terça-feira, 9 de abril de 2013

Recuperar a calma


Quantas vezes nos vemos em um momento de fúria,que tudo o que queremos é ficar de boa,e tem sempre algum querendo tirar nosso
sossego,tá na hora de revisarmos as coisas e agir com cautela isto é mais calma,vamos ver a seguir              
algumas dicas para recuperar a tão sonhada CALMA.
Como recuperar a calma...

1 Prepare sua seleção de músicas calmantes 

Quem disse que é preciso ouvir sons de passarinhos para desestressar? , o som que faz bem é aquele que agrada a quem ouve. "A música atua na bioquímica do nosso organismo, tanto positiva quanto negativamente, e muitos autores falam sobre a influência dos sons no ritmo cardíaco", diz. Só tem um detalhe: as sensações que uma mesma música provoca podem variar muito de uma pessoa para outra, e o segredo é descobrir a que funciona para acalmar você.
2 Use o pensamento a seu favor
Uma forma eficiente de tirar o foco da tensão é convidar a sua mente para passear por um bosque florido e tranquilo, pela praia numa manhã de sol ameno ou por qualquer outro cenário que lhe proporcione sensação de paz. E dá para fazer isso em qualquer canto mais reservado. "O exercício pode acompanhar o ritmo da respiração. Quando inspirar, mentalize algo que lhe transmita calma e, ao expirar, imagine que está liberando todos os sentimentos que estão prejudicando você".
3 Pinte e borde 
"Descobrir uma atividade manual que lhe dê prazer ajuda a desviar a atenção de uma situação que gerou raiva, pois reduz o ritmo de refluxo de pensamento, que é a tendência de ficar remoendo detalhes da situação conflitante".
Tomar um bom banho pode ser uma oportunidade para limpar não só as impurezas, como também para apaziguar os pensamentos. Basta separar algumas ervas para usar na banheira ou no chuveiro. Se optar pela banheira, ferva um litro de água à parte, desligue o fogo, acrescente as ervas e tampe a panela por pelo menos 15 minutos. Depois, é só coar e despejar na banheira. "Para o chuveiro, coloque as ervas em um saco feito de tule, que possa ser amarrado na base do chuveiro",Camomila, melissa e arruda são excelentes opções para acalmar.
5 Extravase as emoções
Depois de um dia difícil, não sinta vergonha de chorar como uma criancinha ou de gritar feito um maluco. "Chorar e gritar são formas saudáveis de colocar o estresse e a frustração para fora. Uma vez contidos, esses sentimentos podem se traduzir em diversos sintomas físicos, como dores musculares, insônia, problemas digestórios, alergias na pele, entre outros".
6 Coloque a sua agressividade para fora
"Desde os tempos pré-históricos, a cada sinal de perigo o corpo se prepara para fugir ou correr, liberando adrenalina e noradrenalina na corrente sanguínea, o que nos deixa acelerados. No entanto, se o seu chefe lhe comunica que você foi despedido, você nem vai sair correndo nem vai agredi-lo. Daí, toda a carga adrenérgica que foi produzida acabará intoxicando seu corpo, se não houver uma válvula de escape". Uma boa maneira de se livrar dessa tensão acumulada é praticar esportes de alta intensidade, como boxe e musculação, com cargas que exijam esforço maior.

7 Coma seu doce preferido sem culpa
Repare como depois de uma situação altamente estressante nos sentimos como se houvéssemos acabado de carregar uma mudança inteira sozinhos. O pique, de repente, vai a zero. Pois para repor esse estoque os alimentos doces são um santo remédio. "Eles se transformam em energia muito rapidamente e induzem a um aumento da serotonina, neurotransmissor que é responsável por nos trazer sensação de relaxamento e bem-estar".
8 Invista na respiração 
É a professora de ioga Márcia de Luca quem ensina uma forma de equilibrar a mente por meio da respiração. "Sente-se com a coluna ereta e os olhos fechados. Então, com o dedão da mão direita, obstrua a narina direita e inspire pela esquerda. Depois, faça o mesmo movimento ao contrário. Esse é um ciclo de respiração, que acalma a mente e equilibra os dois hemisférios do cérebro", diz. Para tirar proveito, repita por dez vezes.
9 Perfume o ambiente 
Os óleos essenciais de lavanda, bergamota, laranja, manjericão e cedro são tiro e queda para desacelerar a mente depois de um dia daqueles! Para obter os benefícios da aromaterapia, o melhor é usá-los num difusor ou aromatizador, em casa ou no local de trabalho. "Também vale pingar duas gotinhas do óleo num pano e aspirar lentamente o aroma. Só não use o óleo sobre a pele".
10 Experimente os florais
Há gotinhas especialmente desenvolvidas para situações de emergência que ajudam a baixar a ansiedade e a controlar o estresse na hora. "Os florais atuam por padrão vibratório, isto é, cada um deles tem uma frequência de onda que, por sua vez, interage com as nossas ondas cerebrais, trazendo diferentes tipos de benefícios".
11 Dê uma massagem de presente a si mesmo
Você não precisa conhecer nenhuma técnica para começar a tocar o corpo em busca do relaxamento. Escolha um lugar silencioso, sente-se confortavelmente e, então, tente identificar quais são os pontos que estão sobrecarregados. Daí, bastará apertá-los com as mãos, por segundos, para soltá-los em seguida. "Em geral, ombros, pescoço e costas são regiões que acumulam bastante tensão".
12 Dance
"Durante a prática, liberamos substâncias químicas como a endorfina, que nos traz sensação de prazer. Para se ter uma ideia, a molécula de endorfina é bem parecida com a da morfina, um poderoso analgésico". O mesmo vale para todos os outros tipos de exercícios, aeróbicos ou não. O fundamental é escolher um do qual você realmente goste, além de respeitar seus limites.
13 Prepare um suco de maracujá turbinado
A fruta tem mesmo propriedades que ajudam a combater a ansiedade. Portanto, um suco concentrado provavelmente terá efeito calmante sobre o sistema nervoso. "Para ficar ainda melhor, bata a fruta com pouca água e uma folha de couve e adoce com mel. É a combinação perfeita para desestressar".
14 Medite usando uma vela
prática prevê o esvaziamento total da mente, a interrupção no fluxo de pensamentos. O que, convenhamos, não é tarefa fácil para quem está acostumado a responder a um sem-número de estímulos regularmente. Por isso, para iniciar na meditação, alguns artifícios podem ser usados, como é o caso da vela. "Basta olhar fixamente para a chama e tentar prestar atenção só nela. Também vale focar numa paisagem ou na respiração.
15 Mude o foco
É natural que o primeiro contato com um grande desafio nos apavore. Porém, para contornar a situação com mais facilidade, é essencial olhá-lo de diferentes ângulos, relativizando-o. A é quem ensina a fazer isso, na prática: "Pergunte-se qual é a gravidade da situação e se ela vai perdurar ou se é passageira. Tente imaginar o que esse conflito significará daqui a seis meses ou um ano. Talvez assim você descubra que o problema não é tão ruim quanto parece", garante.
16 Vá de azul
Que tal trocar a lâmpada convencional do seu abajur por uma colorida? Segundo os princípios da cromoterapia, o azul-claro é a cor que transmite calma. "Trata-se de uma ciência que utiliza a vibração das cores para restaurar o equilíbrio físico-energético. É uma técnica de terapia holística", Visualizar a cor da tranquilidade também funciona. Para isso, basta fechar os olhos e imaginar que o corpo todo está envolto em azul-claro.

Nenhum comentário: