domingo, 14 de abril de 2013

O cérebro e outras curiosidades


O cérebro e a lâmpada

Sabe quando um personagem de desenho tem uma ideia e uma lâmpada aparece sobre a cabeça dele? Apesar de fantasiosa, essa imagem não está tão distante assim da realidade, pois o seu cérebro gera energia o suficiente para alimentar uma lâmpada elétrica de 10 watts — e isso acontece mesmo enquanto você está dormindo.

Memória para dar e vender

O seu cérebro é um órgão incrível, com um processamento de informação maior do que o de qualquer supercomputador. Além disso, ele também é capaz de guardar cerca de 3 mil terabytes de dados na sua memória, o que representa cinco vezes o tamanho de toda a Enciclopédia Britânica. Impressionante, não é?

Sim, é ácido de verdade

Por estar dentro do seu organismo, você pode pensar que o ácido estomacal não é tão “potente” assim, não é mesmo? Acontece que essa substância tem a capacidade de dissolver totalmente lâminas de barbear e outros tipos de metais leves — só não vá sair comendo chaves ou moedas somente para fazer um teste.

Veias que rodam o mundo

Os cientistas estimam que o seu corpo tenha cerca de 96 mil quilômetros só de vasos sanguíneos. Essa extensão, por si só, já é algo incrível, mas quando comparada com outras medidas ela fica ainda mais espantosa. Para você ter uma ideia, a circunferência da Terra é de 40 mil quilômetros, de modo que seus vasos sanguíneos podem dar mais de duas voltas nela.

Órgãos dispensáveis

Se você comparar o organismo humano com o de outros animais, pode parecer que o seu corpo é bastante frágil. Acontece que ele é mais forte do que você pensa, pois é possível retirar vários órgãos e continuar vivendo, como o estômago, um rim, 75% do fígado, um pulmão e quase tudo que está na área pélvica — é lógico que você não se sentiria bem, mas ainda continuaria vivo.
* O cérebro é composto por cerca de 100 bilhões de neurônios.
* O cérebro é constituído por cerca de 75% de água.
* Seu cérebro utiliza 20% do total de oxigênio do seu corpo.
* As informações circulam pelo cérebro em cerca de 430 km por hora; se você estiver embriagado essa velocidade literalmente despenca.
* O cérebro para de crescer aos 18 anos de idade.
* Seu cérebro representa cerca de 2% do peso corporal, porém é responsável por usar de 20 a 30% das calorias que você ingere.
* O cérebro humano é o órgão ‘mais gordo’ do corpo. Ele pode consistir em pelo menos 60% de gordura.
* Não há receptores de dor no cérebro, de modo que o próprio não sente nenhuma dor.


Nenhum comentário: