sexta-feira, 12 de abril de 2013

MEDICINA VIBRACIONAL


Os Meridianos

Meridianos é o conjunto de canais tubulares invisíveis que, segundo a Tradicional Medicina Chinesa, interligam os diversos CHAKRAS ou Centros de Força existentes no corpo humano, com a finalidade de conduzir a energia vital (Chi, Ki ou Prana), diferenciada em Yin e Yang, responsável pela manutenção da Vida.
Os 12 Meridianos Principais, pares simétricos bilaterais e rigorosamente iguais, são os responsáveis pelos órgãos principais. Essa Grande Circulação constitui-se de seis canais de energia com predominância da força Yin, e de seis com predominância Yang. Os seis meridianos Yin correspondem aos órgãos sólidos de elaboração que transformam e armazenam as substâncias fundamentais: pulmões, baço-pâncreas, coração, rins, fígado e a função circulação-sexo. Os seis meridianos Yang têm correspondência com as vísceras ocas, que controlam a absorção, a purificação e a circulação das substâncias: intestino grosso, estômago, intestino delgado, bexiga, vesícula biliar e a função triplo-aquecedor.
Os Meridianos Extraordinários são dois meridianos ímpares – Vaso da Concepção e Vaso Governador – situados, respectivamente, nas linhas medianas anterior e posterior do tronco. Sem função direta com os órgãos internos, essa categoria inclui seis outros vasos secundários com função de ligação com os Meridianos Principais.
Meridianos Principais - Yin
Pulmão: Comanda os pulmões, as vias aéreas e a pele. As funções orgânicas correspondem às do aparelho respiratório: absorção, distribuição e eliminação de substâncias gasosas; controle da energia vital. Relaciona-se com a angústia e o pranto. Atua sobre todos os distúrbios respiratórios. O seu trajeto começa entre as 1ª e 2ª costelas, a 8 dedos do esterno; sobe até o ombro e desce pela face interna do braço; cruza a dobra do cotovelo lateral ao tendão do bíceps; segue pelo ante-braço sobre o rádio até o punho; entra pela mão pela eminência tenar e termina no ângulo ungueal lateral do polegar.
Baço-Pâncreas: Comanda a função combinada de dois órgãos: o baço, com sua função reguladora sobre o sangue, e o pâncreas, com sua função reguladora sobre as reservas de glicogênio. Rege o desenvolvimento mental, moral e intelectual; concentração mental; aparelho genital e hormônios sexuais. Atua nos enjôos, indigestão, diarréia, indisposição geral e doença da parte central do corpo. O seu trajeto começa no ângulo ungueal interno do dedão; corre pela face interna do pé; contorna por trás o maléolo interno e sobe pela borda posterior da tíbia, a 4 dedos do maléolo; continua pela coxa até a virilha; entra no abdome abrindo em leque no sentido da axila; termina um pouco abaixo da linha do mamilo, no meio da lateral do tórax.
Coração: Comanda o órgão cardíaco e a pressão sangüínea. Rege parte do psiquismo – coragem moral - e relaciona-se com o riso e a “alegria de viver”. Atua sobre os distúrbios cardíacos e a energia psíquica. O seu trajeto começa no oco da axila; desce pela face anterior do braço, extremidade medial; atravessa a ponta interna da dobra do cotovelo; segue reto pelo antebraço sobre o cúbito; atravessa o punho pela lateral do tendão do dedo mínimo; segue pela palma da mão para terminar no ângulo ungueal lateral do dedo mínimo.
Rins: Comanda a ação filtro-excretória e secretória dos rins e as glândulas supra-renais. Age sobre a assimilação renal, o sistema endócrino, a audição, os ossos e o cabelo. Rege a vontade, a segurança, a decisão, e relaciona-se com a energia sexual e os problemas genitais. O seu trajeto começa na planta do pé e sobe pelo meio da face interna do pé; dá uma volta em torno do maléolo e sobe pela face posterior interna da perna; continua no mesmo sentido pela coxa e entra no abdome a um dedo lateral do VC (Vaso da Concepção); corre verticalmente, assim, até o plexo solar; entra no peito entre o VC e a linha horizontal do mamilo, até abaixo da ponta interna da clavícula.
Fígado: Comanda as múltiplas funções do fígado, em especial relacionadas ao metabolismo, a sexualidade, os músculos e a acuidade visual. Rege a irritação e a cólera. Atua também nas moléstias da parte inferior do corpo. O seu trajeto começa no ângulo ungueal lateral do 1º artelho; sobe pelo dorso do pé até o ângulo do 1º e 2º metatarsianos; entra à frente do maléolo interno e sobe por trás da tíbia, até atrás da cabeça do osso; segue pela parte interna da coxa; cruza a virilha e abre no sentido da ponta da 11ª costela; continua até a 3 dedos abaixo do mamilo.
Circulação-Sexo: Representa uma função reguladora combinada - a circulação da massa humoral e a reprodução - e influi sobre o coração, a circulação e os órgãos sexuais. Representa a totalidade da massa circulante com seu conteúdo humoral, hormonal e imunológico. O seu trajeto começa a 1 dedo lateral do mamilo, sobe até o ombro e desce entre P e C, cortando a dobra do cotovelo, medial ao tendão do bíceps; continua pelo antebraço entre rádio e cúbito; corta o punho e segue pelo centro da palma da mão; termina no ângulo ungueal lateral do dedo médio.
Meridianos Principais - Yang
Intestino Grosso: Comanda o intestino grosso e suas funções de eliminação de resíduos pesados e absorção de líquidos; eliminação de energia estagnada. Relaciona-se com a tensão emocional. Atua nas doenças da parte superior do corpo. O seu trajeto começa no ângulo ungueal lateral do indicador; sobe pela lateral do dedo passando pelo ângulo dorsal do indicador e polegar; corre pelo antebraço até o ângulo externo do cotovelo; segue reto até a ponta do ombro; corre pelo alto do ombro e sobe pelo lado do pescoço até o maxilar; corta diagonalmente a face e termina ao lado da asa do nariz.
Estômago: Comanda o estômago e o duodeno com suas funções digestivas transformadoras dos alimentos. Atua sobre o psiquismo – digestão física, mental e psíquica, concentração mental e idéias – e moléstias da parte frontal do tórax. O seu trajeto começa abaixo dos olhos, no centro da borda infraorbital, desce rente ao canto da boca até o meio do maxilar, onde se bifurca: um ramo sobe pela articulação têmporomaxilar para terminar no alto da lateral da testa; o outro ramo desce pela lateral da carótica até a clavícula, corre até a linha mamilar e desce verticalmente até o final da caixa toracica; daí fecha em direção ao plexo solar, descendo reto até a virilha; se projeta pela lateral externa anterior da coxa, continua pela perna atrás da canela, atravessa o dorso do pé e termina no ângulo ungueal externo do segundo artelho.
Intestino Delgado: Comanda o intestino delgado e sua função de “separar o puro do impuro”: absorção dos alimentos transformados no estômago, e separação das toxinas e objetos sólidos para a eliminação pelos órgãos excretores. Age sobre as grandes depressões, a surdez, dores nos cotovelos e na nuca, e inchações no rosto. O seu trajeto começa no ângulo medial do dedo mínimo; segue pela lateral do dedo e da mão; sobe pelo dorso do antebraço sobre o úmero e passa por trás do cotovelo; continua pelo braço até atrás do ombro e ziguezagueia horizontalmente sobre o omoplata; ascende pela lateral posterior do pescoço; entra diagonalmente na face até a maçã do rosto; retrocede até a junção do maxilar com o malar.
Bexiga: Comanda a bexiga e a função equilibradora e eliminadora dos rins. Atua no psiquismo eliminando emoções negativas e regulando as inconsistências de caráter causadas por doenças prolongadas. Através de seus pontos de assentimento pode-se agir sobre as disfunções de todos os outros órgãos. Age nos problemas das costas e nádegas. O seu trajeto começa do canto interno do olho, corre pela cabeça a um dedo lateral do VG, desce pela nuca onde se divide em dois ramos: um ramo desce a dois dedos laterais à coluna até o coccix, onde faz um gancho ao lado das vértebras sacras e vai até o meio da dobra do joelho; aí se junta ao 2º ramo que desce da nuca fazendo uma segunda paralela, a quatro dedos da coluna, continua até a dobra do joelho; se junta ao 1º ramo e vai pela “batata de perna”, lado externo do pé, até o ângulo ungueal do 5º artelho.
Triplo-Aquecedor: Representa uma função reguladora do equilíbrio térmico relacionada à circulação e às 3 etapas do metabolismo: função cardiorrespiratória  função digestiva e função gênitourinária. Atua, também no sistema linfático. O seu trajeto começa no ângulo ungueal medial do anular; corre entre os 1º e 2º metacarpianos pelo dorso da mão; prossegue pelo antebraço entre rádio e úmero; passa por trás do cotovelo e segue sempre entre ID e IG pelo braço até atrás do ombro; corre horizontalmente por trás do trapézio e sobe pela lateral do pescoço; contorna a orelha por trás até a fronte, e segue reto até a ponta da sobrancelha.
Vesícula Biliar: Comanda a função biliar total, intra e extra-hepática. Denominado “Meridiano dos Hipocondríacos”, é indicado no tratamento de todas as doenças psicossomáticas. O seu trajeto começa na ponta externa da sobrancelha; vai à fronte e contorna a orelha por trás, acima da linha do cabelo, até o occipital; retorna numa segunda meia-lua até a ponta externa da testa; contorna uma terceira vez a orelha pelo alto da lateral da cabeça, descendo pelo occipital pelo lado da nuca; passa pelo ponto mais alto do trapézio; contorna o ombro pela frente até abaixo do centro da axila; ziguezagueia pelo meio da lateral do tronco até o quadril; desce pelo meio da lateral da coxa até a cabeça desce o perônio; continua pela perna sempre entre E e B; passa à frente do maléolo externo e desce pelo dorso do pé, até o ângulo ungueal lateral do 4º artelho.
Meridianos Extraordinários
Vaso da Concepção (VC): Supre as deficiências energéticas dos meridianos principais. Relaciona-se com as funções do sistema nervoso neurovegetativo, e atua nos distúrbios gênito-urinários, digestivo e cardio-respiratório. O seu trajeto começa no centro do períneo, descendo pela linha mediana ventral, continua pelo centro da carótida e termina abaixo do lábio superior.
Vaso Governador (VG): Recebe os excessos de energia provenientes dos bloqueios dos meridianos principais. Atua nos distúrbios do sistema nervoso central, nos transtornos gênito-urinários, nas hemorroidas, na rigidez da coluna e da nuca, e na epilepsia. O seu trajeto começa no extremo do cóccix  sobe pela coluna vertebral até a nuca, contorna o crânio pelo centro, desce pelo dorso do nariz até o lábio superior para terminar no centro do sulco gengival, entre os incisivos.
É importante lembrar que o ser humano, segundo o que acredita e defende a Medicina Vibracional, é composto de corpo e espírito, e o equilíbrio existencial há que se fazer em ambas as partes, no corpo e no espírito.
Para tanto, é preciso que tenhamos os nossos “rios” limpos e desimpedidos para que toda a manifestação de vida possa correr sem impedimentos, quer nos caminhos sangüíneos, linfáticos, liquórico, bem como nos meridiánicos, aparentemente virtuais.

Nenhum comentário: