quarta-feira, 3 de abril de 2013

Alimentos que hidratam.


Com as altas temperaturas do verão e consequente aumento do aquecimento corporal, a desidratação é comum. Medida simples e saborosa para repor o líquido perdido é adicionar alimentos ricos em água ao cardápio.
A água representa de 50 a 70% do peso corporal e a dica é que, a cada mil calorias gastas, pelo menos um litro seja resposto. 
 Por isso, conheça, a seguir, 13 itens que devem ser incluídos na alimentação para garantir a hidratação e o bom funcionamento do organismo. 



Melancia
Com 92% de água em sua composição, a fruta refrescante e doce possui, entre seus nutrientes, licopeno e glutationa, responsáveis por proteger o organismo da oxidação celular. 
Abóbora
Quando cozida, a abóbora possui em sua composição 86% de água. Nessa versão, a hortaliça é rica em fibras, fósforo e potássio, que ajudam a manter o ritmo cardíaco e fortalecer os músculos. 
Abobrinha italiana 
Composta por 93% de água, a abobrinha italiana também é uma boa opção para hidratar o corpo. Além disso, o alimento é rico em fósforo e potássio.
Cenoura
O item cru, além de ser muito saboroso, possui 90% de água em sua composição, além de conter carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. 
Tomate
A fruta crua contém 95% de água, além de fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, vitamina C e carotenoides, nutrientes que são ainda melhor aproveitados se as sementes não forem retiradas. O tomate ainda é rico em licopeno, substância que ajuda a combater os radicais livres do organismo. 
Pepino
Pepino cru em rodelas também é indicado para quem quer deixar o organismo hidratado. Ele possui 96% de água, além de fósforo e potássio. 
Morango
Muito requisitado em sobremesas, o morango é uma excelente fonte de vitamina C, além de ser rico em fibras e conter 92% de água em sua composição.
Abacaxi 
Rica em vitamina C, a fruta é composta por 87% de água. Também presente no abacaxi, a bromelina é uma substância que auxilia muito na digestão, o que torna o alimento uma boa opção como sobremesa ou suco. 
Pêssego
Um pêssego médio tem 89% de água. Com quantidades significantes de vitamina A em sua composição, a fruta ainda ajuda na prevenção de problemas relacionados à pele e à visão. 
Framboesa
Famosas pela presença de substâncias antioxidantes, as framboesas também são excelentes quando o assunto é hidratação. Numa porção com 100 gramas há 87% de água.
Alface
A alface é a folha que mais traz benefícios de hidratação ao corpo, ao mesmo tempo em que é pouco calórica. Uma xícara (de chá) de alface picada, por exemplo, tem 96% de água e apenas dez calorias. 
Rabanete
Outro aliado da saúde, o rabanete é fonte de cálcio, ferro, potássio e vitaminas C, B1 e B2. Ele ainda ajuda no processo digestivo, previne o organismo de infecções e purifica o sangue, os rins e a bexiga, tudo isso enquanto hidrata o organismo. 
Repolho
Com 93% de água em sua composição, o repolho é uma rica fonte de potássio, cálcio, fósforo e ainda tem vitaminas A e C. Auxiliando no emagrecimento e na digestão, uma xícara (de chá) do vegetal picado tem apenas 15 calorias e ainda ajuda na queima de gorduras e no combate ao colesterol. 

Nenhum comentário: