importante do desporto; Contribuir para a melhoria da saúde física, mental e social do individuo.
 Motivos Sanitários:A utilização do doping é potencialmente perigosa para a saúde, porque: Sujeita o organismo à ultrapassagem dos seus próprios limites; Produz alterações nas suas funções orgânicas e psíquicas; Pode provocar dependência no uso de drogas; Provocando assim, uma degeneração física, por vezes irreversível.
Conclusão Este trabalho foi realizado com empenho e cumpriu as expetativas propostas à partida. Ao concretizá-lo, percebemos que o doping é um problema demasiado preocupante na atualidade, e que muitos atletas quebram o fundamento da prática de desporto, utilizando drogas para melhorar as suas prestações.Pretendemos basicamente alertar os todos quanto aos efeitos que as substâncias dopantes têm no corpo humano, tentando influenciá-los à não-prática de doping.

Nenhum comentário: