quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O susto




Quando tomamos um susto, nossas reações são controladas por uma região do cérebro chamada sistema límbico, que regula nossas emoções e está relacionado à memória e ao aprendizado. Os reflexos que temos logo após a surpresa servem para que a gente enfrente ou fuja da ameaça.
Começa com a aceleração dos batimentos cardíacos, e a elevação da pressão arterial. O cérebro trabalha rápido para que possamos estar mais aptos a enfrentar a situação.

Para nos ajudar a reagir ao susto, o cérebro ordena às glândulas supra-renais (assim chamadas por estarem localizadas acima dos rins) que liberem adrenalina, hormônio que tem a função de preparar o organismo para o perigo, na corrente sanguínea.
A descarga de adrenalina provoca uma série de efeitos. O primeiro deles é a aceleração dos batimentos do coração e a elevação da pressão arterial. O ritmo frenético aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos, deixando-os mais aptos para enfrentar a situação.
A tremedeira que dá após o susto é resultado da contração dos músculos das pernas, que nos conferem equilíbrio. Os tremores são movimentos involuntários que ajudam a queimar energia e consumir o excesso de adrenalina.
Ao mesmo tempo em que faz o peito disparar, a adrenalina causa a dilatação das pupilas, em ambientes com pouca ou muita iluminação. Com a pupila dilatada, mais luz entra nos olhos e o assustado consegue enxergar melhor.
Como o sangue é direcionado para os músculos e para os órgãos vitais, como coração e cérebro, outras áreas do corpo ficam com a irrigação sanguínea reduzida. É o que acontece com os vasos superficiais que levam o líquido para a pele do rosto - sem sangue, ela fica pálida.
A contração muscular também é responsável pelo arrepio dos pelos  mas isso não tem função nenhuma no homem moderno. Essa reação é apenas uma herança de nossos ancestrais macacos, que pareciam maiores e mais assustadores quando ficavam com os pelos arrepiados.
Cérebro
As áreas sensoriais acionam o sistema límbico, que controla as emoções. O sistema nervoso simpático libera adrenalina em várias partes do corpo. É quando o organismo se prepara para luta ou defesa.
Olhos e pupilas
Para que o campo de visão aumente, os olhos levantam-se, lacrimejam e as pupilas se dilatam.
Estômago e intestino
Não exagere no jantar nas noites de Halloween. Na hora do susto, a digestão é interrompida para poupar sangue e enviá-lo para os músculos.
Pulmão
Inspira mais oxigênio. A respiração acelera.
Músculos
Recebem mais sangue, para que você possa tirar o salto, jogá-lo longe e sair correndo.
Coração
A adrenalina acelera a pulsação e aumenta a frequência cardíaca.
Fígado
Libera mais glicose para que você tenha energia para se defender.
Bexiga
Recebe mensagem para ser esvaziada. Já imaginou o estrago?

Nenhum comentário: