quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mito x Verdade sobre alguns alimentos



Você já ouviu falar que determinado alimento é excelente para tratamento do câncer?
E que outro é "tiro e queda" no combate à queda de cabelos?  E tantos e tantos outros que possuem magníficas propriedades de prevenir e até curar?
Em vista dos grandes e distintos mitos criados em torno da propriedade de diversos alimentos, sem que haja a necessária comprovação científica, utilizamos este espaço para desmistificar essas informações deturpadas que correm o mundo, sobretudo com maior velocidade a partir do adventoda internet.
Manga com Leite
Muitas pessoas dizem por ai que nunca devemos tomar manga com leite, pois os sintomas causados pela mistura pode até levar a morte. Mas será que isso realmente é verdade? Não, isso é MITO, chupar manga e tomar leite em seguida só irá te fazer mal se a manga estiver passada e o leite azedo, geralmente esses tabus alimentares possuem raízes em tradições religiosas ou culturais.
E será que o café atrasa o crescimento?
MITO, a cafeína não interfere no crescimento, mas deve ser escassa na alimentação das crianças, mas uma coisa é certa, o excesso de cafeína pode impedir a absorção de cálcio e outros nutrientes.
Peixe faz bem para o Cérebro?
Verdadeiro, o peixe é uma boa fonte de ômega 3, que tem sido considerado importante para a saúde do cérebro.
Comer cenoura melhora a visão?
Podemos dizer que isso é parcialmente verdadeiro, pois a deficiência de vitamina A pode causar cegueira, e a cenoura, assim como outros vegetais com alta concentração dessas vitaminas, ajuda a manter a saúde os olhos. Mas aumentar seu consumo não melhora a visão.
Comer casca de pão encrespa o cabelo?
MITO, pois a textura do cabelo é genética e não existem estudos científicos que demonstrem relação entre o alimento e as madeixas. Aliás, um estudo realizado pela German Research Center of Food Chemistry in Garching, descobriram que a casca torradinha é rica em antioxidantes, úteis para a prevenção do câncer.
Comidas apimentadas causam realmente úlceras?
Por muitos anos pensava-se que as úlceras fossem consequencia de um estilo de vida onde comidas condimentadas, trabalho intenso e exposição a estresse físico ou mental fossem os vilões. Mas não é, em 80% dos casos, o que causa as úlceras são o uso de anti-inflamatórios e a presença da bactéria Helicobacter Pylori. Então podemos dizer que o consumo de aspirinas pode ser bem pior do que a pimenta, que apenas pode agravar os sintomas da úlcera, assim como o álcool ou o fumo.
Feijão, Beterraba e Couve são ricos em Ferro?
MITO: Os alimentos de origem vegetal, de uma forma geral, contem pouco ferro e, mesmo aqueles que possuem quantidades maiores, apresentam baixa biodisponibilidade, ou seja, o ferro está presente, mas é pouco aproveitado por nosso organismo. Então, quem quiser evitar a anemia, deve consumir carnes (e seus derivados) ou miúdos, pelo menos uma vez por dia.
Cereal engorda?
MITO: Os cereais são muito importantes em nossa alimentação, principalmente como fonte de energia, por isso a orientação de consumi-los diariamente, de três a cinco porções. E se quisermos dar ainda mais qualidade às nossas refeições, devemos preferir os cereais integrais que, alem da energia, ainda nos fornecem fibras, vitaminas e minerais.
O prato de comida deve ser sempre colorido?
VERDADE: Essa recomendação deriva do fato de que muitos nutrientes participam da produção das cores nos alimentos. Sendo assim, se utilizarmos um prato colorido, estaremos recebendo maior variedade de nutrientes. Quer alguns exemplos? A vitamina A confere cor alaranjada; a vitamina C, a cor amarela; o ferro, a cor vermelha.
Bebê que toma leite de vaca fica mais forte?
MITO: Todos os bebês devem receber leite materno exclusivo até o sexto mês e, depois, o aleitamento materno deve ser prolongado até os dois anos de idade, junto aos alimentos complementares. Para aqueles que, por algum motivo, não puderem ser amamentados, deve ser fornecida uma fórmula infantil. O leite de vaca não modificado apresenta vários problemas, entre eles o excesso de proteínas e de sódio, prejudicando a saúde do bebê. Ele pode até ficar mais gordo, se receber leite de vaca não modificado, mas nunca ficará mais “forte” e nem mais saudável.
Em uma alimentação balanceada, quase todos os alimentos são permitidos?
VERDADE: Os alimentos cumprem uma série de funções para o ser humano, sendo que a nutrição é a mais importante, mas não é a única. Existem os componentes psicossociais que não podem ser esquecidos. Então, desde que dentro de uma alimentação equilibrada, é possível comer de tudo, respeitando-se a quantidade e a frequência desejadas.

Suco de laranja com berinjela emagrece e combate o colesterol?
VERDADE – E não apenas a laranja e berinjela, mas todos os legumes e frutas ajudam a diminuir a absorção de gordura e colesterol dos alimentos. Porém, não o suficiente para substituir e dispensar os remédios.
Gelatina fortalece as unhas?
MITO – A origem do mito é a seguinte: suponha que você está com falta EXTREMA de proteínas - o que não é comum -, sobrevivendo só à base de frutas, por exemplo (que têm vitaminas, mas pouquíssima proteína; menos de 1%). Como o organismo é capaz de se adaptar, ele não vai gastar reservas para manter o cabelo vistoso e as unhas fortes. Dará preferência à manutenção do coração e do cérebro. Se nesse caso extremo você toma um 'choque' de proteína, chupando tutano, por exemplo, as unhas podem melhorar. Mas, em situações normais, comer gelatina (que é proteína) não tem efeito significativo.
É melhor fazer seis pequenas refeições do que apenas uma, reforçada?
VERDADE – Se você ingere 1.000 calorias de uma vez e fica sem comer o dia todo, a tendência é ganhar mais peso e guardar mais energia do que se distribuísse a mesma quantidade de calorias ao longo do dia. Depois de um período muito longo de jejum, seu corpo 'deduz' que não há comida disponível e lança mão de mecanismos para que você funcione com um desperdício mínimo de energia. Por exemplo, o organismo esfria um pouco a sua pele, para você não perder calor para o ambiente. Depois de oito horas de jejum, você estará com os mecanismos de economia de energia no máximo, isto é, queimando poucas calorias. Se você oferece as mesmas calorias de forma racional, o corpo não vê a necessidade de desacelerar o metabolismo e economizar. Você vai 'queimar' mais eficientemente o que ingerir, não passa fome e pode perder peso.
Água com gás e refrigerante causam celulite?
MITO– Água com gás não tem caloria, nem gordura. Água tônica diet e refrigerante diet também não. O que causa celulite é a predisposição genética. Na verdade, o ingrediente 'bandido' dos refrigerantes é o açúcar e não o gás.
Margarina é sempre melhor do que manteiga para a saúde?
MITO – Apenas os alimentos de origem animal têm colesterol, e a margarina não é. Ela contém a gordura chamada 'ácidos graxos trans', que pode ser tão prejudicial quanto a gordura saturada ou o colesterol. Não se sabe se é pior comer manteiga ou margarina. Use o bom senso: coma pouco das duas.

Amendoim e chocolate causam espinhas?
MITO – Não é comum ver senhoras de meia-idade com espinhas porque comeram muito chocolate e amendoim. Acontece que dietas ricas em gordura favorecem o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Amendoim e chocolate são alimentos gordurosos, mas não são eles a causa de espinhas.

Chocolate vicia e é afrodisíaco?
MITO – O chocolate, como todos os doces, causa bem-estar. Há quem diga que o chocolate tem uma substância que, em quantidades gigantescas, produz efeito similar ao da anfetamina. As circunstâncias e as companhias são mais afrodisíacas do que as comidas. Ostras com champanha, boa música, ótima companhia: é difícil medir em laboratório qual das variáveis teve efeito afrodisíaco.
Beber qualquer líquido durante a refeição aumenta a barriga e atrapalha a digestão?
MITO – Isso é história da década de 30, quando, ao descobrir as papilas gustativas e que elas eram responsáveis pela sensação de gosto, se deduziu que delas vinha a sensação de saciedade. O raciocínio era: já que a papila 'sente' o salgado, doce, amargo, azedo, se você beber água durante a refeição 'lavará' a papila, diminuindo o contato dela com o alimento. Isso, teoricamente, faria diminuir a sensação de saciedade e portanto você comeria mais. E engordaria. Hoje já se sabe que a papila gustativa não tem nada a ver com a saciedade. Beber 1 litro de água durante a refeição vai fazer você sentir-se mal e vai retardar a digestão. Numa refeição habitual, o fato de você beber água com moderação não provoca barriga, não engorda nem atrapalha a digestão. A não ser que você parta para o exagero à beira do bizarro: existe uma condição chamada intoxicação aquosa. Você pode correr esse risco se tomar mais de 18 litros de água em um dia.
Beber água durante a refeição dilui sucos gástricos?
MITO – Há um sistema de transporte de água na parede do aparelho digestivo: se você beber muita água, muita água é absorvida. Se beber pouca, e portanto houver pouca água disponível no sistema, o corpo compensa 'jogando' água para dentro de você. É essa a causa da diarréia e da desidratação. O corpo só absorve o alimento numa condição de isotonicidade. Isto é, quando a concentração das partículas das substâncias que estão no sistema digestivo está numa proporção mais ou menos semelhante às partículas que estão no sangue: o que estiver muito diluído ou muito concentrado não é absorvido até que as concentrações se aproximem.

Chá de alho cura gripe?
MITO – Nenhum chá cura gripe. Chá hidrata, a hidratação torna a secreção mais fluida e facilita a expectoração. Tomando chá a pessoa se sente mais confortável.
Tomar chá ou café à noite tira o sono?  Chá acalma?
MITO – Depende da quantidade e do hábito da pessoa. Quem está acostumado a tomar café não perde o sono, quem não está acostumado fica superestimulado. Chá de camomila, erva-doce e outros chás brancos são os melhores para acalmar. Chá-mate e os chamados chás pretos provocam efeito parecido com o da cafeína, portanto não acalmam. Já o açúcar aumenta a produção de serotonina no cérebro, e acalma.
Preparar alimentos em panelas de alumínio é perigoso para a saúde?
MITO – As panelas têm uma película que protege a comida do alumínio. A quantidade de alumínio liberado é insignificante e insuficiente para fazer mal à saúde.
Carne vermelha e de porco sempre fazem mal à saúde?
MITO – Depende da carne. Se você comparar lombo de porco magro, assado, e frango frito com pele, o lombo de porco é melhor. A carne vermelha em geral tem mais gordura do que a de peixe. Mas é só comer com moderação e variar o tipo de carne da dieta.
Quem tem problemas gástricos deve tomar leite em vez de suco de laranja?
VERDADE – O leite pode ser bom em pequenas quantidades. Em excesso, pode piorar o problema, já que demora para ser digerido. Quando a proteína do leite fica muito tempo no estômago, mais ácido clorídrico é liberado para fazer a digestão. Como o leite é alcalino, num primeiro momento pode aliviar, neutralizando o ácido; mas não cura. Quem está bebendo muito leite para curar gastrite deve procurar o médico. Existe remédio para esse problema. Já o suco de laranja não piora a gastrite, porque é bem menos ácido do que o ácido clorídrico do estômago. O ácido da laranja é muito fraco e acaba até funcionando como uma substância alcalina, porque você mistura um ácido forte com um ácido fraco e diminui a acidez. O que pode fazer mal é o excesso do suco de laranja ou de leite.
Adultos não precisam tomar leite de vaca?
VERDADE – A rigor não, mas leite é bom pelo cálcio e pela proteína que contém. Quem não gosta de leite pode substituí-lo por um bife de filé mignon com alcaparras. O bife tem proteínas e alcaparras têm mais cálcio do que qualquer outro alimento.
Leite é indicado para desintoxicação?
VERDADE – O leite tem muita proteína e muitas das drogas venenosas têm ligação proteica  isto é, são capazes de se ligar à proteína. A proteína do leite retardará a absorção do veneno; mas é claro que o veneno ainda estará no corpo.
Mamão e ameixa soltam o intestino?
VERDADE – Frutas tem muitas fibras e são as fibras que fazem o intestino funcionar. Se você comer um prato de salada, om efeito será o mesmo, já que as folhas também têm fibras.
Alface e maracujá são calmantes?
Sobre a alface é MITO. A alface é praticamente água. Sobre o maracujá, é Verdade
. O maracujá contém substância calmante. Mas você precisaria comer muito maracujá para ingerir a substância em quantidade suficiente para se acalmar. Um suquinho de maracujá não acalma, é psicológico. O açúcar sim, acalma: aumenta a produção de serotonina no cérebro.

Nenhum comentário: