quarta-feira, 24 de abril de 2013

CONVIVENDO COM O BOM HUMOR


1.Afaste-se de pessoas com atitudes e pensamentos negativos.
2.Viva o momento:não adianta pensar,viver ou sofrer o passado,ou passar o tempo todo planejando o futuro.O foco é aqui e agora.
3.Minimize seus próprios dramas:reduza-os as dimensões reais.
4.Ria de si mesma:procure ver o lado bom das coisas.Rir é um maravilhoso e natural remédio.
5.Rídicula?Jamais! : as pessoas não conseguem rir de si próprias devido as suas próprias inseguranças e medos,por que não querem ser ridicularizadas ou parecerem incompetentes.Permita-se este prazer.
6.Errar faz parte:as pessoas são passíveis de cometerem erros ou se enganarem em relação há algo,afinal,ninguém é perfeito.
7.Não deixe assuntos pendentes:eles tendem a se acumular dentro das pessoas e as fazer sofrer.
8.Resolva incômodos:quando algo incomodar,espere o momento em que se sinta tranquila e segura para voltar a ele,resolvendo de maneira serena.
9.Escreva:ponha as mágoas ou sentimentos em um papel,escreva um diário,ou cartas a pessoas que te incomodaram.Mas deixe passar 48horas,releia e só depois decida se vale a pena enviar ou não.
10.Não enviou?Então adeus as mágoas.
11.Quer paz?Não se exponha tanto.Evite situações que representem risco ao seu bom humor.Você não precisa deixar de seguir sua vida normal,mas adote um estilo “low profile”.O mais importante é pensar em si.
12.Cante:cantar libera emoções,evoca recordações positivas,exercita o aparelho respiratório e relaxa a musculatura facial.
13.Busque a simplicidade:faça coisas simples e que proporcionem prazer.
14.Mexa-se:praticar exercícios físicos aumenta a disposição geral e ajuda a liberar a endorfina ( substancia que produz uma sensação de bem estar geral).
15.Agrade-se.Você merece : Presenteie-se,você merece.
16.Divirta-se:faça coisas divertidas,permitindo desfrutar o prazer que elas provocarem.
17.Troque:guarde textos,imagens,filmes divertidos e procure troca-los com pessoas queridas que você saiba que vão se divertir com eles.
18.Humor é tudo:o humor não é inato é adquirido.Se você desejar,pode ser uma pessoa muito bem humorada e de alto astral na maioria do tempo.
19.Desenvolva-se:aprenda a desenvolver o seu senso de humor.
20.Não valorize o que não tem valor:evite gastar energia discutindo ou perdendo tempo com pequenos aborrecimentos do dia-a dia.
21.Selecione seus AMIGOS:opte por amigos reais,que gostam das mesmas atividades que você.Amigo de verdade tem poder de “cura”.
22.Fora,ESTRESSE! Procure aliviar o estresse do dia-a-dia se permitindo momentos para relaxar bebendo um simples copo de água,ou tomando um delicioso chá ou café.
23.Siga em frente: O humor muda a nossa energia vital e as nossas perspectivas,permitindo ver as situações pessoais e profissionais sob um angulo mais realista e muito menos ameaçador.
24.Cuide-se:Cuidar da vida sob uma ótica humorística cria um distanciamento psicológico que alivia possíveis sentimentos de opressão,medo,angústias e negatividades.
25.Comunique-se com humor:quem não quer ter alguém bem humorado por perto?
26.Estabeleça contato:cumprimentar alguém com um simples sorriso,já enobrece seu dia.
27.Liste as suas alegrias:faça uma lista de coisas boas da vida ( casa,família,filhos,bichos,conquistas e amigos).
28.Busque a alegria:as pessoas gostam de dividir as coisas engraçadas porque é uma possibilidade de rirem novamente.
29.Descontraia:durante um almoço informal ou outro momento adequado,procure estimular assuntos engraçados.
30.Seja criança:preste atenção nas crianças e aprenda com elas.Elas são especialistas em diversão e brincadeiras,tornado sua vida mais leve.
31.Renove-se:ao chegar em casa cansada,combata o estresse com um bom banho relaxante antes de fazer qualquer atividade.
32.Seja realista:mantenha a real perspectiva da sua vida.
33.Divida a carga:carregar o mundo nas costas pode parecer admirável,mas a logo prazo é irreal,improdutivo,não é saudável e eventualmente pode até parecer um comportamento egoísta com você mesmo e em relação ao outro.
34.Curta a sua família: a sua família pode ser composta por familiares “reais”( marido,filhos,irmãos ,pai,mãe) ou “escolhidos”(amigos).O importante é curtir intensamente cada momento com eles,pois a energia é muito grande e o bom humor acontece naturalmente.

35.Transcenda seus limites de felicidade:procure fazer o que gosta,ao lado de pessoas especiais e que te farão bem sempre.Ser feliz é um dever que temos que cumprir diariamente,ainda que para isso seja preciso ter muita coragem.


Fontes de bom humor

Conheça alguns dos principais alimentos que podem ajudar a melhorar e manter o astral.
Chocolate
Além do açúcar, contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). Dispara a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento. Os mais recomendados são os com 70% de teor de cacau pelo alto poder antioxidante.
Aveia
Cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.
Banana madura
Contém duas substâncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia. É ótima como opção de lanche rápido.
Brócolis
Rico em ácido fólico, que é importante para a liberação da serotonina. Além de garantir o bom humor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto é essencial para as gestantes.
Espinafre e folhas verde-escuras
Têm efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio – que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A, C e do complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranquilo.
Frutas oleaginosas
São as nozes, castanhas, amêndoas e a mais poderosa de todas, a castanha-do-brasil. Auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selênio.
Laranja, maracujá e jabuticaba
Por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse. Também colaboraram com as defesas do organismo. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B.
Leite
Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é precursor da serotonina.
Ovos
Contêm substâncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), além de fazerem bem para a memória.
Peixes e frutos do mar
Grandes fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como o selênio. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.
Pimenta
A sensação de ardência é provocada pela capsaicina – substância presente na pimenta – e faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor.
Sementes de abóbora e girassol
Ricas em triptofano, além auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono. Podem ser consumidas entre as refeições, como lanche.
Alface
Tem poderoso efeito calmante em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nos talos e coração, que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.

Nenhum comentário: