terça-feira, 9 de abril de 2013

As pessoas fazendo o que você quer


Já pensou como seria se você pudesse convencer as pessoas a fazerem aquilo que deseja? Alguns consideram que isso é errado, imoral e até antiético, porém esse poder da persuasão pode fazer a diferença na sua vida.
Por exemplo, imagine que tem que conseguir convencer um entrevistador a contratar-lhe durante uma entrevista de emprego. O que fazer para persuadir. Seguramente, saber alguns segredos de persuasão podem lhe garantir resultados.

Confira 7 dicas para se ser mais persuasivo são:

• Razões, mas não muitas
De acordo com várias investigações, dar demasiadas razões para algo diminui as hipóteses de se conseguir o que se quer. Os investigadores mostraram isso através de um estudo em que pediam a universitários que inventassem 3 a 8 razões para que o número de exames não aumentasse. Os que ofereceram menos razões foram mais persuasivos, mais lógicos e mostraram-se melhor estar contra o aumento.

• Confiança
As pessoas de sucesso têm uma confiança interna que é resultado de todo o seu conhecimento acumulado. Não são agressivas ou inconvenientes, não se exibem mas são assertivas e transmitem uma imagem de "pessoas que fazem acontecer".

• Simplifique-se
Não se apoie em muletas linguísticas para falar. Tire os “ummm”, “quero dizer”, “tipo”. Todos estes definham a autoridade da sua mensagem. Investigadores da Universidade de Sidney concluíram que quanto mais se mostra hesitante, menos hipóteses tem de convencer alguém de algo.

• Comunicação
Para persuadir é fundamental ser bem articulado e um bom falante. A gramática utilizada deve ser o mais correta possível e as gírias, devem ser evitadas, porque minam a força dos seus argumentos. Deve eliminar expressões como "belê", "ok bro", "taxe bem", entre outras.

• Explore a fraqueza
Resistência requer esforço. Atinja o seu alvo quando “ele” baixar a guarda. Tente convencê-lo à noite quando estiver cansado, ou quando estiver com fome. Se precisar de resultados imediatos, ataque os seus recursos mentais maximizando a tua persuasão.

• Pessoalize a situação
Tudo o que é mais pessoalizado tem maiores hipóteses de ser persuasivo. Uma publicidade boca a boca é mais eficaz do que aquela que é feita pelos meios de comunicação. Por vezes, pode ser mais persuasivo ligar ou deixar um post-it do que mandar e-mail.

• Conhecimento
Pessoas que sabem persuadir conhecem muito bem o "seu" assunto. Elas lêem as revistas técnicas do ramo, estão sempre atentas às noticias sobre o dito assunto, ou seja, basicamente são o mais autodidatas possíveis, sobre uma determinada matéria. A busca de conhecimento é um processo contínuo, sem um fim prévio.

Nenhum comentário: