quarta-feira, 10 de abril de 2013

Alimentos que reduzem a ansiedade

                                                   


Ansiedade – A ansiedade está na vida de muitas pessoas e muitos dizem ela atrapalha qualquer Dieta! Aquela vontade de atacar a geladeira e devorar os alimentos mais calóricos parece inevitável.  Existem diversos tratamentos como a acupuntura e terapias para controlar a ansiedade, e a alimentação é mais uma aliada no combate a ansiedade!  Nesse artigo você vai conhecer 10 alimentos que auxiliam no combate da ansiedade e algumas dicas que podem fazer a  diferença na sua vida!

1 – Chocolate contra ansiedade

Chocolate: Querido por muitos, “o chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade”. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.

2 – Banana alivia ansiedade

Banana: Olha a banana…No estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Ela possui alto teor de triptofano, ajudando na produção de serotonina.

3 – Frutas Cítricas “são perdidas nos quadros de estresse e ansiedade”

Frutas cítricas: Estudos recentes comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Elas promovem o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. “Vitaminas e minerais, como a vitamina C, por exemplo, são perdidas nos quadros de estresse e ansiedade, além de queda de açúcar no sangue (hipoglicemia). Por isso, existe a necessidade de suprir essas carências”.

4 – Ovos, leite e derivados magros

Ovos, leite e derivados magros: Esses são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. De acordo com a nutricionista Rosana Farah, uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. A especialista recomenda o consumo de 2 a 3 porções por dia deste grupo de alimentos.

5 – Carboidratos

Carboidratos: Proveniente dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem auxiliar no combate da ansiedade. “Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, disposição e bem-estar”. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs fazem parte deste grupo alimentar. A quantidade recomendada é de 6 a 9 porções diárias.

6 – Carnes e Peixes

Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. “A recomendação diária em relação às carnes é de 1 a 2 porções, dê sempre preferência às carnes brancas e magras”.

7 –  Espinafre e seu ácido fólico

Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo a nutricionista Rosana Farah, ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina. Além disso, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso, “desenferrujando” o cérebro.

8 – Maça

Maçã: As maças são ricas em fibras (principalmente se consumida com casca), carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selénio. Combate a ansiedade e relaxa.

9 – Mel e a serotonina

Mel: O mel é conhecido por diversos benefícios a saúde, e no caso da ansiedade ele ajuda o organismo a produzir uma maior quantidade de serotonina, neurotransmissor que está intimamente ligado às mudanças de humor.

10 -Jabuticaba:

Jabuticaba: A Jabuticaba contém ferro (que combate a anemia) e vitamina C (que aumenta as defesas do organismo). Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam.
Observação: Cuidado para evitar prisão de ventre: coma a cada 10 jabuticabas uma com casca e tudo.

Ansiedade e a serotonina:Ansiedade provoca alterações nas emoções e ainda reflete na saúde. No caso de excessos de ansiedade, ela pode proporcionar mal-estar e atrapalha no cotidiano. Esses alimentos que eu citei nas dicas contém aminoácidos e vitaminas essenciais, que  diminuem o stress, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, ele é responsável pelo relaxamento e bem-estar.

8 Dicas para controlar e/ou combater a ansiedade!

- Exercícios físicos: Praticar atividade física regularmente contribuem e muito no combate da ansiedade. Eles liberam substâncias como a endorfina, que aumentam a disposição geral, proporcionam bem-estar, reduzem o estres e consequentemente diminuem a tensão e a ansiedade;
- Durma bem, uma boa noite de sono auxilia até mesmo no emagrecimento;
- Coma de 3 em 3 horas, longos períodos sem se alimentar faz com que seu metabolismo diminua e quando for comer vai comer muito mais!
- Nunca se sabe o momento que vamos ficar ansiosos. Por isso, evite ter em casa alimentos muito calóricos. Procure ter sempre a mão , barrinhas de cereais, frutas e gelatina diet;
- Separe um tempo para você e faça coisas que você gosta, por exemplo, ler, ouvir música mais não associe essas atividades com a comida;
- Modere na quantidade de açúcar e café que consome diariamente;
- Evite o consumo excessivo e freqüente de álcool.
- Alongue-se, ao acordar, no trabalho e ao final do dia. O alongamento faz bem a saúde além de diminuir a ansiedade!
Espero que tenha gostado! Se tiver mais alguma dica ou sugestão, compartilhe deixando seu comentário! E viva á saúde!

Nenhum comentário: