quarta-feira, 3 de abril de 2013

Verdades X mentiras





Beber água com açúcar acalma
A mistura pode até gerar certo alívio psicológico, mas não produz qualquer efeito tranquilizante. Tudo não passa do famoso "efeito placebo". Afinal, o açúcar é fonte de energia. E só. Na hora do estresse, o melhor a fazer é oferecer um chazinho de camomila ou de erva-doce a quem estiver nervoso.

Celular causa tumor cerebral
Vários estudos já tentaram estabelecer uma relação entre o uso de celular e o aparecimento de tumor, mas os resultados não comprovaram qualquer associação. Por enquanto, a única comprovação científica é que celular pode, sim, causar uma pequena interferência eletromagnética em aparelhos hospitalares.

Doar sangue engorda
Hematologistas afirmam: a doação de sangue não engorda. Mas, a propósito, por que engordaria? Nada é ingerido pelo doador ou infundido em sua veia. Nem tampouco emagrece. O volume doado, no máximo 450 ml, é reposto pelo organismo nas primeiras 24 horas após o ato. A propósito, doar também não afina ou engrossa o sangue. Nem causa dependência.
 Alimentos diet têm menos calorias
A finalidade de um produto diet não é ter menos caloria e, sim, eliminar algum ingrediente de sua composição, por exemplo, o açúcar, para atender quem precisa seguir dietas especiais, como os diabéticos. "Às vezes, para compensar a falta de açúcar, adiciona-se maior quantidade de gordura", alerta o endocrinologista Tércio Rocha.

Comer margarina é mais saudável do que manteiga
Enquanto a margarina é de origem vegetal, a manteiga é de origem animal. Mas isso não torna a primeira mais saudável. Seu processo de hidrogenação produz gordura trans, que aumenta o colesterol ruim (LDL) e reduz o bom (HDL).


Usamos apenas 10% do cérebro
Neurologistas afirmam que não há qualquer razão científica para se supor que apenas 10% do nosso cérebro seja utilizado. "Os neurônios estão sob permanente estimulação. Se utilizássemos apenas 10% de nossa capacidade
cerebral, 90% dos nossos neurônios já teriam morrido", afirma a neurologista Maria Eduarda Nobre.

Beber refrigerante direto na latinha causa leptospirose
A bactéria leptospira, responsável pela transmissão da doença, só sobrevive em ambientes com temperaturas elevadas, por volta dos 30°C, e latas de suco, cerveja ou refrigerante costumam ser servidas geladas. Além disso, a boca produz enzimas que neutralizam a ação desse micro-organismo.

Vitamina C previne gripes e resfriados
Eis um mito que deve ter sido inventado pela indústria farmacêutica. Recente estudo australiano realizado
com 11 mil pessoas testou a suposta veracidade da afirmação. Metade tomou vitamina C e metade, placebo. Ao final, não houve diferença na incidência de gripe entre os grupos.

Assistir à TV de perto prejudica a visão
Os médicos garantem que tal hábito não prejudica a saúde dos olhos. E ler com pouca luz também não. Mas ressalvam: "Pode ser um indício de que a pessoa tem algum problema de visão, como a miopia. Pessoas com a visão normal se sentem incomodadas com a proximidade da tela", alerta o oftalmologista Luiz Pedro Dario.


Adoçantes com aspartame causam câncer
A Food and Drug Administration (FDA), órgão dos EUA que regula alimentos e remédios, já pôs fi m ao mito depois de garantir que o adoçante artificial é seguro para a saúde. A polêmica surgiu em 2005, quando a Fundação
Ramazzini, na Itália, afi mou que o aspartame teria causado leucemia e linfomas em camundongos.

Comer banana evita cãibra
Muitos acreditam que a fruta evita cãibra por ser rica em potássio. Acontece que a eventual falta desse mineral no organismo não provoca desconforto muscular. "A desidratação é a principal responsável pelas cãibras e isso ninguém previne com a ingestão de bananas", explica o ortopedista Rogério Teixeira da Silva.

Osteoporose só atinge mulheres
Por volta dos 50 anos, para cada três mulheres, um homem desenvolve a doença. "A partir dos 70 anos, a incidência é praticamente a mesma nos dois sexos",  As mulheres têm osteoporose mais cedo que os homens por causa da menopausa, que reduz a produção de estrógeno e compromete a absorção de cálcio pelos ossos.

Cerveja preta aumenta a produção de leite materno
Há quem diga que essa bebida aumenta o leite materno porque a cevada é fonte de proteínas, fibras e vitaminas. A ciência discorda."O que realmente influência na produção de leite é beber água", simplifica . Um detalhe: bebidas alcoólicas são contraindicadas para mulheres em fase de amamentação.


Estresse causa úlcera no estômago
Não é o estresse que causa úlcera e, sim, uma bactéria chamada Helicobacter pylori."Cerca de 90% das úlceras duodenais e 60% das estomacais são provocadas por esse micro-organismo", calcula o gastroenterologista José Figueiredo Penteado. Já a correria diária, por pior que seja, não é sufi ciente para
provocar a doença.


Beber água em jejum emagrece
Água é essencial para o ser humano. Além de hidratar o organismo, leva nutrientes para as células, elimina toxinas e melhora o funcionamento do intestino. Mas não emagrece. "Em algumas pessoas, pode, no máximo, diminuir a vontade de ingerir alimentos, se tomada antes da refeição", pondera o endocrinologista Saulo Cavalcanti.


Rodelas de batata na testa e nas têmporas curam enxaqueca
Curar essa terrível dor de cabeça, as batatas não curam, mas aliviam o desconforto. "A aplicação local das
batatas geladas, seja por resposta à vasoconstrição induzida pelo frio, seja por atuação nos circuitos da dor, pode trazer alívio. Mas não oferece a melhora rápida e completa de algumas medicações", observa o neurologista Bernardo Liberato.


Borra de café estanca hemorragia
Os homens do campo juram de pés juntos que passar borra de café em ferimentos e machucados é bom porque a bebida tem efeito anticoagulante. Segundo especialistas, tal atitude aumenta o risco de infecção no local. O melhor a fazer é comprimir o local afetado e correr para o pronto-socorro mais próximo.


 Mel é bom para diabéticos
Esse mito parte do princípio, equivocado, de que tudo o que é natural é seguro e saudável. Nem sempre. O mel e a geleia real, por exemplo, têm alto teor de carboidratos. Em outras palavras: não é aconselhável o seu uso livre e continuado como substituto ao açúcar comum. Em excesso, o mel também engorda e eleva o nível de glicose no sangue.

 Ler em veículo em andamento provoca descolamento de retina
O máximo que pode ocorrer, em alguns casos, é torcicolo, náuseas e tontura. "Algumas pessoas são mais vulneráveis à mudança constante da distância focal, ou seja, à variação da distância entre os olhos e o papel provocada pelo movimento do veículo", afirma o oftalmologista Luiz Pedro Dario.

Faca fria impede que o "galo" cresça na testa
O popular "galo" nada mais é do que um edema ou hematoma no local de uma pancada. O mais indicado é colocar uma bolsa de gelo no local. Ou, então, acondicionar gelo num saco plástico e aplicar sobre o inchaço. "O frio inibe o aumento do hematoma porque causa vasoconstrição no local", 



É bom limpar as orelhas com cotonete
Em vez de limpar, o cotonete, quem diria, pode ajudar a entupir ainda mais as orelhas. Na pior das hipóteses, pode também causar ferimentos no tímpano. "O cotonete só deve ser usado para limpar a parte de fora da orelha. Ou, no máximo, tirar a cera da entrada do canal", aconselha a otorrinolaringologista Patrícia Ciminelli.



Tomar banho frio após comer faz mal
Um banho refrescante após a refeição não faz mal algum à saúde. O que não se deve fazer - principalmente após esbaldar-se em um churrasco ou uma feijoada com os amigos - é mergulhar na piscina para mostrar seus dotes de recordista mundial dos 100 metros livres. O esforço físico pode prejudicar o processo digestivo.


Café melhora a ressaca
O raciocínio é simplista: café melhora intoxicação alcoólica porque é estimulante. Certo? Errado. "Beber café é um paliativo que não resolve nada", adverte o gastroenterologista José Figueiredo Penteado. Em alguns casos, o melhor é deixar a pessoa dormir o tempo necessário até a ressaca passar. Em outros, é levá-lo, às pressas, para o hospital.


Fazer check-ups anuais é perda de tempo
A bateria de exames anuais é importante pelos mais diferentes motivos. O principal deles é que ajudam a detectar doenças ainda no estágio inicial, quando as chances de recuperação são maiores. "O check-up é fundamental, sobretudo em pessoas com fatores de risco", afirma o cardiologista Marco Antonio de Mattos.


Comer muito doce provoca diabetes
Vários fatores podem levar um indivíduo a sofrer de diabetes. A obesidade é um deles. O único risco que uma pessoa corre ao comer muito doce não é desenvolver diabetes e, sim, ganhar peso. "Mas a ingestão excessiva de outros alimentos também levaria ao aumento de peso", pondera o endocrinologista Saulo Cavalcanti.


 Sutiã apertado causa câncer de mama
Não há estudo científico que comprove a relação entre o surgimento deste tipo de tumor e o uso do sutiã apertado. O uso prolongado desta peça apertada pode, no máximo, causar uma infl amação na mama".


Vacina é coisa de criança
Hepatites A e B, Influenza, Tríplice Viral, Meningocócica C Conjugada e Febre Amarela são apenas alguns exemplos de vacinas para adultos. "Há vírus e bactérias no ar que podem atacar pessoas de qualquer idade. Por isso, todo mundo deve ser vacinado e não apenas as crianças", alerta a pediatra Maria Cristina Senna Duarte. AVC e infarto só dão em pessoas mais velhas


A falta de controle de alguns fatores de risco, como estresse, sedentarismo, fumo e obesidade, tem aumentado o número de jovens que sofrem acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. O pior é que, em indivíduos mais novos, o impacto das doenças cardiovasculares costuma ser mais fulminante.


Tomar friagem com o corpo molhado causa gripe
Pegar frio com o corpo molhado não causa gripe. Nem dormir com o ventilador ligado ou tampouco fi car com a geladeira aberta. "O que causa a doença é ter contato com alguém que tenha o vírus da gripe".


Comer à noite engorda
Um recente estudo realizado na Suécia revelou que comer à noite não engorda mais do que em outras horas do dia. "Jantar até duas horas antes de dormir, de preferência peixe ou frango grelhado, salada e arroz integral, não só não engorda como é necessário para não apresentar hipoglicemia durante o sono".





Nenhum comentário: