terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CRENÇAS



A sua mente vive te pregando peças, pensa que não?    Eu recebo muitas pessoas com pensamento disfuncionais, tais como:    “vou morrer sozinho jamais vou ter alguém na vida”, “impossível vencer minha timidez e falar em publico”, “bons empregos são para os outros, não para mim”.   Tudo i sso acaba virando crença.

O que é uma crença?

É um ponto de vista que a gente considera como verdadeiro sem antes   analisar   se   realmente   é verdadeiro ou não.    Isto é uma peça que sua própria cabeça está pregando em você. Mentiras que passam pela sua cabeça e que você deve trabalhar para que acabe acreditando nelas.

Como as crenças entram em sua cabeça?

Algumas vezes são as crenças dos seus pais, pode ser influências dos seus irmãos ou as influencias culturais,    sociais  e  educacionais.    Mas não importa da onde vêm,    o que importa é que depois que você aceita como verdade    essa crença causa um impacto muito forte em   toda a sua vida.    Por exemplo, pessoas que tem a crença de que jamais terão um companheiro,    acham que vão morrer sozinhos.    São pessoa que podem ter assumido isso como verdadeiro porque desde criança vem ouvindo que ela é uma pessoa má, que se não obedecer ninguém vai gostar dela, etc. Isso vai entrando na cabeça de cada um como um cupim que fica lá escondidinho, por fora ninguém nem imagina o estrago que está fazendo    mas quando se olha pra dentro    é que se percebe a intensidade do sofrimento.

Porque as pessoas fazem isso com elas mesmas, são burrinhas?

Claro que não!    Todo mundo cai nessa armadilha -    a armadilha do   raciocínio deficiente.    Altos executivos caem nessa,    médicos, advogados, etc.    Crenças disfuncionais fazem parte da natureza humana.    Mas    não é por isso que você precisa carregar essas crenças pro resto da vida.    Tem solução, e o começo dessa jornada é saber   por que e como   entramos de cabeça em crenças que nos causam sofrimento.    Porque a gente se prende às coisas que nos fazem mal? Entendendo isso você pode trabalhar pra mudar essas crenças. Aí é que entra a psicologia cognitiva, pois está é a ciência do   pensamento.    A psicologia estuda como sua cabeça funciona -     como você    pensa    e como o pensar errado pode estar te prejudicando.
Todo mundo já ouviu que os seres humanos são inteligentes porque são racionais.    Ser racional significa que ter a mente aberta avaliar cada possibilidade, observar as evidencias que comprovam e as evidencias que refutam cada idéia.    É raciocinar.    Mas muitas vezes    as pessoas não são nada racionais e acabam caindo em idéias estúpidas que o levam à depressão,    ansiedade    e não estão nem percebendo o que se passa em sua própria cabeça.

Qual o problema com as coisas que passam por sua cabeça?

Seis   problemas básicos:
1°    As pessoas tendem a acreditar mais em estórias pessoais do que em estatísticas.    Exemplo: você já deve ter ouvido que é muito comum que um casal engravide logo depois de ter adotado um bebe. Ouvindo essas estórias a gente começa a pensar em que o modo mais fácil de engravidar seria adotando um bebe. O que não te contam é a quantidade enorme de pessoas que adotaram um bebe e não engravidaram.    Essa estória não dá ibope, então ninguém conta.    Nem te contam a quantidade de pessoas que depois de um bom tempo tentando engravidar    não   pensaram em adotar    e ainda assim engravidaram,    mas também    não são estórias tão interessantes assim pra se contar não é?    Aí as pessoas começam a tirar conclusões baseadas nas   estórias    pessoais e não nos   fatos   reais.    O ser humano é um contador de estória por natureza    mas o resultado disso é que a gente tende a considerar estas estórias mais do que merecem.
2° As pessoas tendem a   confirmar   suas crenças ao invés de   avaliá-las.    Exemplo:    uma pessoa que se acha feia só vai dar importância pras pessoas que fizerem comentários ruins a seu respeito, aquelas dezenas de pessoas que lhe fizeram elogios serão descartadas sem qualquer atenção, ou seja, ela só   absorve   as coisas   negativas   que lhe dizem e que “bate” com o que ela mesma pensa, e   descarta   as   positivas. Isso se chama   percepção seletiva.    As pessoas dão mais importância às informações que sustentam as suas crenças do que as informações que contradizem estas crenças,    mesmo que essas crenças sejam negativas e erradas.    Outro exemplo: uma pessoa que acredita que um colega de trabalho o   odeia -    essa pessoa tende a reparar em todas as vezes que esse colega   não concorda   com sua opinião, mas não percebe quando esse colega o convida para uma festa, ou seja,    bota um   holofote   em tudo de negativo    e nem olha para o positivo.
3° As pessoas não gostam de acreditar em   acaso.   O ser humano se sente perdido se aceitar que coincidência existem.    Uma vez uma moça chegou chorando no meu consultório porque concluiu que ela tinha “cara de vulgar”, palavras dela,    e porque disso?    Num mesmo dia dois rapazes a chamaram para sair, e pra ela isso só podia significar uma coisa: ela havia se tornado vulgar e nem tinha percebido. Pode uma coisa dessas?    As pessoas tendem a pensar que se duas coisas acontecem juntas é porque uma tem a ver com a outra, mas    a maior parte das vezes não tem nada a ver. Uma vez atendi um rapaz muito reprimido sexualmente, durante a psicoterapia ele me conta que quando criança estava brincava com o seu corpo quando seu pai entrou bravo em casa e lhe deu uma bronca.    Pronto!    Ele associou a bronca com sua brincadeira e se reprimiu por anos a fio. Analisando juntamente comigo ele percebeu que o pai já estava bravo quando entrou em casa, não era por sua causa,    foi pura coincidência ter levado aquela bronca naquela hora, mas essa coincidência custou muito pra ele - imagine o que é levar uma vida de repressão sexual à   toa.    O trabalho da psicoterapia é modificar essa carga emocional.
Você que está querendo se conhecer, mudar alguma coisa em você, eliminar medos, depressão. Pense em fazer a sua psicoterapia.
4°   Nossa visão nos engana,    nossos sentidos não são tão apurados como pensamos.    Muitas vezes a gente tem certeza de ter   ouvido   uma coisa que   nunca foi dita, tem certeza de ter visto algo que   nunca existiu.
Uma vez uma paciente me contou de um e-mail que recebeu e ela considerou muito ofensivo.    Ela chegou chateadissíma e    quando me mostrou    o tal e-mail de natal vi que dizia:    feliz natal, muitas felicidades, que seus sonhos se realizem.    Onde foi que ela viu motivo pra se magoar? Foi a interpretação que ela fez que a magoou pois ela conseguiu ver   distancia    e formalidade, quando esperava um pouco mais de calor humano neste e-mail,    mas quem disse que esse não seria o   estilo   da pessoa, que os sentimentos da pessoa que enviou o e-mail seriam na realidade    de   afeto   sincero?
O que estou querendo dizer é que muitas vezes a você   vê uma cara de ódio   em alguém porque isso é o que    você estava   esperando   dessa pessoa, não que de fato houvesse ódio.    Ou até vê algo bom quando na realidade estão te fazendo de bobo.    Outro exemplo: uma paciente estava muito contente com seu namorado novo porque ele disse pra ela que ela era muito bacana, ela não lhe perturbava, não era chata. Mas todos os seus amigos já tinham lhe avisado que esse rapaz era do tipo que namorava duas ao mesmo tempo, mas como ela era muito insegura e    tinha necessidade em agradar as pessoas, e este rapaz dizia que ela era boazinha, ela estava feliz.    Mas não deu outra, não demorou muito    ela descobriu que de fato ele namorava ela e mais duas. Conclusão:    ser boazinha era uma vantagem para   ele ,    quando ele a chamava de boazinha estava dizendo que ela era bobinha,    mas pra ela era muito importante ser boazinha.
Viram?     A gente tende a ver o que quer ver, ou o que   espera   ver.     Às vezes isso causa muitos danos, pois o que se espera ver muitas vezes não é o que de fato está acontecendo e nem é o que te faz bem.
5°   Temos pensamentos automáticos e acreditamos neles sem raciocinar.    Vejam bem, ter pensamentos automáticos faz parte da vida, mas muitas vezes a gente toma decisões baseados em coisas que vem rapidamente à nossa cabeça    e essas coisas muitas vezes são muito erradas.    Por exemplo:    você foi convidada para ir ao sambódromo, mas você     tem uma crença    que lhe diz que isso é coisa de gente que não tem responsabilidade, e então nem questiona e logo recusa o convite, fica em casa sozinho. Ou seja,    por conta de um pensamento automático errado podou a sua própria vida.
Outro exemplo: quem tem pânico sabe o que é um pensamento automático disfuncional, de repente a pessoa tem a sensação de que está tendo um treco e que vai morrer,    passa muito mal, mesmo sem ter nenhum problema de saúde.    Outro exemplo: quem sofre de ataques de raiva    sabe que de repente vem uma certeza de que aquela pessoa está lhe explorando, está sendo injusta e lá vai você atacando o outro   impulsivamente.     Isso acontece porque a gente tende a simplificar o raciocínio. Muitas vezes a gente acredita que é verdade este pensamento que te veio à cabeça naquela hora.    Outro exemplo:    a pessoa que morre de medo de ir ao médico e tem que fazer exames de rotina, nada grave mas vai morrendo de medo ou nem vai, porque? Porque seus pensamentos automáticos lhe dizem que ela está para morrer    e estes pensamentos vem à mente com muita facilidade por estarem   carregados emocionalmente.    É claro que se algum dia ela perdeu alguém querido por doença    ou lhe contaram um estória de muito sofrimento envolvendo doença    isso fica gravado na sua mente    e acaba parecendo mais real do que é.    É uma informação errada, ela não corre perigo de morte    corre o perigo de ficar podando a sua vida vivendo eternamente com medo.
6°   Nossas memórias são falhas . As pessoas tendem a acreditar em sua memórias piamente, mas sinto em lhe informar que nosso cérebro não armazena as coisas na memória de forma completa como pensamos.    Nossa memória é construtiva, ou seja nossa memória guarda apenas partes    e cada vez que a gente lembra de uma coisa essa coisa é reconstruída.    Além do mais nossas crenças podem influenciar nossas memórias.    Pra você ver como isso é verdade pegue uma fato que tenha acontecido a um grupo de pessoas,    peça para cada um lhe contar esse fato.    Você terá várias estórias diferentes, e quanto mais tempo passa    mais diferentes vão ficando as estórias.    Veja dois irmãos    um sofre loucamente com a família que teve e o outro não tem a mesma visão destrutiva dessa família pois as lembranças tem coloridos emocionais    diferentes.
Conhecer essas peças que a mente da gente nos prega é o primeiro passo pra conseguir viver melhor.    Mas só conhecer não muda muita coisa, o que se tem a fazer é mudar o seu modo de pensar,    ter um pensar analítico.    Isso precisa de prática    e precisa de ajuda de alguém que não esteja envolvido na sua vida pessoal    ( o psicólogo ) nosso cérebro é uma maquininha fabulosa    mas precisa ser bem usada.
É importante conseguir sair do conforto das suas crenças.    Até crenças que te trazem sofrimento psíquico são difíceis de serem removidas porque o ser humano tem uma tendência natural a procurar o conforto nas suas   certezas.    O ser humano procura certezas pois é mais fácil alguém se prender a uma   certeza   de uma coisa   negativa   do que ter dúvidas quanto a duas coisas boas.    Por exemplo, se     você acha que duas pessoas te consideram competente    mas tem certeza de que uma te acha incompetente    você vai se fixar nessa   uma   que te acha incompetente,    vai sofrer com essa idéia,    vai ficar deprimido    a auto estima vai cair,    você vai se considerar um derrotado.      Mas peraí...    tem dois que te acham competente!    Porque     você não considera a possibilidade de a verdade estar com estes dois?
É isso que eu estou te propondo    olhar os fatos de frente,    analisar    e questionar    e ter a   sua   referência.      Saber quem     você é    e não ficar seguindo idéias erradas.      Pra ter uma ajuda    um parceiro nessa empreitada de auto-conhecimento conte com   o psicólogo .

Como sair dessa

O que eu lhe proponho é que    você desenvolva um pensamento científico,    que    você transforme suas crenças em hipóteses    e teste cada hipótese.    Ciência   não é   um conjunto de crenças,    é um método de investigar a realidade.    Por exemplo,    muitos tímidos sofrem com a dificuldade de se expressar,    tem medo de não serem aceitos.    O que eu proponho é que    você considere que “não ser aceito pelos outros” deixe de ser uma coisa que    você acredita    e passe a ser uma   hipótese,    se dê o direito de testar essa hipótese,    é provável que quando criança    falaram pra    você falar baixo,    não ser insistente,    ser educadinha,    sentar de pernas fechadas, não ser teimosa, e todas essas informações fizeram    você concluir que     você tem que tomar muito cuidado senão os outros não vão gostar de você.    Essa conclusão é uma crença, uma crença que     você assumiu como verdade e agora está te impedindo de crescer seja profissionalmente    seja pessoalmente . Este pensamento está te impedindo de viver de uma forma leve e tranqüila.    Minha proposta é que você desafie essa e    questione essa crença.    A   psicologia    trabalha tanto os pensamentos como o comportamento,    e o resultado é sempre maravilhoso.

O que são crenças enlouquecedoras e como nos livramos delas

As pessoas vivem se perguntando:
“Porque eu tenho tanto medo de ficar sozinha?
Porque eu não consigo decidir com o que quero trabalhar?
Porque eu não consigo tomar uma atitude de romper de vez com esse namorado problemático?
Porque eu me boicoto?”
Enfim, as pessoas questionam a existência das dificuldades psicológicas.
Porque temos comportamentos disfuncionais
A base dos comportamentos disfuncionais são as crenças disfuncionais - as crenças enlouquecedoras, ou seja, todas aquelas bobagens que você foi deixando entrar em sua cabeça, que voce foi absorvendo como verdades e nem percebe o quanto isso está te prejudicando.
Por exemplo: Aquela mulher que não se desliga do marido, por mais que ele a maltrate ela não consegue dar o fora nesse tal marido, mesmo tendo boas condições e não dependa dele financeiramente. Por quê?
Talvez porque ela tenha aprendido que mulher não consegue, ou não pode,  viver só. Talvez tenha aprendido que mulher que não tem marido é mulher mal falada.
Tudo isso são crenças que muitas vezes estão norteando -negativamente-  seu comportamento sem você perceber.
Pra você descobrir quais são suas crenças limitantes faça uma análise de seus pensamentos e comportamentos.

As 10 principais crenças equivocadas, as crenças enlouquecedoras, que te fazem perder o controle são:

1º “Tenho necessidade de ser amado”

Você se preocupa demais com o fato de gostarem ou não de voce, se preocupa com o que pensam de você. Essa preocupação cria uma idéia de que se o outro não gostar de você será terrível - e você desenvolve um forte medo da rejeição.
A idéia que está por trás é “Eu não devo ser repreendido ou rejeitado pelas pessoas que são importantes (amigo, chefe, pais, sogra, etc) porque seria horrível e eu não suportaria.”
Você pode estar pensando que na sua cabeça não passa este pensamento, mas pode perceber essa crença quando se vê saindo por aí tentando agradar a todo mundo, ou evitando conflitos a todo custo e se esforçando exageradamente pra não contrariar ninguém.
Poucas pessoas pensam “Eu me preocupo com o que pensam de mim”, mas percebem que este pensamento está implicito quando sai do sério se o chefe o critica na frente dos outros, ou se desestabiliza quando esta sendo questionado bem no meio da reunião, ou fica roxo de vergonha quando conhece pessoas novas, tudo isso é prova de que você se preocupa demais com o que pensam de você, mas você nem se dava conta disso.

2ª crença enlouquecedora: “ Não posso fracassar”.

A idéia que está por trás é “Se eu fracassar será horrível e eu não vou suportar”. Se voce se convence que não deve fracassar em nada, com certeza cada vez que entrar em uma atividade, uma destas duas coisas acontecem: ou voce vai tentar de todo jeito fugir da atividade, vai fugir covardemente, ou voce mesmo vai fazer com que sua profecia se realize e acaba fracassando por puro auto-boicote. Com certeza você não vai raciocinar com clareza, de tanta auto cobrança, e acaba fazendo bobagem.
Vemos conseqüências bem dramáticas desse medo de fracasso, são pessoas com pensamentos de suicidio , tem depressões fortíssimas ou se tornam dependentes quimicos . O medo de fracassar faz com que a pessoa evite qualquer risco. Ela não quer correr o risco de errar, então não faz nada, o que acontece é a estagnação, a mediocridade, não sai do lugar, não vive, não faz nada. O medo de mudança te impede de considerar novas oportunidades, novas idéias e novos objetivos.
Eu sei o quanto é importante trabalhar esses medos, o medo do fracasso, a dificuldade em aceitar eventuais fracassos que sempre existirão. Ou alguém aqui tem a ilusão de que nunca vai errar em nada, de que tudo sempre vai dar 100% certo? Claro que não.
Temos que perceber que não se pode confundir a pessoa com seus atos.
Uma vez que todo ser humano erra, isso não pode significar que se voce errou é porque voce é um incompetente. Voce não foi eficaz nessa tarefa, nesse dia, isso não significa que nunca acertará em nada. Se você pensar assim não terá energia para levantar e tentar de novo.
Aliás, a palavra competente vem de competir. Competente é o que competiu e venceu. Mas não vencer em todas as competições, não é esperado nem desejado. Dê o melhor de si, o resto é conseqüência.
O que também está por trás da dificuldade em aceitar o fracasso é a idéia de que as pessoas nunca mudam, ou sejam as pessoas acham que se alguém errou em alguma coisa, significa que ela nunca mais poderá acertar, nem em outro momento. O que é uma mentira muito grande.

3ª crença enlouquecedora: “ As pessoas e as coisas devem ser como eu quero, se não for será o fim, será terrível” .

O nome disso é Baixa tolerância à frustração.
Às vezes pequenas coisas aborrecem tanto quanto grandes coisas, pode ser uma fila mais longa, um tom de voz, um olhar torto, um ruído no telefone, um atraso.
O problema é que a irritação não faz o problema desaparecer, pelo contrario, irritado voce não consegue identificar uma boa solução e acaba lidando com as pessoas de forma muito menos eficiente, ou seja, irritado e aumentando o problema.
A baixa tolerância a frustração faz as pessoas se sentires indefesas e vitimadas. Quando voce reage de forma desproporcional acaba fazendo parte do problema. As pessoas reagem impulsivamente ou desistem prematuramente antes de chegar a uma solução, ficam negativas, fogem das responsabilidades, se sentem vitimas, passam a só se lamentar, sentem dó de si mesmo, ou ficam invejosos e ciumentos.

4ª crença enlouquecedora “A culpa é sempre dos outros”.

Saiba que perder tempo procurando culpados te limita muito, voce não consegue encontrar a solução do problema enquanto está com a cabeça só no que deu errado, é muito bom pensar no que fazer para agora dar certo.
Em reuniões de trabalho isso fica muito claro, grupos disfuncionais, problemáticos, gastam 80% do tempo achando o culpado, e 20% para realmente fazer alguma coisa a respeito.
Mas lembrem-se do que eu disse agora pouco, que culpa é diferente de responsabilidade.
Culpa é ficar se castigando, responsabilidade é perceber que voce pode fazer algo a respeito.
A pior maneira de você conseguir alguma coisa de alguém é castigando essa pessoa. Por exemplo, o marido que quer que a esposa perceba que ele gosta de comer bife, mas ela foi ao supermercado e esqueceu-se do tal do bife. A pior maneira de conseguir esse bife é brigando com ela. Você não vai melhorar a memória de ninguém gritando com a pessoa.
Sem perder tempo procurando o culpado voce pode pensar em soluções, como nesse exemplo, poderia ser providenciar um bloco de anotações para compras, ou voce mesmo ir ao mercado comprar as coisas que lhe são mais importantes.
Na auto culpa o processo é o mesmo. Por exemplo, uma pessoa que percebe que deixou todo mundo fazer dela de gato e sapato. Quanto mais ela fica se dizendo “a culpa é minha, quem mandou ser tão covarde, quem mandou não responder na hora certa”, sinto muito, mas voce não vai elaborar melhores estratégias de enfrentamento enquanto ficar se chicoteando, enquanto estiver se punindo voce se verá como culpado, e não como responsável, o que é muito diferente.
Veja que você é sim responsável pela sua própria postura diante das pessoas, e que depende de voce mudar isso. Então pare de se punir e mãos á obra.

5º crença enlouquecedora “ Se eu me preocupar muito as coisas realmente irão melhorar”.

Tem gente que não se dá o direito nem de dormir, é na hora que coloca a cabeça no travesseiro que a cabeça começa a ansiedade : “Tenho que fazer isso, comprar aquilo, escrever pra fulano, ligar para sicrano”.
Mas se você parar para pensar vai perceber que toda preocupação antecipada é inútil, ela nunca te ajuda a cumprir prazo, a pagar as contas ou receber uma visita.
Se você persistir em viver com essas preocupações voce só vai se tornar infeliz, porque não vai fazer a coisa certa na hora certa, vai se preocupar tanto com as coisas antes da oportunidade de realmente fazer alguma coisa, que na hora vai estar tão estressado e vai acabar trocando os pés pelas mãos.
Esse pensamento é o pai da ansiedade. “Preciso me preocupar com as coisas para elas darem certo”.

6º crença enlouquecedora “ Existem soluções perfeitas para todos os problemas e eu preciso encontrá-las”.

As pessoas se perdem procurando perfeição e enlouquecem em indecisões:
“Devo pedir demissão ou ficar mais neste emprego?
Devo terminar este namoro ou dar mais uma chance a ele?
Devo falar o que penso ou calar minha boca.
Qual a solução perfeita?”“.
Mas saibam que a busca de solução perfeita só te leva á paralisação e frustração e eventualmente ao Transtorno Obsessivo Compulsivo, o famoso TOC . Porque isso de perfeição não existe. O que existe é a perseverança, a tolerância por algo não tão perfeito, a busca do aprimoramento, o compromisso em dar o melhor de si, tudo isso é saudável e produz resultados muito melhores.
Aceitar as incertezas da vida é uma benção. Aceitar que nunca voce vai decidir pelo melhor emprego do mundo, perfeito, que se enquadra com voce em tudo, ou abrir mão de achar o namorado ou namorada que jamais vai dar uma mancada. Aceitar isso é viver saudavelmente.

7º crença enlouquecedora “É mais fácil evitar situações complicadas do que enfrenta-las”.

As pessoas acreditam que as coisas são muito difíceis, mas na verdade elas é que não se propõem a ter um pouco de disciplina na vida, aí tudo fica muito difícil mesmo.
São as pessoas que vivem pelo hedonismo barato.
Hedonismo significa viver pelo principio do prazer, só fazer as coisas que sejam gostosas e legais, mas a gente sabe que para ter coisas mais significativas na vida é preciso investir, pagar um preço.
Nem sempre o preço é pago em dinheiro, pode ser pago em tempo, que tempo voce se dispõe para se dedicar em algo importante pra voce.
As pessoas que só vivem dos prazeres fáceis e passageiros logo se frustram por que é claro que elas não conseguem ter algo de mais substancial na vida. Claro! Se cada um só fizer o que quer, no momento que quer, não vai conseguir uma felicidade duradoura, com base sólida.
As pessoas inventam tudo quanto é desculpa pra fugir das situações. “Não é o momento certo pra pedir aumento” isso quando ela é a única com o salário defasado e já percebeu que nessa empresa ninguém oferece aumento, mas recebe quando demonstra interesse.
Ou então outra desculpa esfarrapada “Não vou à festa porque não tenho roupa”. Isso é fuga, ela está mesmo é fugindo de encontrar pessoas novas. As pessoas têm é dificuldade em se propor a pagar o preço, ter esforço e disciplina pessoal.

8º crença enlouquecedora “ Se eu jamais me envolver com nada e mantiver distanciamento... serei feliz”.

Já viram aquelas pessoas que não se envolvem com nada, ficam do lado de fora o tempo todo só atirando pedras em quem está participando?
Não gostam de nada, nenhuma idéia é interessante, nada do que os outros fazem é realmente importante.
Mas ela também não faz nada, porque tem medo de se envolver e não se sair bem.
Aí fica mais fácil criticar os outros. Ela limita sua vida, mas tem uma vida “segura”.
Se você achar que viver é cansativo demais, que voce só vai colher o fruto que cair da arvore, voce corre o risco de nunca comer o que realmente lhe agrada.
O ser humano tem uma necessidade biológica de atividade, ficar parado te mata de tédio.
Você nunca vai se sentir pleno e realizado se não arregaçar as mangas.
A gente vê muito disso naquelas pessoas frustradas porque não estudaram, podiam estudar, tinham como estudar, mas estudar cansa né.
Ou aquele que trabalha num empreguinho sem vergonha e morre de inveja do outro que conseguiu aquela colocação maravilhosa, mas vem cá... ele foi lá se preparar praquele cargo? Não.
Tudo isso porque ele tem a crença de que se ele se afasta de tudo quanto é coisa difícil ele vai ser mais feliz. O problema, é que para pessoas assim até comprar pão na padaria fica muito difícil.

9º crença enlouquecedora “ O passado e todas as coisas horríveis que me aconteceram fazem com que eu tenha todos estes problemas”.

Ex já ouvi pessoas dizendo:... “Eu sou órfão, criado por uma madrasta que me detestava, meu pai não me defendia, por isso hoje sou sozinho no mundo e não posso me defender, os outros são mais fortes do que eu”.
Eu quero que vocês entendam que o passado tem sim o “potencial” de te influenciar hoje, mas isso não precisa continuar sendo verdade, e nem é determinante, senão não haveria solução, qualquer pessoa que tivesse uma infância terrível estaria fadada ao fracasso na vida, mas a gente sabe que isso não é necessariamente verdade, tem muita gente que viveu uma infância terrível e superou tudo e hoje vive muito feliz.
Se você não está conseguindo sozinho, só precisa de um apoio para perceber que você também pode superar e viver muito bem hoje.
O que te afeta não é o que te aconteceu, o que te afeta é o modo como você lida com isso.
Se no seu passado voce tinha um irmão que vivia te dando pontapés, isso não significa que voce deva viver como se cada uma das pessoas da sua vida são adversários em potencial que vão te dar pontapés também.
Mas tem gente que leva vida assim. Claro que faz sem ter consciência disso, é por isso que existe o psicólogo , para te ajudar nessa jornada interna e descobrir e mudar essas travas internas.
Lembre-se que o seu hoje será o seu passado de amanhã, e voce pode começar agora a construir um passado mais feliz do que o que teve até hoje.
Quando você nasceu você recebeu um livro da vida com todas as páginas em branco. Cabe a voce escrever nelas, não tem aí um roteiro pra voce seguir.
Na infância, seus pais, professores e outras pessoas escreveram as primeiras páginas, pode ser que voce não tenha gostado muito dessa paginas, mas nada o obriga a continuar escrevendo como eles começaram.
Virem a pagina, pegue a sua caneta e comece a escrever voce mesmo, sua própria história.

10º e ultima crença enlouquecedora: “ Pessoas e coisas não deveriam ser ruins porque elas me perturbam seriamente” .

É muito fácil você acreditar que pessoas e situações te fazem sentir bravo, deprimido, ansioso, culpado, ou o que seja.
O que a psicologia já sabe é que, mesmo sem consciência, voce opta por ficar se sentindo mal diante das coisas que acontecem.
Mas você pode escolher não sofrer e superar a situação.
Como? Modificando seus pensamentos, trabalhando seus conteúdos mentais voce pode sim ter sentimentos e comportamentos melhores.
Vou dar a receita. È fácil? Sim fácil de aprender, mas difícil de pôr em prática, principalmente porque voce está a muitos anos se treinando a fazer da pior maneira possível, e mudar esse padrão vai requerer bastante treino. Modificar seu modo de pensar requer comprometimento, atenção e pratica.
Requisitos principais: Comprometimento, atenção e prática.
Comprometimento é: Assumir a responsabilidade pelos seus sentimentos e comportamentos, e isso é essencial para q voce impeça de os outros te tirem do sério.

Aprenda a modificar seu modo de pensar e reagir aos outros.

Isso é uma tarefa valiosa. Mas precisa de dedicação sistemática, porque não é um aprendizado tão fácil assim. Como diria Dalai Lama, a infelicidade vem sozinha, mas a felicidade precisa ser conquistada, precisa dedicação, esforço e tempo.
Porque eu disse que precisa de atenção. Porque voce precisa se tornar consciente dos seus pensamentos. Sem identificar, em primeiro lugar quais são suas crenças disfuncionais não tem como voce fazer alguma coisa.
Só dá pra concertar algo quando se identifica onde está o defeito a ser arrumado.
E a prática é importante porque é utópico voce achar que vai se modificar só me ouvindo por meia hora. Precisa de um treino bem apurado. A terapia é uma oportunidade pra isso. Às vezes uma mão de fora te ajuda, e muito, nisso.

Receita em quatro passos:

1º Identifique: “Quais são seus sentimentos e atitudes?
2º Perceba: “O que você está pensando?”.
Passo n.o 3: Elabore: Como voce pode desafiar e combater seu pensamento irracional?
Vamos usar o exemplo de Joana que achava que o marido não estava senso tão atencioso ultimamente.
1º Pergunte a si mesmo. “Quais são meus sentimentos e atitudes inadequadas nesta situação?
Joana percebeu que estava ficando irritada, ansiosa, tensa e muito distante.
2º Pergunte a si mesmo “O que estou pensando pra me tornar tão aborrecida?”
Aí Joana respondeu: Os meus pensamentos são: “E se eu não for mais tão atraente como antes, eu mudei um pouco depois que casei. E se ele estiver saindo com outra? Quem ele pensa que é? Se ele não liga, eu também é que não vou ligar”
Passo n.o 3: Como posso desafiar e combater meu pensamento irracional?
Joana repensou da seguinte forma: “Será mesmo que ele está menos interessado em mim ou essa reação é devido a outros fatores como trabalho. Mas e se estiver mesmo mais distante, isso precisa se o fim do mundo? Será que corro o risco de perdê-lo? Isso não seria bom, preferiria não perde-lo, mas isso não seria horrível nem assustador. Será que o fato de eu ficar zangada impedirá que isso seja verdadeiro? Na realidade posso conversar com ele antes de presumir qualquer coisa.
Gostaria que ele me achasse atraente, mas se isso não for verdade também não significa que está me rejeitando. “Gostaria que ele fosse mais carinhoso, se não for, comprometo-me a continuar tentando conseguir o que quero desse relacionamento”.
Esse é o tipo de pensamento mais lógico, ponderado, racional, enfim, mais tranqüilo e equilibrado. Pensando assim voce tem possibilidade de lidar bem melhor com a situação.
Caso contrário vai se desesperar, e no desespero voce acaba fazendo coisa que põe tudo a perder, que é exatamente o que voce não quer.
Mas muita gente diz assim: “O meu problema é que tenho baixa auto-estima. Nem eu me gosto, como vou fazer para ser gostada por outra pessoa?”.
O segredo pra você resolver o seu problema de baixa auto estima é voce tentar descobrir algo de amável nos outros.
Ou seja, ao invés de tentar gostar de voce mesmo, tente gostar dos outros, voce, com certeza vai receber amor de volta, porque a vida é uma troca e aí seu desejo de ser aceito estará resolvido.
É como uma paciente minha disse, a vida é como se a gente jogasse uma bola na parede, ela sempre volta, um pouco mais fraca do que voce jogou, mas volta, e é a única forma de voce ter a bola de volta, é jogando ela pra parede.
De toda forma é interessante não confundir seu valor pessoal com o fato de ser amado, ou ser aceito pelo outro. Ser aceito não lhe aumenta o valor.
E da mesma forma... não gostarem de voce não é indicador de que voce não tem valor.
Se os outros gostam de voce não é porque voce é uma pessoa boa, mas pq voce agrada a essas pessoas. Se os outros não gostam de voce também não é porque voce é uma pessoa má ou ruim, só significa que voce não agrada a essas pessoas.
Hoje falamos das 10 principais crenças enlouquecedoras, que são pensamentos irracionais que estragam nossa vida.
Voce pode pensar: “Mas eu nem percebo que estou tendo esses pensamentos irracionais, é inconsciente... mas tenho esses sentimentos desagradáveis. Como posso combater aquilo que nem mesmo percebo que existe?”.
É por isso que as primeiras etapas da terapia são de tomada de consciência destes pensamentos irracionais.
É assim mesmo, poucas pessoas chegam ao consultório me contado todos seus pensamentos ilógicos e percebem que são esses os pensamentos que causam toda a angustia e amargura, a gente vai descobrindo que pensamentos ilógicos voce vem trazendo dentro de voce, e essa descoberta acontece durante o processo terapêutico.
Outro ponto bem interessante é a inatividade. A pessoa sabe o que precisa fazer, sabe que deve fazer aquela pós graduação pra que possa melhorar na sua carreira, sabe que precisa sair de casa pra procurar emprego, mas simplesmente não sai. Até sabe que se fizer um site pode alavancar sua empresa, mas nem senta na frente do micro, ou quando senta é só pra olhar e-mail e ler piadas que não levam a nada. Porque isso?
Claro que as coisas não têm uma única resposta e cada caso é um caso.

Possibilidades:

Opção 1 – Medo de fracassar. O medo de fracassar faz voce nem tentar, mas aí, o fracasso é certo. Se tentar a coisa tanto pode dar certo como não, mas se nem fizer já não deu certo.
Opção 2 - Preguiça. A vida até que andou até hoje mesmo sem fazer grande esforço. Parece que a própria vida provou que não precisa de muito, talvez tenha tido sorte de ter uma família que lhe bancou os estudos, ou tenha tido a sorte de ter uma boa capacidade de se formar mesmo sem ter rachado de estudar. Aí voce conclui que trabalho, esforço, suar a camisa, inútil, pra que?
Opção 3 – Medo do sucesso. Por incrível que pareça, mas tem gente que parece que sentir um monstro dentro de si, e se ele começar a dar vazão ao seu potencial sabe-se lá o que vai surgir de dentro dele. Medo de que muitas coisas comecem a acontecer e ele não vai dar conta disso tudo, medo de ficar arrogante, de ficar conhecido, de ficar rico, e aí, como ele vai administrar um dinheiro que nunca teve, talvez um dinheiro que ele nunca se sentiu merecedor de ter. Sabe-se lá que crenças ele foi incutindo em sua cabeça que acredita que ter dinheiro, sucesso não é pra ele, ele não pode ter isso.

Nenhum comentário: