quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cardápio contra o Stress


 
Pense em quantas vezes você desejou que o dia tivesse 48 horas para cumprir todas as tarefas e, ante a impossibilidade de esse milagre acontecer, passou o tempo todo correndo de um lado para o outro. Foram muitas, certo? Pois saiba que a tensão constante causa alterações no humor e, acredite, no peso. O Stress nas alturas contribui para a produção de cortisol, um hormônio associado ao acúmulo de gordura no abdômen e uma maneira consagrada de apagar o pavio desse estresse é fazer exercícios, mas não é a única.

Há estudos que apontam a relação entre certos nutrientes com uma menor agitação. Um desses estudos foi publicado recentemente pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Nele, os jovens que receberam suplementação de ômega-3 apresentaram uma redução de 20% nos níveis de ansiedade quando comparados a quem consumiu cápsulas inócuas. A dieta exerce um papel importante no controle dos ânimos,mas nenhum alimento é mágico. O tratamento é multidisciplinar, mas confira abaixo os nutrientes que deixam tanto o cardápio quanto a sua mente mais equilibrados.


Ômega-3
Para os pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, a suplementação com essa gordura benéfica brecaria a ansiedade ao reduzir a concentração de citocinas, substâncias consideradas pró-inflamatórias. Os ômegas 3 e 6 facilitam a atuação de neurotransmissores como a serotonina, que cria a sensação de bem-estar.
Fontes: linhaça, óleos vegetais, azeite de oliva e peixes de água fria, como atum, sardinha e salmão


Triptofano
Esse aminoácido essencial é precursor da tal serotonina; pessoas com concentrações normais da substância têm menos episódios de ansiedade. Aposte também em carboidratos complexos, como os cereais integrais, que estabilizam os níveis de insulina. É que esse hormônio, responsável por botar o açúcar para dentro das células, deixa o triptofano mais disponível no sangue.
Fontes: banana, leite, arroz integral, soja, feijão, chocolate amargo, peixe, aves, carne bovina, manga e abóbora


Magnésio
A enzima que converte o triptofano em serotonina é dependente desse mineral e, daí, sua presença ajuda a acalmar os nervos. Além disso, o magnésio bloqueia um receptor chamado NMDA, que causa uma excitação exagerada no cérebro e a consequência são sintomas como irritação, ansiedade e estresse.
Fontes: cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e vegetais folhosos


Vitamina C
Estudos com cobaias mostram que ela ajuda a reduzir a produção de cortisol, hormônio do estresse e esse não é seu único trunfo: ela combate os radicais livres, moléculas nocivas que fazem a festa em momentos de tensão.
Fontes: acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula


Arginina e Lisina
Pesquisas indicam que combinar esses dois aminoácidos diminuiria a concentração de cortisol pelo corpo, garantindo uma baita tranquilidade, mas sua forma de ação, porém, ainda não é conhecida.
Fontes: cacau, nozes, castanha de caju e semente de girassol


Cálcio
Entre suas tarefas estão administrar a transmissão de impulsos nervosos e, junto com o magnésio, gerenciar a contração muscular. A ausência desse mineral é capaz de gerar uma senhora agitação. 
Fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros, salmão e gergelim



Complexo BTodas as vitaminas desse grupo mantêm o corpo em ordem. Mas, a B6 e o ácido fólico são essenciais para a formação do neurotransmissor serotonina. Sem essa dupla do complexo B somada ao triptofano e ao magnésio, ele não é criado.
Fontes: feijões, lentilha, grão-de-bico, cereais integrais, aspargos e couve


Sossego pós-malhação


As evidencias levam a crer que os exercícios acalmam os nervos porque estimulam a liberação de uma substancia chamada endorfina. Até agora as atividades aeróbicas, como corrida, pedalada e natação, mostraram-se mais eficientes nesse sentido. Mas para a sessão de descarrego funcionar mesmo e preciso escolher o horário do treino com cautela. Afinal, malhar a noite pode atrapalhar o sono de muita gente e tornar o dia seguinte um verdadeiro pesadelo.

Nenhum comentário: