domingo, 14 de abril de 2013

Rompendo o bloqueio criativo


 1. Mentalidade conjectural
Conjecturar o que poderia ter acontecido oferece um potente estímulo à criatividade. Descobriram que usando conjecturas (o que poderia ter acontecido, mas não aconteceu) às vezes duplicava a criatividade das pessoas. Porém conjecturas funcionam melhor se elas forem adaptadas ao problema em questão:
  • Problemas analíticos são melhor abordados com uma mentalidade subtrativa: pensando sobre o que poderia ter sido retirado da situação.
  • Problemas expansivos se beneficiaram mais de uma mentalidade aditiva: pensando sobre o que poderia ter sido adicionado na situação.
2. Dois problemas são melhores que um
As pessoas resolvem muitos problemas por analogia: resgatando um problema similar antigo e aplicando a mesma solução, ou similar. Infelizmente, estudos descobriram que as pessoas têm dificuldade de lembrar problemas similares que eles já resolveram.
Num estudo não intuitivo, descobriram que tendo dois problemas ao invés de um tornava mais provável dos participantes lembrarem de problemas que eles já resolveram antes, o que os ajudava a resolver o problema atual.
Então, não evite complicações; junte todas elas. Elas podem muito bem lhe ajudar a resgatar sua memória.
3. Verbos genéricos
Outra ajuda para o pensamento por analogia pode ser obtida escrevendo o problema e, depois, substituindo os verbos do problema por alguns mais genéricos.
Quando testaram esse método é que saltos em analogias são mais fáceis quando problemas são descritos usando termos mais soltos, mais genéricos. Neste estudo, o desempenho melhorou em até mais de 100% em algumas tarefas.
Esta é apenas mais uma de várias técnicas que estimulam o foco na essência do problema, ao invés de nos seus detalhes específicos.
4. Sinônimos e classificação por categorias
Da mesma forma que trocando os verbos, recodificando o problema usando sinônimos e classificando por categorias pode ajudar.
Isto significa analisar o tipo de problema e encontrar diferentes formas de representá-lo.  A importância de se acessar a estrutura subjacente do problema como forma de se desenvolver uma solução.
5. Briga! Briga! Briga!
Nossa tendência é pensar que, quando as pessoas estão discutindo, elas ficam com a mentalidade mais estreita e rígida e, consequentemente, menos criativa.
Mas o oposto pode efetivamente ser verdade. Através de quatro experimentos, eles encontraram que, quando num conflito, as pessoas de dedicavam mais ao problema e desenvolviam formas mais originais de argumentar.
Estar num conflito social parece dar às pessoas um foco intensamente motivado. Então, para se tornar criativo, comece uma discussão.
6. Pense em amor, não sexo
Os pensamentos de amor, eles se tornavam mais criativos. Mas quando eles eram preparados com desejos carnais, eles ficavam menos criativos (apesar de mais analíticos).
Apesar de certamente não ser a primeira vez que o amor foi identificado como um estímulo criativo, psicólogos sugeriram um mecanismo cognitivo singular.
O amor nos faz ter pensamentos de longo prazo, então, nossa mente diminui o zoom e raciocinamos de forma mais abstrata e analógica. O sexo nos faz pensar no presente, resultando num estilo de processo analítico concreto. Para a criatividade, a abstração e a analogia são preferíveis.
7. Pare de sonhar acordado
Para aumentar a criatividade, sempre estamos ouvindo sobre os benefícios de sonhar acordado para incubar as ideias. É agradável pensar que todo o trabalho está ocorrendo debaixo do capô, sem nenhum esforço da nossa parte. Mas você notará que todos os métodos cobertos aqui são ativos ao invés de passivos.
Isso é porque as pesquisas geralmente descobrem benefícios muito pequenos para os períodos de incubação ou pensamentos inconscientes . O problema com a criatividade inconsciente é que ela tende a permanecer inconsciente, então nunca ficamos sabendo nada sobre ela, mesmo que exista.
O benefício de incubar ou aguardar pode ser apenas que nos dá tempo para esquecer todas as nossas ideias iniciais ruins, para dar lugar a ideias melhores. Além disso, incubação só funciona se o inconsciente já tem muitas informações para incubar, em outras palavras, se você já dedicou muito trabalho ao problema.
Então, pare de sonhar acordado e comece a agir!
Mude para outro país e aprenda um novo idioma
Se tudo falhar, inclusive as 7 técnicas do artigo anterior, temos uma sugestão radical: mude para outro país e aprenda um novo idioma As pessoas que viveram em outro país desempenhavam melhor numa série de tarefas criativas.
 Perguntaram aos participantes para se lembrarem de experiências de aprendizado multicultural e descobriu que isso tornou as pessoas mais flexíveis na forma de pensar e mais capazes de fazer conexões criativas.
Isto somente funcionou se as pessoas tinham efetivamente morado fora, não se elas apenas imaginavam isso.
Advertência
Um aviso sobre essas técnicas. Os tipos de tarefas nas quais essas técnicas foram testadas variam consideravelmente e elas podem não se aplicar para a tarefa na qual você está tentando ser criativo. Portanto, você deverá descobrir o que funciona para você em cada situação.

Nenhum comentário: